20/10/2015

"Refill grátis"

Já algumas cadeias de fast-food estão a adaptar, em Portugal, a política do refill, ou seja, permitir que se volte a encher o copo de refrigerante. Lembro-me que isto já existia nos Estados Unidos quando lá estive, em 2009. Demorou a chegar cá, mas chegou. E, ao que parece, vai espalhar-se. O que eu não percebo é qual o sentido que isto faz. Porque aquilo é grátis. Ou seja, os restaurantes não ganham nada com isso.
As pessoas também não ganham. "Ganham" um novo copo de sumo, que seria perfeitamente dispensável. "Ganham" mais porcarias para o seu organismo, o que, no final de contas, não lhes dá nada; pelo contrário, tira-lhes. As pessoas acabam por perder saúde e anos de vida, a longo prazo.
Depois admiram-se de ver cada vez mais gente gorda, de a obesidade infantil aumentar mais a cada ano que passa e de as doenças aparecerem cada vez mais cedo. Infelizmente, ainda há muita gente que não tem noção do mal que fazem os sumos e refrigerantes - ou do quanto estes podem contribuir para o aumento de peso. É claro que as cadeias de fast-food se estão a marimbar para a saúde dos consumidores, mas, se isto de voltar a encher o copo não lhes dá lucro nenhum e se não contribui para a felicidade deles, então qual é o propósito? Chateia-me, isto. Isto e o facto de ver as pessoas tão cegas, tão contentes por poderem ir buscar mais sumo sem pagarem mais por ele. Que vontade de lhes abrir os olhos...

11 comentários:

  1. Tens toda a razão, mas com isto eles pretendem chamar mais clientes.

    xoxo, S

    ResponderEliminar
  2. As pessoas não se convencem que o açúcar é um cancro. As pessoas não se convencem que a alimentação é que nos dá a saúde que temos. Para teres uma ideia de como isto está, há uns tempos tive uma discussão com uma colega em que ela dizia que "tenho de ir ao médico, como de costume, porque já me dói a garganta e vou ficar constipada. Vai-me dar antibióticos de certeza". Repara: vou ficar. Ainda nem sequer estava e já estava a pensar em antibióticos. Quando eu lhe disse que protegesse o seu sistmea imunitário com vitamina C em vez de se entupir de antibióticos a pergunta dela, irónica, foi: "Não me digas que o remédio esta nas laranjas! Os medicamentos foram inventados para não fazerem nada por nós". "O remédio está nas laranjas". Eu juro-te que fiquei em estado de choque com esta afirmação irónica. TODA a gente devia saber que a vitamina C é essencial numa constipação, Eu até a achava inteligente, mas a partir daquele momento caiu-me tudo. As pessoas nem sequer sabem o que é o seu sistema imunitário. Nem querem saber. Porque sabem que se adoecerem basta passarem na farmácia para "resolverem" tudo... Essa é a realidade dos EUA e mais tarde ou mais cedo será a realidade daqui. Pais que não vêem que os filhos são gordos porque comem choclates e doces a mais. Essa mesma colega tem uma filha com uma barriga ENORME. Uma criança, de 4 anos, com uma barriga que não cabe em calças nenhumas para a idade dela. E alguém caiu na asneira de dizer que ela devia cortar nos doces da criança. "Pelo amor de Deus, não me venham dizer que a minha filha é gorda por causa de doces!" É só fazer as contas mas as crianças, regra geral, comem: leite (que tem açúcar adicionado, a maior parte dele) com cereiais (tipo chocapic que são um bidão de açucar) e pão. Já vi que muita gente prefere os pães de leite embalados que também têm açucar. Só nmesta refeição já comerem o triplo do açucar que deviam. Depois ao almoço bebem um sumo. Cheio de açucar também, porque não tem mal nenhum. Ao lanche o mesmo do pequeno almoço ou pior. À noite outro sumo, e antes de deitar leite com chocalate. Achas que estas pessoas se preocupam com mais um copo de coca-cola? Estas crianças, criadas à base do açúcar serão os adultos de amanhã, E o açúcar é a única realidade que conhecem. Sabes como eu imagino o futuro da humanidade? Como está retratado no Wall-E.
    Felizmente hoje em dia vemos muita gente a abrir os olhos, mas ainda temos muito que andar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh meu Deus...ainda por cima, antibióticos por causa de uma constipação (?!) O.o Mas infelizmente é assim...as pessoas, em vez de se prevenirem, acham que os medicamentos vão curá-las...por isso, estão-se a c*gar para a prevenção, e quando as doenças aparecem é que fazem um filme. E aí fiam-se nos medicamentos, como se estes fizessem milagres e não fossem responsáveis por dezenas de efeitos secundários (que, às vezes, fazem com que a pessoa fique pior do que o que estava).
      Pois é...se eu falasse aqui da quantidade de asneiras alimentares que as crianças (e não só) fazem, acho que não saía daqui. Credo...eu nem sei como é que os pais não são capazes de fazer nada...não são capazes de dizer "não", não ficam com a consciência pesada, não vêem o estado em que os filhos estão...a sério...

      Eliminar
  3. Ainda só fui duas vezes a um restaurante de fast-food com refill e em nenhuma delas voltei a encher o copo. É que não me faz falta, tipo, o copo que encho da primeira vez dá-me para a refeição toda portanto não faz sentido encher mais só por encher!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente! Eu já acho aquela quantidade de sumo exagerada (quando acabo de comer, ainda fico com, sei lá, metade de sumo no copo), quanto mais multiplicada por dois ou por três... Mas, ao que parece, nem toda a gente fica satisfeita --'

      Eliminar
  4. Só consigo encontrar uma razão: deixar as pessoas mais contentes, para voltarem mais vezes. E na voltam sobem um pouco os preços, para compensar. Acho que a quantidade de refrigerante que nos dão nessas cadeias de fast food, a que devo ir uma vez por ano, é mais que suficiente. Aliás, raramente chego ao fim da minha bebida. E, obviamente, há o reverso da medalha: as porcarias que consumimos em dobro, só porque é grátis. Claro que, com estas mentalidades, o pessoal cada vez tem mais doenças relacionadas com uma má alimentação, e nem percebem por que é que isso acontece. Foi totoloto.
    ****

    ResponderEliminar
  5. Eu sinceramente não vejo grande utilidade nisso, porque a quantidade que me servem no início é mais do que suficiente para a refeição toda. Mas acho que a ideia acaba por atrair mais clientes porque, como é lógico, há pessoas que acham o máximo o facto de poderem beber a quantidade que quiserem

    ResponderEliminar
  6. Fazem tudo em nome do negócio.
    Quando como num restaurante fast-food, nunca utilizo o refill. Não tenho essa necessidade, nem estou habituada a refrigerantes, porque opto sempre por beber água no meu dia-a-dia.
    No entanto, não consigo chamar as pessoas cegas, ou ignorantes. A informação está em todo o lado e só não tem acesso a ela quem não quer e apenas a ignora quem quer. Desde cedo que escolas fazem a sua parte na educação alimentar. Porém, as escolhas são nossas e, nos casos dos mais novos, dos pais, que permitirem que os filhos tenham um certo tipo de alimentação.

    ResponderEliminar
  7. As pessoas ficam do género «É grátis, então bora lá!» mesmo que não necessitem.

    ResponderEliminar
  8. Concordo contigo. A primeira vez que isto tive mesmo essa coisa do "Que fixe, vou beber bué". Depois a realidade foi beber apenas um copo como é normal. E às vezes nem encho o copo todo. E fico com um peso na consciência que meu deus xD

    ResponderEliminar