05/10/2015

Dentes, aparelhos e afins #5

No sábado, fui submetida à cirurgia - que sabia que tinha que ser feita, algum dia - para extrair um estúpido dente que resolveu nascer onde não devia. O anormal estava praticamente incluso e não conseguia sair mais por causa do outro que está ao lado. No entanto, nunca me incomodou, nem nunca me deu dores. Mas eu sabia que, de qualquer forma, ele teria que sair dali, pois a situação não era nada normal.
Correu bastante bem. A minha mãe estava numa pilha de nervos e nem sequer quis entrar no consultório para assistir - tss, devia ser comigo... Já eu, estava na boa, super calma. A meu ver, não havia razões para estar nervosa. Sabia que aquilo teria que ser feito; achara o cirurgião simpático e que ele devia saber o que estava a fazer; sabia que seria completamente indolor; e, por último, não era uma situação de risco, isto é, eu não iria morrer por causa de uma cirurgia deste género. Só não gostei de toda aquela audiência: contando com o cirurgião, estavam quatro pessoas debruçadas sobre mim, a olhar-me como se eu fosse um projecto científico demasiado interessante. De facto, o caso era muito estranho, e acredito que tenha sido alvo de grande estudo. Mas correu tudo bem. O dente até teve que ser cortado ao meio para ser extraído, mas só me apercebi disso no final, quando o vi. Era nojento, e já estava a começar a criar cárie - pudera, estava praticamente incluso e era quase impossível lavá-lo. Se não tivesse sido extraído agora, começaria a dar problemas. Por isso, ainda bem que este já se foi. Foi o quinto dente que extraí, embora os outros não tenham passado de extracções normais, em que não precisei de levar pontos, ao contrário de neste caso. Ainda tenho outros para tirar - os sisos, pois claro -, mas cada um a seu tempo.
O dia foi passado a comer gelados. Foi a única coisa que me permitiram comer. Podia ser pior...mas acho que comecei a ficar enjoada de gelados. Ainda para mais, tive um jantar de aniversário, e só pude comer gelados atrás de gelados. Entretanto, a dor intensificou-se - fiquei sob o efeito da anestesia durante horas -, e cheguei ao ponto de já não conseguir ouvir vozes, ou mesmo ver pessoas à minha frente.
Agora, começo a retomar a alimentação normal aos poucos, começando com alimentos mais moles. Mas hoje já estive para morrer por causa de um pão de leite. Acordei com dores, abrir muito a boca dá-me dores, mastigar dá-me dores. De vez em quando, mesmo sem fazer nada, sinto dores, pelo que tenho que colocar gelo ou continuar a fazer medicação. O gelo alivia um pouco, ao passo que a medicação consegue ser extremamente eficaz. Pensei que, hoje, não conseguisse ir à piscina por mal conseguir abrir a boca, mas acabei por ir, graças ao anti-inflamatório, que me tirou as dores de uma forma quase instantânea, que não deixa de ser estranho.
Portanto, cá estou em modo de recuperação. Continuo sem dores - benditos comprimidos! -, mas, amanhã, voltarei ao consultório, desta vez para trocar os elásticos do aparelho. E já sei que, nos primeiros dias depois dessas consultas, fico sempre com dores e a sentir uma pressão enorme sobre os dentes. Só espero estar totalmente recuperada para o fim-de-semana.

6 comentários:

  1. Sei tão bem o que tudo isso é. Usei vários aparelhos durante anos. Fiz 3 ou 4 mini cirurgias, 2 delas para tirar dois cisos ainda dentro do osso, preparar terreno para a última etapa que foi a cirurgia ao maxilar superior. É uma luta e pêras mas quando vês resultados superas tudo. Força e as melhoras!

    ResponderEliminar
  2. Tenho gasto montes de € em dentistas nos últimos tempos, choro tanto o dinheiro que lá gasto :(

    ResponderEliminar
  3. Também já passei por uma situação parecida e se não fosse o gelo e os comprimidos era um terror! Espero que melhores depressa e que essas dores malditas passem

    ResponderEliminar
  4. Quando tirei um dos dentes do ciso o analgésico também era assim, passava o efeito muito rápido e fazia efeito em minutos. Lembro-me que durante 3 ou 4 dias acordava sempre às 5h da manhã, sem falhar, com dores. Levantava-me, tomava o comprimido e voltava logo a dormir xD

    ResponderEliminar
  5. Eu já tirei 3 dentes do siso (porque a dentista era uma besta) e num deles ela fez uma cagada tão grande, mas tão grande que ficou cheia de vergonha e nunca mais teve lata de ohar para mim. Então não é que ela me deu a anestesia NA BOCHECHA e quando eu me queixava de dores ela dizia "Vá, não dói nada, é só impressão". Conclusão, a bochecha inchou imenso, a anestesia subiu e anestesiou-me o olho. Fui ao médico que me disse "Se a anestesia tivesse descido, em vez de subido, estavas morta.". Nunca mais deixo que me tirem dentes.
    Mas ainda bem que a tua cirurgia correu bem, Ice ^^ As melhoras!!

    ResponderEliminar
  6. Também tive um dente incluso, mas esse estava todo enfiado no palato. Mas esse era definitivo, e não tinha espaço para ir para o seu devido lugar porque o dente de leite ainda lá estava. Para o extrair, o cirurgião (que era uma moca, estava sempre a fazer piadas), teve que fazer um buraco no meu palato para pôr o dente definitivo "à mostra" e partir-me o dente de leite, que estava lá tudinho enterrado e não queria sair. Andei a cuspir pedaços de dente partido durante dias...
    Durante a cirurgia estava na maior, não sentia nadinha. Depois, quando o efeito da anestesia passou... jasus, parecia que me doía o corpo todo. Dois dias depois, apanhei uma gripe. Andei umas duas/três semanas chumbada de medicação, ao ponto que andava meia drogada e achava piada a tudo (ir à praxe neste estado - os meus praxantes estavam avisados e faziam de tudo para me fazer rir e depois gozar comigo - foi "a moca"). Não pude comer arroz durante uma infinidade de tempo.
    Agora tenho os do siso para tirar. Não quero =P
    ****

    ResponderEliminar