20/09/2012

Os erros mais comuns


Pelas redes sociais fora - Blogger incluído -, vêem-se imensos erros ortográficos que considero estúpidos por serem coisas mesmo básicas. Estes são os que vejo com mais frequência:
  • à em vez de quando a frase exige (claramente) o verbo haver
  • agente em vez de a gente (quando não se querem referir ao agente da polícia, como é óbvio)
  • asério ou assério em vez de a sério
  • ç antes de um e ou de um i (por exemplo: voçê)
  • fizes-te em vez de fizeste (ou outro verbo qualquer)
  • não saber onde pôr as vírgulas, o que faz com o leitor leia aquilo aos soluços sem necessidade nenhuma
  • ver (e isto é mais no Facebook) frases sem "expressão" nenhuma, tipo perguntas sem ponto de interrogação. Ou sem qualquer tipo de ponto. Enquanto que os das vírgulas obrigam-nos a ler aos soluços, estes fazem-nos ler tudo de rajada.
(E achava que sabia mais, mas agora não me consigo lembrar.)
Tira-me um bocado do sério ler coisas com erros. Ainda por cima coisas básicas, aprendidas na primária. Esta gente não andou na escola? Ou será que tem uma memória tão má que nem se lembra de coisas tão simples e que até chegam a ser automáticas? Ainda por cima estão a escrever para muita gente ver, por isso, para ambas as partes ficarem a ganhar - eles já não ficariam mal vistos por mal saberem escrever e nós, leitores, já não teríamos a tendência de ler tudo mal -, deviam tentar melhorar, certo? Nem é preciso dicionário, já que a própria internet serve de dicionário. Mas, sei lá, há pessoas que já estão tão habituadas a escrever daquela maneira, que já devem achar que a maneira delas é que é a correcta.

5 comentários:

  1. eheh tamném já me lembrei de falar nisso, incomoda-me bastante ainda para mais sendo eu aluno de letras...
    o que é pior não é o facto de as pessoas darem erros mas sim esses mesmos erros serem coisas super básicas, é mesmo caso para pensar que isto vai de mal a pior...

    ResponderEliminar
  2. De todos, acho que o das vírgulas ainda é o melhor... Aquele do "fizes-te" é que me tira do sério!

    ResponderEliminar
  3. Uma coisa são distracções mas erros sistemáticos tiram-me do sério!

    ResponderEliminar
  4. Erros vêem-se em todo lado, até nas mensagens de telemóvel. O problema não é as abreviaturas - isso não me incomoda - o que chateia mesmo é dizerem "cuitada" em vez de "coitada", ou "aserio", tal como referiste.
    Pior ainda, é pessoas que usam vírgulas com exagero e sem sentido, por exemplo "ola,,,,,,tudo bem?". Conheço quem o faça e acho horrível!
    Uma coisa é uma pessoa enganar-me uma vez ou outra, sem querer, outra é não saber escrever.

    ResponderEliminar
  5. confesso que tenho um pouco de problemas com as virgulas xD e às vezes dou um ou outro erro (acho que não são muitos xDD) mas não tenho problema em que me corrijam, aliás já houve uma ou duas vezes que me chamaram à atenção no blog e corrigi :)

    ResponderEliminar