25/09/2012

Teledependência


Se existe a palavra toxicodependência, então posso inventar a palavra teledependência para me referir aos viciados em telemóveis. Eles irritam-me quando se agarram e mergulham naquela coisa. Se calhar, se fosse um deles, não me irritava, mas não sou. O meu telemóvel é das coisas mais básicas que existe - nem sequer tem câmara fotográfica e ainda é daqueles de teclas, mas isso é o menos porque eu não dispenso as minhas teclazinhas e não gosto nada dos touch. Só o uso para fazer chamadas e para mandar mensagens quando é preciso ou quando estou sozinha a apanhar uma seca. Mas, muitas vezes, estou eu a apanhar uma seca e ninguém se lembra de me ligar ou de me mandar uma mensagenzita. Pelo contrário, fazem-no quando estou ocupada com alguma coisa. Parece que é de propósito. E eu ali, a tentar despachar a pessoa do outro lado, e nada, não se calam e eu tenho mais que fazer. Nestas alturas só me apetece abrir a janela e adeusinho telemóvel!
Pois bem, como já disse, os teledependentes irritam-me, e estas são as razões...
  • Se estamos numa conversa normal com um teledependente e ele recebe uma mensagem, ele é capaz de olhar para o telemóvel a meio da conversa e deixar-nos a falar sozinhos. Como já vi que não vale a pena continuar a falar quando a pessoa está interessadíssima a ler a mensagem ou a escrever outra, fico calada à espera que despache a pessoa do outro lado.
  • Eles costumam estar sempre, sempre às mensagens, mas, quando lhes mandamos uma mensagem mesmo importante cuja resposta é urgente e não pode esperar mais, não nos respondem.
  • Detesto estar numa aula e ouvir a pessoa ao meu lado a bater com os polegares nas teclas do maldito telemóvel. É isto e ouvir um telemóvel a vibrar num sítio silencioso em que tenho que me concentrar - a meio de um exame ou na biblioteca, por exemplo.
  • Estão sempre com aquela merda na mão, no bolso, ao lado da almofada enquanto dormem, enfim, o mais perto possível, provavelmente para receberem melhor aquelas adoradas radiações que, no fundo, são a "droga" da coisa. Por mais que uma pessoa fale de possíveis efeitos das radiações, a pessoa não liga.
  • Alguns até chegam ao ponto de olhar para o telemóvel e dizerem que ninguém lhes diz nada. Tipo, as pessoas têm vida...
  • Por falar nisso, ainda estou para perceber onde é que os teledependentes que tanto teclam - a qualquer hora e em qualquer lugar - arranjam tanta coisa para dizer à outra pessoa. Às vezes penso que estão a contar os passinhos todos: Estou na aula X, Ai que isto é tão chato, O prof disse isto e aquilo, Nunca mais está na hora de sair, Agora vou à casa-de-banho, Estou a lavar as mãos, Estou a sair da faculdade para ir comer, Vou atravessar a rua, A cantina está com uma fila enorme, Ai que nunca mais é a minha vez, Esta comida tem um aspecto nojento, Já me sentei, A sopa não presta, Afinal o prato não é mau, etc, etc, etc - que, se não, nunca mais páro com isso.
  • Detesto estar aflita com alguma coisa importante e a pessoa, em vez de ajudar, está ocupada a escrever mensagens. É que dá mesmo vontade de lhe tirar aquilo das mãos e de atirar para o chão com toda a força.
  • Quando escrevem mensagens a andar e vêm na minha direcção, não levantam os olhos da coisa e eu é que tenho que me desviar para não virem contra mim.
  • Parece que falam alto ao telemóvel de propósito para toda a gente ouvir.
  • E, por último, sim, as pessoas estão todas a ficar umas zombies, cada vez vai ser pior e eu não tenho paciência para isso.

7 comentários:

  1. eu penso como tu em relação a este ponto, o meu é simples também, tem câmara, mas é simples e quando me vêm com ele é porque estou a ouvir música, raramente mando mensagens, num ano sou capaz de carregar praí 4 vezes o telemóvel xDD sou mais dependente do pc, mas acho que é muito mais útil !

    ResponderEliminar
  2. tmb não ligo nada a telemóveis, o emeu tenho-o há uns três anos e só compro outro quando este der o berro.

    ResponderEliminar
  3. É ridículo o quanto colocam em causa só porque não temos a ideia psicopata de prender o namorado a uma cadeira e protege-lo do mundo...
    E adorei este post da teledependência, é mesmo irritante alguma das coisas que escreveste aí!!!
    Beijinho, Stay Awesome*

    ResponderEliminar
  4. Eu ligo e muito ao meu. Não sou propriamente teledependente porque não correspondo a todos esses pontos mas é a forma mais fácil de estar ligada aos meus amigos e aos meus seguidores! Levo-o sempre para todo o lado e não ignoro as conversas por causa das mensagens mas acredita que nunca me esqueço dele porque a minha vida está lá toda. Despertador, contactos, blogue, agenda, horário [e respectivas salas onde tenho aula]... tudo! :)

    ResponderEliminar
  5. Não sou nada teledependente. Chego a alturas, em que me esqueço do telemóvel e acaba sem bateria, o que é chato, para depois voltar a encontrá-lo! Mas isto, agora... porque quando estava em Lisboa, andava sempre com ele e nunca me esquecia dele!

    ResponderEliminar
  6. R.: deve ser disso...nem me tinha lembrado xD obrigada por me lembrares :P

    ResponderEliminar
  7. - Pois, mas eu agora começo a usar os pijamas de verão! Fininhos mas giros como eu gosto :)
    No Verão, limito-me a um mini top e uns mini calções senão morro de calor [e mesmo assim...] :)

    ResponderEliminar