19/09/2012

Do nome


Como disse no último desafio, o meu primeiro nome é português e o último é americano. Há uns anos atrás não gostava nada. Mas agora, vendo bem, penso que isso foi por causa do facto de os meus colegas na escola gozarem com isso. Tratavam-me ou referiam-se a mim sempre pelo meu último nome, o que só me dava vontade de partir para a porrada. Irritava-me profundamente. Foram tantas as vezes em que disse Quem me dera ter um nome português. Assim toda a gente chamava-me pelo primeiro nome e toda a gente o percebia à primeira. Sim, porque ficava tudo de sobrolho franzido - ou aos segredinhos, se fosse na escola - quando dizia o primeiro e último nome. 
Agora até que não desgosto. Já houve quem me dissesse que ficava chique (ahah), o que me levou a mudar um pouco de opinião. Para além disso, o que também me fez gostar mais do meu nome foi o facto de ser único - pelo menos em Portugal. É que há montes de pessoas com o mesmo nome, o que me faz um bocado de confusão.
Só que não gosto nada quando me perguntam o primeiro e último nome. Porquê? Porque a situação não mudou. Continuam sem perceber e pedem sempre que o repita (nervos). É raro aquele que percebe, e ainda mais raro aquele que o consegue escrever direito. Ai que também não gosto nada quando o têm que escrever...é que escrevem-no de uma maneira mesmo parva, e uma pessoa lá tem que dizer Termina na letra tal e Em vez da letra não sei quê, é a não sei quantas. Mas ainda há gente que, mesmo assim, fica a olhar para mim com um sorriso parvo, como se não soubesse o que eu estou para ali a dizer, e não corrige. 
É chato. Mesmo muito chato.

7 comentários:

  1. Comigo acontece exactamente o mesmo xD embora o meu penúltimo nome não seja estrangeiro, é bem português...mas quando o digo ficam todos a olhar do tipo: "o que disse?" lol...é um nome de família...antes não gostava, agora já digo que é este nome que o meu filho/filha vai ficar um dia :)

    ResponderEliminar
  2. A mim acontece-me o mesmo, e o meu último nome é português, e não é assim tão difícil de perceber... mas, vá-se lá saber porquê, nunca percebem à primeira. Já o nome também têm tendência a dizerem mal, enfim!

    ResponderEliminar
  3. eu já te disse que acho chique!
    eheh mas como todos os nomes é só um nome no meio de muitos e a pessoa que és é o que as pessoas devem ter em conta ;)

    ResponderEliminar
  4. Oh até é giro teres um ultimo nome americano, eu cá gosto da ideia :)

    ResponderEliminar
  5. Como eu te compreendo mulher! O meu primeiro apelido é português mas fora do comum, o que faz com que a maior parte das pessoas nunca saiba como escrever aquilo :S Enfim, já tive tantos cartões com o apelido errado, já tive de soletrar, já me irritei por causa disso, tudo coisas desnecessárias se as pessoas lavassem os ouvidos melhor xD

    Beijo ^^

    ResponderEliminar
  6. Compreendo-te na perfeição!
    O meu nome é inteiramente português, contudo é raro haver alguém com o nome igual. Aliás, até hoje nunca conheci ninguém com o mesmo nome que eu, apesar de saber que existe uma actriz que o tem.
    Já o meu segundo nome é muito usual, só que o meu lê-se de maneira diferente e acaba com uma certa letra, enquanto o da maioria das pessoas acaba com uma letra diferente ou, mesmo que se escreva do mesmo modo, diz-se com uma entoação diferente. Conclusão, tenho de passar a vida a ensinar as pessoas a dizê-lo...

    ResponderEliminar
  7. é chique sim senhora xD a sério, hoje em dia está muito na moda o uso de palavras estrangeiras até no vocabulário mais usual e eu sou das pessoas que usa muitas dessas palavras ahah e dá um toque diferente *

    ResponderEliminar