28/09/2012

Aulas de laboratório


Este é o tipo de aula de que menos gosto. Mas até sou capaz de preferir isto a Educação Física. Não é que eu tenha Educação Física agora, mas, como é óbvio, já tive e era um enorme sacrifício, detestava. Assim são as aulas de laboratório, em que, apesar de não estarmos em movimento e de acabarmos banhados em suor, quem não tem jeitinho para a coisa acaba por fazer asneirinhas na mesma.
Não basta ter que ir para a outra faculdade - longe da minha casa, a mais de meia hora de autocarro - para ter essa aula horrorosa; temos ainda que ficar duas horas enfiados no laboratório e ainda há o risco de sairmos de lá contaminados ou queimados pela chama do bico de Bunsen. Aquilo é tão, mas tão chato. É que ainda por cima na teoria parece ter alguma piada, mas, depois, vai-se ver e não tem piada nenhuma. A prof é daquelas que tem a mania que sabe fazer tudo e que delira com aquelas bactérias. Começa a aula e ela fala por mais de uma hora à vontade. Hoje falou durante hora e meia. Se ela diz que duas horas por semana no laboratório é pouco - sim, é muito pouco... -, então como é que ela quer que façamos não sei quantas coisas em meia hora? Uma pessoa tem que fazer aquilo à pressa para ir embora à hora que é suposto... E depois ainda temos que esperar que a prof passe por todos os grupinhos para ver como ficou o trabalho. Depois há sempre aqueles que a chamam - quando ela já lá tinha ido -, ela lá volta e eu e a minha parceira ali, especadas à espera da mulher e inquietas para ir embora. Ainda por cima, tanto eu como a minha parceira não gostamos nada de laboratórios, e deve ser por isso que não temos jeitinho nenhum: ou fazemos trinta por uma linha e acabamos por tirar as bactérias da lâmina, ou então nem as metemos na lâmina sequer. Resultado: vamos ao microscópio e não vemos nada. Nada mesmo, só luz. Consequência disso: a mulher cai-nos em cima. Se a aula não fosse à sexta-feira e se ainda tivéssemos aulas depois disso, acho que deprimia.
A sério, não gosto nada. Na escola tive pouquíssimas aulas destas, mas até gostava, porque fazíamos alguma coisa diferente; já quando estive no outro curso tive grande dose de aulas de laboratório e aí vim a descobrir que as detestava. Já não posso com elas, mas ainda vou ter que levar com elas durante mais uns anitos. Tem graça é que já houve pessoas que me disseram que eu tinha perfil para laboratórios, mas devem ter dito isso porque sou uma pessoa calminha e não sei quê, porque, caramba, aquilo é horroroso; só de vestir aquela bata sinto-me um rato de laboratório que só vive para aquilo e nem sequer vê a luz do dia, bierk. Portanto, não gosto de batas, não gosto de laboratórios e não acho certo fazerem sofrer os ratinhos de laboratório. Por que é que preferi ciências a letras? Porque gosto da parte teórica da coisa, de saber como as coisas funcionam, porque é que é isto e não aquilo. Acho que tem interesse e utilidade. Agora, laboratórios, credo, sinto-me cá uma croma ali dentro...

4 comentários:

  1. sempre gostei das aulas nos laboratórios :) confesso, que sou uma curiosa!

    ResponderEliminar
  2. Eu nunca gostei mas sou uma rapariga de letras portanto está explicado :b

    ResponderEliminar
  3. letras 4ever eheh :D
    tive uma ou outra aula de laboratório no ciclo, mas de resto no secundário não tinha FQ... deve ser bom para aquelas pessoas minuciosas que fazem tudo direitinho, eu sou trapalhão, ainda provocava alguma explosão na sala [medo].

    ResponderEliminar
  4. eu tive aulas no laboratório no ciclo, mas aquilo nem me aquecia nem me arrefecia, era-me igual!!

    ResponderEliminar