02/12/2013

Doce Natal


O Natal é só coisas boas. Uma delas é a comida. Mais propriamente, os doces. E, por isso, fiquei toda contente quando uma das minhas professoras disse que teríamos uma aula dedicada a...sobremesas de Natal! 
(Dito assim, parece que ando num curso de cozinha. Desenganem-se. Não sei se já deu para perceber, mas eu só gosto da parte do comer, e não do cozinhar, eheh.)
Essa professora pediu-nos então para levarmos receitas de sobremesas tradicionais. E eu aí constatei que na minha terrinha não há nada que se considere tradicional. A única sobremesa mais tradicional que temos é um bolo com mel e frutas cristalizadas, que é tão, mas tão bom, que mete o "famoso" bolo-rei a um canto. Mas nem sei se isso será tradicional para todos os habitantes, ou se é só uma tradição da minha família. O certo é que este bolo está sempre presente, tanto na minha casa, como na dos meus familiares. Chamamos-lhe simplesmente bolo de Natal. De resto, fazemos as sobremesas que bem entendermos. A sério; pode ser um arroz doce, uma mousse de chocolate...é qualquer coisa. Ah, já me esquecia...também fazemos fatias douradas, pronto (acho o nome rabanadas uma coisa horrível). E o mesmo se aplica aos pratos. Não fazemos o bacalhau "tradicional", mas uma outra receita com bacalhau que é meeeeesmo boa e não dá tanto trabalho assim. Normalmente até variamos o prato principal de ano para ano, mas ultimamente tem sido este. Não faço ideia de qual será o deste ano, mas espero que se mantenha o mesmo, pois adoro-o e não o como durante o resto do ano.
Então, quando a profe começou a dizer nomes de sobremesas tradicionais, cada um mais esquisito que o outro, fiquei a apanhar moscas. Não faço a menor ideia do que cada coisa será. Bem, ao menos poderei prová-las a todas. Não fosse eu do tipo de pessoas que gosta de provar coisas novas. Vamos ver se me surpreendem. Mais giro seria se estivesse um CD a tocar músicas de Natal enquanto degustávamos aquilo tudo, mas isto já é pedir demais, ahah.

6 comentários:

  1. Eu adoro comer o bacalhau tradicional no Natal xD

    ResponderEliminar
  2. Em minha casa temos sempre fatias douradas (nunca lhes chamei rabanadas ou lá o que é) ahah
    De resto, acho que nem bacalhau costumamos comer. É assim um prato aleatório para cada ano, mais ou menos :P

    ResponderEliminar
  3. Isso promete ser bem giro! Mas isso dos nomes dos doces tradicionais, descansa... Já tive vezes em que fui a algumas lojas, vi os nomes e perguntei-me se aquilo era comestível só pelo nome que lhe deram.

    Maaas... o melhor é que sabem sempre bem! :D
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Quem me dera que na minha família variassem também a ementa, detesto comer o mesmo bacalhau cozido todos os anos -.-

    ResponderEliminar
  5. Por aqui come-se bacalhau com broa e bacalhau com batatas e filhoses porque é o único doce desta altura que nós gostamos.

    ResponderEliminar