12/12/2013

Estudar vs Trabalhar


Cada vez me convenço mais de que quem trabalha é que está bem, em comparação com quem estuda.
Porque, quer dizer, olhem para nós, estudantes - especialmente os universitários, que a escola, comparada com isto, não passa de uma brincadeira de crianças. Vamos às aulas, voltamos para casa e os assuntos relacionados com aulas continuam na nossa cabeça. Em vez de um descanso ou de ocupar a cabeça com outras coisas, há que pensar no trabalho que é para ser feito, no teste para o qual tem que se estudar e nos exames que, apesar de estarem a meses de distância, têm que ser preparados. Como umas horas semanais não chegam para isso, existe o fim-de-semana para pensarmos ainda mais nestes assuntos. Os fins-de-semana, aqueles dois diazinhos outrora tão adorados, convertem-se subitamente num inferno: como não existem as aulas, podemos ficar em casa, o que significa mais horas para pensarmos nas coisas relacionadas com aulas, e, como tal, mais tempo para estudar ou para fazer algum trabalho que nos foi exigido. Com isto, os desejos de sair de casa, estar com outras pessoas, praticar um desporto ou dedicarmo-nos aos nossos hobbies são empurrados para um recanto sombrio do nosso cérebro. Porque este tem que estar atafulhado com tudo aquilo que temos que fazer e saber em relação ao raio das aulas. E, assim de repente, vemos a vida a escapar-se por entre os dedos. Tudo porque o nosso precioso tempo livre é dedicado às mesmas coisas às quais o nosso tempo "não-livre" é também dedicado...aulas. Só aulas, aulas, aulas.
Quem trabalha, pelo contrário, está safo. Tão, mas tão safo, que me deixa com uma tremenda inveja. Porque, assim que chegam a casa depois de um dia de trabalho, esse trabalho fica do outro lado da porta. Não há coisas para estudar, não há trabalhos para fazer, não há apresentações para preparar. Há liberdade total depois das horas habituais de trabalho; há tempo livre para ser aproveitado da melhor maneira, da maneira que se quiser. Claro que há determinados empregos em que trazem trabalho para casa, mas estou a excluir estes casos. E depois ainda nos pagam, ao contrário do que acontece no caso dos estudantes, a única "profissão" em que tem que se pagar para a exercer. E, pagando-nos, ui, venham daí as viagens, os festivais de música e sei lá mais o quê, sem ter que pedir dinheiro aos papás e sem roer-me de inveja dos betinhos com os papás ricos que estão sempre a viajar e afins.
Leio alguns blogs de pessoas que já trabalham e ninguém sabe a inveja que sinto ao ler que, apesar do trabalho, que é, por vezes, exaustivo, têm imenso tempo livre; quer dizer, pode não ser imenso, mas aproveitam-no, fazem tanta coisa... Já eu, faço o quê? Todos os bocadinhos de tempo livre que tenho são usados para estudar. E isto enerva-me, principalmente porque não quero recordar os anos da faculdade desta maneira. Sinto que isto é apenas desperdiçar anos de vida. É por isso que estou tão ansiosa por terminar este curso e por trabalhar finalmente. Só assim aproveitarei o tempo da melhor forma, e tenho tantos projectos que gostava de realizar...
E depois ainda me tentam convencer a fazer um mestrado. Bitch, please, assim nunca mais acabo de estudar! Credo, há tanto mais na vida...

10 comentários:

  1. infelizmente passámos por este calvário sem certezas de nada o que torna as coisas que estão para além dele ainda mais humilhantes...

    ResponderEliminar
  2. r: sorte, ainda tenho até terça :(

    ResponderEliminar
  3. Concordo parcialmente contigo. Um trabalho tem aquele horário limitado e depois vais para casa e não pensas mais nisso, enquanto que sendo estudante tens de estudar para testes e fazer trabalhos. Mas também consegues ter tempo livre! Com uma boa organização de tempo, consegues fazer as duas coisas :)

    ResponderEliminar
  4. Eu prefiro trabalhar do que estudar porque tenho um horário para cumprir e depois acabou! O resto do tempo é meu enquanto que estudar ocupa imenso tempo, principalmente na altura dos exames...

    ResponderEliminar
  5. Como te compreendo =( desde dia 1 de dezembro que nao venho aqui a blogosfera, so hoje e vou colocar um post bem semelhante ao teu, onde vou explicar a minha ausensia, ando à dias com medicação, ando feita zombi, saio da faculdade as tantas da noite e quando chego a casa é estudar e fazer trabalhos que nunca mais acabam, fim de semanas? Já nem sei o que é isso =(
    Como te compreendo =(

    ResponderEliminar
  6. exactamente o que eu penso..e depois acho que ando a estudar para nada, enquanto os outros já têm emprego e já ganharam experiência..

    ResponderEliminar
  7. Não ando na faculdade e sei o que custa, imagino no teu caso (e muitos outros bloggers). Este texto fez-me pensar bastante!

    ResponderEliminar
  8. Como um professor meu disse, ser estudante é uma profissão como outra qualquer, damos horas semanais para estudar e quem estuda "bem" desgasta muito a cabeça, acabando por cansar-se. Embora nunca tenha trabalhado a sério, acho que prefiro estudar. (:

    ResponderEliminar