14/10/2012

Ser-se mãe


Já perdi a conta ao número de blogs onde as bloggers dizem que o seu grande sonho é serem mães. E eu, como tenho que ser sempre diferente (eheh), não partilho desse sonho. Nunca partilhei. Já vi bloggers dizerem que mudaram de opinião quando começaram a namorar, mas isso também não me aconteceu - felizmente, diga-se de passagem.
Acho bonito todo o processo de formação e de crescimento, todas as transformações que o feto sofre no útero materno, a maneira como tudo isso acontece. É algo pelo qual tenho especial interesse e curiosidade, desde há muito tempo. Se tivesse oportunidade, até gostaria de assistir a um parto. É tudo muito bonito enquanto está ainda lá dentro da barriga, mas, a partir do momento em que sai cá para fora, ui, tirem-me daqui.
Já disse por que não gosto de crianças - podem ler o post aqui. E sei que não tenho jeito nem feitio para elas. Não consigo viver em prol de alguém. Não consigo preocupar-me tanto com uma pessoa a ponto de estar sempre a pensar nela e nos seus problemas e na maneira como os vai resolver. Não consigo pôr-me na pele de outra. Sou daquelas que cultiva o Antes ele/ela do que eu e o O problema não é meu. Quando me falam dos seus problemas, não faço mais do que ouvir e de dar algum conselho - caso o tenha -; compreendo o que me dizem, mas é o que eu digo, o problema não é meu. Chamem-me egoísta ou insensível se quiserem. Aprecio um tempinho sozinha. Gosto de calma e de silêncio. Não sei comunicar com miúdos. Enfim. De qualquer maneira não os quero, por isso essas coisas não me incomodam.
E por isso acho esquisito que esse seja um grande sonho para algumas e o maior para outras. Peço desculpa, mas acho. Não compreendo. Mas isso deve ser porque eu é que sou a estranha. E porque isso, para mim, seria um pesadelo.

8 comentários:

  1. Eu quero ser mãe :)
    Adoro crianças e comigo aconteceu isso, quando conheci a pessoa certa e começamos a namorar, com naturalidade começamos a falar de bebés [mas não agora!!!] x)
    Significa que queremos um futuro juntos, não significa que seja exactamente como conversamos :)

    ResponderEliminar
  2. Eu não sei se quero ser mãe também. Acho que sou demasiado racional para colocar alguém neste mundo, mas não digo que não seja algo que não possa vir a acontecer. Não seria capaz de querer ter um filho sem ter a certeza que teria uma família pronta a cuidar dele, se o pai não fosse responsável ou até mesmo eu nem se este mundo estivesse a um exíguo passo de desabar de vez. Vejo muitos casos em que filhos são meros fetiches e isso irrita-me solenemente. Mais vale não ter nenhum a ter um bando de pestes que não querem saber de nada. Não te condeno. São as tuas escolhas e compreendo-te. :) É como te digo, depende muito da situação e da pessoa com quem decida partilhar a vida. :) Ok! Obrigada na mesma! :D beijinho! ^^

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto muito de crianças e quero ser mae daqui a dois ou três anos. Quando era mais nova sempre dizia que nunca ia querer ter filhos mas mudei de opinião e agora é algo que quero mesmo. Só quero acabar o curso antes disso :)

    ResponderEliminar
  4. Dantes também dizia que não queria ter filhos, agora até acho piada à ideia, não é um sonho mas não é algo que ponha de lado. Só o futuro dirá o que irá acontecer :)

    ResponderEliminar
  5. tamém não quero ter filhos, longe de mim com crianças...

    ResponderEliminar
  6. Bem não estás sozinha não te preocupes :/ Eu também não quero ter filhos, nunca quis e mesmo agora namorando há 5 anos continuo com a mesma ideia :) Nunca consegui perceber aquela coisa de "Ser mãe é a melhor coisa do mundo e blábláblá", para mim não é certamente :S O pior é quando não conseguem respeitar as ideias dos outros, dizendo que o papel da mulher é ser mãe e bláblá (muitas vezes são as próprias mulheres a dizer coisas destas).

    Não estou a dizer que nunca vou ter filhos, isso eu não sei claro, muita coisa pode acontecer e até posso decidir daqui a muitos anos ter um puto. No entanto, até hoje ainda não surgiu essa vontade, para ser sincera espero que nunca surja :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Isso de não querer filhos acho uma estupidez...desculpa é a minha opinião...pois quem tem essa possibilidade acho que deveria ser grata por isso e nao estou a dizer para teres agora, se estudas na faculdade deves ser nova, mas agora esse pensamento de que nunca queres ter filhos e que nao queres tratar de ninguel é estupido.
    Quem nao pode ter filhos sabe muito bem que sofre com isso.
    Eu tb nunca pensava em filhos, tambem nessa altura deveria ter cerca de 12 ou 13 anos e mesmo os bonecos e de brincar aos pais e maes nunca me interessou mas depois quando soube que nao nunca poderia engravidar mudou totalmente, é triste eu sou super nova (devo ser mais nova que tu - 19 anos) e sinceramente se podesse ter filhos seria a melhor coisa, fico super trise de saber que nunca poderei ser mae (pelo menos de sangue).
    Não é que te critique a tua mente agora, talvez ate te perceba, se nao soubesse que nao podia ter filhos talvez eu fosse igual a ti, mas tens que pensar bem....poder ser mae infelizmente nao é para todos ....

    Desculpa se disse alguma coisa que nao gostaste =(

    xoxo,
    Daniela

    ResponderEliminar
  8. Não és a única estranha, eu detesto crianças e digo-lhes isso sem o menor problema. Até hoje, só uma encontrei um miúdo que é super fixe, de resto... é de fugir!
    Ter filhos? Nunca! Não gosto quando ainda são pequenos, são super irritantes e a minha paciência estoira por completo.
    Beijinho*

    ResponderEliminar