24/10/2012

As pessoas são estranhas...


Aproveitei o post da OrquídeaBranca sobre redes sociais para dar também a minha opinião sobre o assunto.

Tenho andado com muito pouca paciência para o Facebook. Algumas das razões são aquelas que já disse aqui; foi há uns meses atrás, mas continua a mesma coisa. E as outras razões? Bem, o facto é que lá as pessoas são estranhas. Nem sei explicar muito bem. Estão sempre, sei lá, a fazer mania. Fazem mania de que têm uma vida social bastante agitada, sempre a publicar fotos de festas a que vão, muitas das vezes a mostrar as bebidas ou com cara de quem já está completamente atrofiado, e ainda fazem aqueles comentários de quem se orgulha por ter ficado totalmente wasted ou por ter ficado em coma alcoólico. E fazem mania de que viajam muito e de que comem muitas coisas boas, às quais fazem sempre questão de fotografar. Enfim, contam a vidinha ao pormenor, e se calhar pensam que pessoas que raramente actualizam aquilo com fotos e não sei quê não têm vida nenhuma, não vão para lado nenhum, etc. 
Nem sei bem que uso hei-de dar àquilo agora. Dá jeito para falar quando é preciso ou quando não se tem mais nada para fazer, e ultimamente só tenho publicado imagens ou frases que acho interessantes, nada de mais. Não consigo usar aquilo para me expressar, como acontece com o blog. No blog, sei que posso falar de tudo e mais alguma coisa, sem vergonhas e sem medos. As pessoas que me lêem não me conhecem e, portanto, não me julgam, não espalham boatos e não me apontam o dedo, olham de lado ou andam aos segredinhos quando passo por elas - estas últimas coisas nunca me aconteceram por causa de uma rede social, é só um exemplo. Mesmo que escreva coisas estúpidas, as opiniões são respeitadas e há sempre pelo menos uma alminha que me compreende ou sente o mesmo. No Facebook, é diferente. É estranho. Se falamos da nossa vida, criticam, dizem que aquilo não é um diário. Está bem, compreende-se. Se dizemos alguma coisa que nos vai na cabeça, dizem coisas como Ninguém quer saber disso. Se nos sentimos mal, vêm todos perguntar o que se passa, só para coscuvilhar, não porque se preocupam, pois passam meses, ou até anos, a não nos darem a mínima atenção. O mesmo acontece no dia do nosso aniversário. Toda a gente se lembra de nós naquele dia; no resto do ano, nada. Escrevem-se indirectas de um lado para o outro, amo-te's e corações para trás e para a frente; se escrevemos a nossa opinião, há quem diga que não estamos bons da cabeça e há quem pense que aquele estado lhe foi dirigido, como se o mundo girasse à sua volta. Então que raio de rede social é esta em que não podemos dar a nossa opinião, expressarmo-nos, escrever o que nos vai na cabeça? É mesmo estranho. Os meus "amigos" do Face não me conhecem. Se vissem o meu blog, aí sim. Se calhar até ficavam meio em choque.

6 comentários:

  1. Concordo :) é que não acrescentava mais nada :) está tudo aí :)
    Prefiro assim: sem facebook, com blog, e só uma pessoa que me conhece sabe da existência dele!!! :) nem faz sentido dizê-lo a mais ninguém, porque só ele é que me conhece a 100% :) e tenho dito. :P

    ResponderEliminar
  2. Por alguma razão eu não tenho facebook :) Tive hi5 quando era mais nova, achava piada e tal mas depois passou, hoje sinto-me bem assim, em não ter facebook, não quero que toda a gente saiba da minha vida, tenho mais que fazer por amor de deus :) Tenho o blog mas ninguém me conhece, é uma forma de falar do que me apetece sem censura :D

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Pois, eu nem base ponho :p
    Beijinho, Stay Awesome*

    ResponderEliminar
  4. oh mais uma vez as pessoas a pensarem que têm de escolher entre uma coisa ou outra, é um bocado ridículo. o facebook é como qualquer outra coisa nesta vida, há pessoas que sabem usá-lo e outras não. a mim também me faz confusão a quantidade de fotos que certas pessoas postam, mais para dar a ideia de que têm uma vida do que por outro motivo qualquer. por alguma razão muitas pessoas sentem-se miseráveis quando vêm o facebook dos seus conhecidos. é a vida de cada um, eu vivo a minha, os meus "amigos" vivem a deles e estar a tecer comentários sobre a vida dos outros é estar a perder tempo, não irão deixar de viver assim por causa daquilo que digam ou pensem sobre isso.

    ResponderEliminar
  5. Ninguém falou em escolher uma ou outra...só fiz uma comparação entre as duas...

    ResponderEliminar
  6. Concordo contigo perfeitamente. Já tive pessoas no facebook que chegavam a mandar-me mensagem a dizer que gostavam muito de mim e blá, blá, blá, quando na realidade mal falávamos.
    Fazer do facebook um diário é algo estranho... Okay, às vezes também publico uma cena mais pessoal ou assim, mas não ando lá todos os dias a dizer o que faço ou deixo de fazer!
    E não suporto que passem a vida a pôr fotografias de festas aqui e a ali, como que a tentar mostrar que são populares. Por favor, tenho mais que fazer do que estar a ver a vida dos outros.
    Prefiro o blog. Há quem saiba quem sou, mas a maioria não. Aqui posso ser e ninguém vem logo fazer uma "teoria" sobre o que digo, como fariam se colocasse o que coloco aqui no facebook.

    ResponderEliminar