22/04/2012

Viajar

Se há coisa que gosto mesmo muito é de viajar. Porque permite-me sair da rotina. Porque descanso. Porque conheço coisas novas. Porque vou para um sítio onde ninguém me conhece e, por isso, posso fazer todas as figuras que quiser. Porque não me preocupo com nada.
Ainda não conheço quase nada do mundo, mas há tantos sítios para os quais gostava de ir, tanto para cidades europeias como para lugares mais exóticos, com aquelas praias de sonho. Até gostava de fazer uma road trip numa caravana ou um InterRail. Posso ir para tantos lugares e por pouco dinheiro a partir daqui, mas o que me falta é companhia para uma viagem. Dizem que também é bom viajar sozinho, porque assim podemos partir à descoberta de nós próprios, pensar na nossa vida e tomar decisões importantes, coisas desse género. Mas já me basta estar sozinha durante os fins-de-semana, e isso de pensar na minha vida nunca me leva a lado nenhum; em vez de aparecer milagrosamente um sinal que me diga o que vou fazer da minha vida, acontece o contrário: fico chateada e ainda mais perdida no escuro.
Gostava de ir a qualquer lado no Verão antes de voltar para casa. Mas a parte da companhia é que é complicada. Não viajo com qualquer um. Para mim, o grupo ou pessoa com quem se viaja é bastante importante; acho que até chega a ser mais importante do que o destino. Com uma boa companhia, uma viagem, seja para que lugar for, torna-se igualmente boa. Foi por isso que não quis ir na viagem de finalistas do 12º.
Mas a sério, gostava mesmo, para sair um pouco da rotina. É sempre bom voltar a casa, mas, passados uns quantos dias, vou ficar meia cansada de fazer sempre a mesma coisa e de não ter muitos sítios para onde ir. A rotina cansa-me. Como agora. Estou farta de aqui estar: durante a semana é sempre faculdade-casa ou faculdade-trabalhos de grupo-casa e o fim-de-semana tem sido um bocado para o merdoso. Acordo mais tarde, não tenho paciência para sair de casa porque estou cansada da semana e passo os dias de pijama e sem vontade para nada, como se estivesse doente. Até me sinto meia inútil durante os fins-de-semana, uma vez que não faço nada a não ser gastar tempo e vê-lo passar. Só gosto dos fins-de-semana aqui para poder dormir o quanto me apetecer. De resto, são um sacrifício para mim. Mal posso esperar para que acabem. Melhor, mal posso esperar pelas férias e para me ir embora daqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário