24/09/2014

O passo seguinte

Uma pessoa ainda nem acabou a licenciatura e já tem que ouvir toda a gente a insistir na ideia do mestrado.
Já tinha manifestado *aqui* o meu desinteresse pelo segundo ciclo de estudos. Já dei estas razões a toda a gente que resolve chatear-me por causa disso. Mas parece que é sempre o mesmo que nada. Porque não se cansam de me dizer que, hoje, uma licenciatura é o básico e não chega e não serve para nada. Também não se cansam de me dizer que, sem o mestrado, vou ser ultrapassada pelos outros e que eu devia tirá-lo logo depois da licenciatura, porque já estou com a "pedalada" e, se ficar parada por uns tempos, vai ser muito pior recuperar o ritmo. E, claro, não se cansam de me dar exemplos, como a fulana que vai ser obrigada a tirar o mestrado à força para poder manter o emprego ou coisa assim. Inclusive, as minhas razões para não querer fazer um mestrado não parecem ser nada válidas, pois aquilo que me dizem a seguir é sempre o mesmo: São só mais dois anos. Vais ter uma vida inteira para trabalharSim, está bem. E, até lá, hei-de continuar a levar esta vidinha de que tanto gosto. Quem disse que a vida de estudante era boa deve ter batido com a cabeça nalgum lado.
É fácil falar, claro; não são eles que vão ter que passar por isto. Enerva-me toda esta insistência, principalmente por não haver uma única alma a dar-me razão e por eu própria saber que não se vão calar até que eu anuncie que vou tirar um mestrado. Só sabem dizer que é o melhor e que é necessário. Mas então e eu? Não conseguem perceber o quanto isto é desgastante, o quanto já estou cansada? Ou o quanto estou inquieta por começar a ganhar o meu próprio dinheiro, ter uma casa minha, viajar, não ter aquela obrigação de estudar assim que chego a casa? Não, claro que não. Não percebo quando é que os meus familiares passaram a exigir tanto de toda a gente. Parece que toda a gente tem que ser perfeita.
Sei perfeitamente que vão continuar a martelar-me a cabeça, e não sei se foi por causa desta espécie de pressão que comecei a ponderar outra hipótese.
A hipótese de tirar outro curso foi algo que descartei já há uns tempos, mas que, agora, não pára de surgir. Aliás, o que surge não é a hipótese de tirar outro curso qualquer, mas sim a de tentar tirar aquele que quis, aquele que era a minha primeira opção. Se o fizesse, bem que podia esquecer, finalmente, o mestrado - e sei que ia parar de ouvir toda a gente a dizer que o devia fazer. Mas, por outro lado, duvido muito que tenha "pedalada" para isso.
Acho que tudo vai depender do estágio. Se gostar, óptimo. Se não, tento a minha sorte - ou conformo-me, que é o que faço sempre. Quer dizer, eu nem sei se o passo seguinte vai realmente depender do estágio. Acho que, no fundo, o facto de não ter entrado na minha primeira opção vai ficar-me sempre atravessado.

9 comentários:

  1. Engraçado que isso do Mestrado comigo começou mal eu terminei o secundário! O meu namorado está agora em Mestrado e a minha família tem-no como exemplo para mim (ahaha) então quando falam comigo já é:
    - Vê se te aguentas, são só 5 anos...
    - Mas o meu curso são só três anos...
    - Sim, sim, mas tens o mestrado ainda...!
    Concordo com isso da pedalada e é melhor estudar tudo de uma vez do que trabalhar e estudar! Mas também precisamos esquecer um bocado os estudos pois já são muuuitos anos a "queimar neurônios"! Nada melhor que trabalhar e receber o nosso próprio dinheiro :)
    Mas acho que deves tentar concorrer ao curso que sempre quiseste, visto que mestrado não queres :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Oh pá também tive esses problemas com os meus pais e bati o pé. não queria, se bem que já ponderei se o devia ter feito ou não porque estou parada em casa, sem emprego, a ver uns quantos a tirar mestrado e outros quantos a sair do país. pois bem, não quis nenhuma das duas opções e agora estou aqui sem trabalho e sem mestrado. mas (acho que) não me arrependi!

    ResponderEliminar
  3. Os meus pais ainda vivem na ideia de que um dia eu venha a fazer um mestrado. honestamente, na época em que estámos, um mestrado acaba por não vale de nada em muitos dos casos pois a experiência que nos dá acaba por não ser suficiente face à pedida pelas entidades empregadoras. Há uns 10 anos poucos tiravam Mestrado, agora é um ciclo de estudos como qualquer outro, só não faz quem não consegue pagar, como eu :(

    ResponderEliminar
  4. Olha, este texto até poderia ser eu a escrever! Passei pelo menos, sempre a ouvir as pessoas a perguntar «para que mestrado vais?» e a ficarem chocadas quando eu lhes dizia que não queria nenhum mestrado, pelo menos para já. Depois vinham as conversas do «mas era melhor fazeres já tudo de seguida porque depois perdes o ritmo» epá mas qual ritmo qual quê? Eu perco o ritmo é se for obrigada a tirar um mestrado quando não há nenhum que me satisfaça!! Ridículo sinceramente! Odeio quando as pessoas fazem isto porque a vida não é delas, já chega de se meterem na minha!

    r: pois é querida, mas talvez ser freelancer seja mesmo a única solução para mim. Isso ou ir para fora deste país... É arriscado mas ao menos faço alguma coisa, luto pela minha vida profissional de alguma maneira! Porque ficar parada a mandar CV's todos os dias e não obter nem uma única resposta já me está a deixar maluca e não me leva a lado nenhum!

    ResponderEliminar
  5. Ninguém te pode obrigar a fazer um mestrado. Ignora-os (pode ser difícil, claro) e faz o que tu queres. Penso que a opção de tentar fazer o curso que querias realmente é uma boa decisão a tomar. Arrisca!
    Muita força*

    ResponderEliminar
  6. Deixei um desafio no meu blogue para ti :)

    ResponderEliminar
  7. Tens que ver o que é melhor para ti :))

    ResponderEliminar
  8. Que pessoas chatas. Por acaso não sofro com isso, já disse a minha mãe que não quero fazer mestrado logo a seguir e ela não disse nada :p

    ResponderEliminar
  9. Pelo que já conheço do que partilhas no blogue, fazeres um mestrado dentro da mesma área do teu curso não te iria fazer muito feliz. Todas as pessoas vão sempre dizer-nos o que fazer, muitas vezes isso é apenas um reflexo dos seus próprios medos. Se a tua 1ª opção te ficou entalada, pq não dar-lhe uma oportunidade?
    Sei do que falo porque sinto um pouco o mesmo que tu. Contudo, ando a ponderar um mestrado que reúna as duas áreas: a área em que estou e a área onde gostava mais de estar... pode ser um caminho... ou antes, o caminho...
    boa sorte :)

    ResponderEliminar