29/11/2012

Lista de Natal


Ao contrário de muita gente, eu este ano não tenho uma lista de presentes que gostaria de receber no Natal. Mas não é o primeiro ano que não tenho uma. Essas listas perderam-se algures na minha adolescência. No ano em que percebi o verdadeiro significado do Natal, deixando, portanto, de dar importância às prendas. Não há nada que queire, pelo menos por agora. Não vale a pena pedir coisas que não são essenciais ou que não queremos assim tanto só porque é Natal. Aliás, é estúpido pedir-se imensa coisa e comprar-se imensa coisa só porque é Natal. Quando quero alguma coisa, quando vejo alguma coisa de que gosto, compro-a, seja em que altura do ano for. Não espero que seja Natal ou que seja o meu aniversário para a ter...
Claro que não deixam de me dar presentes, nem que seja dinheiro. Como não peço nada, até tem mais piada...fico com grande curiosidade em saber o que me vão dar.
Na verdade, livros são sempre bem-vindos, mas grande parte das pessoas oferece-me roupa, mais precisamente blusas de Inverno, coisa que já tenho até dizer chega, mas que aceito de bom grado, apesar de tudo. Não há nada que queira realmente. Já tenho tanta coisa; já tenho tudo o que preciso. Quer dizer, quero coisas que o dinheiro não compra. Quero viajar, quero amigos verdadeiros, quero realizar sonhos...é pedir muito? Parece que sim...
Mas confesso que até gostava de receber um bilhete para o concerto dos Iron Maiden em Lisboa :P

12 comentários:

  1. ahah dinheiro é SEMPRE bem vindo :)

    ResponderEliminar
  2. Eu este ano apenas pedi dinheiro, pois quero comprar um computador e é desnecessario darem prendas se o computador e o que mais me faz falta, ja que o meu avariou e tenho de usar o magalhaes do meu irmao :s

    ResponderEliminar
  3. pode ser que tenhas sorte e alguém te ofereça o bilhete :P eu já não me lembro da ultima vez que fiz uma lista ou escolhi apenas uma coisa para o natal!

    ResponderEliminar
  4. Eu este ano fiz igual! Isto já vem acontecendo há alguns anos. Gosto de receber presentes, como é obvio, mas prefiro ser surpreendida :)

    ResponderEliminar
  5. Eu costumo fazer uma lista mas há já uns dois anos que não faço. Este ano pedi um tablet porque estou mesmo a precisar, mas o que eu gostava mesmo era de receber um carro *.*

    ResponderEliminar
  6. Com sorte, alguém te oferece o bilhete :P
    Eu tenho uma lista de prendas, confesso, mas são tudo livros, pois não me interesso por muito mais.
    O visual do blogue está mais natalício, gostei!

    ResponderEliminar
  7. Subscrevo por completo! Quando crescemos aprendemos a dar valor a outras coisas, outros gestos bem mais importantes. Presentes são só presentes.. e muitas vezes até nem têm grande utilidade.. é um desperdício de dinheiro. Sou mt mais apologista de se oferecer um presentinho simbólico "só porque sim"

    ResponderEliminar
  8. Partilho a mesma opinião, ainda ontem a minha tia e a minha mãe mandaram-me fazer uma lista de presentes do que quero para o natal e eu disse que não queria porque natal é muito mais do que isso, é família paz e amor à mesa :)

    ResponderEliminar
  9. Não podia concordar mais, o natal não são os presentes e há coisas bem mais importantes que bens materiais. Já há muito que não faço listas.

    Bjokas

    ResponderEliminar
  10. Devo ter pedido algo quando era criança mas que me recorde, nunca fiz lista alguma, nunca pedi nada.
    Gosto mais assim.

    Dá quem quiser, o que quiser. Quando era nova escrevia o que o «pai Natal» tinha trazido, mas hoje preferia ter escrito tudo o que ofereci. Porque mais que receber, era no oferecer que encontrava o maior prazer. Tanto assim é que num lado da família não se recebia nada, mas dava-se a todos.
    Tentei sempre ir ao encontro dos gostos das pessoas e do factor surpresa, para mim essencial. Curiosamente, ainda que nunca tenha «não desejado» algo oferecido, levei tempo a perceber que os outros não faziam ideia de quem eu sou, a avaliar pelos presentes que diziam ser a "minha cara" :)

    ResponderEliminar
  11. Costumo dizer que não preciso nada. Até mesmo nos aniversários porque, nessas datas, não me lembro mesmo que me esforce de algo que realmente precise. Depois de passarem lembro logo de umas seis eheheee!

    Mas só voltei para acrescentar que desde miuda sempre fui contra as ofertas monetárias. ACHO que passa uma mensagem oposta ao sentido do natal. Meus primos por serem os primeiros a ter os pais separados, habituaram-se a levar presentes e dinheiro. Aos brinquedos às vezes torciam o nariz, ao dinheiro até babavam e punham-se logo a fazer a contabilidade. Aliás, eles perguntavam logo por ele...
    Hoje são adultos, vêm celebrar o natal, recebem presentes mas nunca oferecem.

    ResponderEliminar