16/11/2012

Continuação


Decidi criar um post em resposta a alguns comentários que recebi no post anterior, em particular àqueles que diziam que eu não devia estar no curso certo.
Lembro-me de que, quando andava na escola, grande parte dos meus colegas sonhava ter a profissão X, tirar o curso Y e alguns até diziam que adorariam estudar em Z. Já eu nunca fui pessoa de dizer que adoraria estudar uma certa coisa numa certa universidade ou país, e achava que esses sonhos eram um tanto ou quanto parvos. Quer dizer, podia-se sonhar com tanta coisa, e eles sonhavam em estudar...é preciso ter grande amor aos livros... Até quando nos pediam para fazermos uma lista de desejos ou assim, entrar na universidade ou tirar um dito curso estava quase no topo das deles, enquanto eu só colocava o dito desejo no último lugar da lista só para não ficar mal vista - só mesmo por isso, porque não tinha aquele desejo. Como já disse, achava-o estúpido - sem ofensa a quem o tem ou teve.
Mas, se não fosse para a universidade, iria fazer o quê? Trabalhar, sim, mas onde? No McDonald's? Numa loja de roupa? Num supermercado? A receber uma miséria? Obrigada, mas não. Achava que não tinha passado anos a esfolar-me para tirar notas altas para acabar dessa maneira. Sempre gostei de tirar boas notas, e sempre fui uma das melhores alunas em todas as minhas turmas. Não ia suportar atirar aquelas notas altas ao lixo e ser ultrapassada por colegas que sempre foram mais fracos do que eu, ultrapassada no sentido de eles tirarem um curso e terem uma boa vida.
Sinceramente, não sei por que gostava de tirar boas notas. Talvez precisasse de me sentir valorizada, talvez precisasse de uma meta para atingir para não estar sem fazer nada, sei lá. Só sei que me preocupava com a escola e com as minhas notas. A minha família educou-me assim, para ser boa na escola para depois ir para a universidade tirar um curso. Mas o facto de ter sido sempre uma das melhores fazia com que os meus colegas me olhassem de lado, me chamassem de marrona mesmo sem saberem que eu estudava pouco e achassem que era uma nerdzinha que não gostava de se divertir e de passar bons momentos. E ter sido sempre um autêntico desastre a educação física serviu-lhes de vingança para me picarem e gozarem.
Fui para a universidade porque achava ser esta a minha obrigação, porque achava que não poderia fazer mais nada, porque era o que era esperado, porque havia sempre uma pressão em cima de mim, sempre a bendita pergunta Já sabes o que queres seguir?, à qual eu detestava responder, por não ter nenhuma resposta para dar.
Em 2010 entrei pela primeira vez no ensino superior, detestei e desisti. Estou noutro curso agora, daí não ter coragem de mudar novamente. De qualquer maneira, o que havia de fazer se me fosse embora? Passar meses a fio a pensar no que queria fazer da vida, a ver todos os dias a lista de cursos do site da DGES para, ao olhar para os cursos, estar a dizer Não gosto disto, Não quero isto, Isto é uma treta? Outra vez?! Não. Desistir só me massacraria novamente. E voltaria a ter toda aquela pressão sobre mim, que me põe totalmente chateada.
Não gosto de estudar. Estou farta. Não farei mestrado, mesmo que me pressionem outra vez. Não gosto de universidades e não ligo pevas à vida e às tradições académicas. Não gosto de viver em prol da universidade. Acho que não existe um curso ideal para mim por estes motivos e mais alguns.
Se há alguma profissão que considero ser de sonho? Sim, há. E sinto que não precisaria de curso algum, apenas de trabalho e de sorte. Mas não daria para me sustentar, por isso...
Como já disse por aí, sempre fui uma pessoa confusa.
Por agora, vou dar por terminado este assunto. Se quiserem ler mais sobre este tema, podem fazê-lo aqui*.

6 comentários:

  1. Espero que não te tenhas sentido ofendida quando fui uma das pessoas a dizer que talvez não estivesses no curso certo. Eu também fui assim, na escola sabia que tinha que ir para a universidade mas também não tinha a mínima ideia do que iria fazer. Entrei num curso, naquela que achava a área que mais se identificava comigo, e passados dois anos também deixei, não gostava de estudar aquilo, não gostava das pessoas, desisti. Este ano voltei a candidatar-me e a entrar com o pensamento que não iria gostar novamente, mas a verdade é que estou a gostar. Há pessoas que dizem que não vale apena eu estar a estudar isto, mas e o que quero! Acho que acima de tudo tens que seguir os teus princípios, e se eles passam por tirares a licenciatura em que estas agora, força!

    ResponderEliminar
  2. hoje em dia ter-se um curso universitário já não é garantia para se conseguir um emprego, antes fosse.
    quanto ao sonho de entrar na universidade, é fácil entrar, difícil é sair de lá eheh

    ResponderEliminar
  3. Nunca sonhei em ir para a universidade e ainda agora, tão perto, não sei que curso quero ou para onde quero ir. Vou para a universidade porque quero ir, apesar de não ser um sonho... Só tenho de procurar bem e encontrar o curso que me deixará realizada e orgulhosa por lá ter andado.
    Se não gostas mesmo de andar na universidade, fazes bem em não fazer o mestrado e não ceder a pressões. É algo que podes fazer mais tarde, se te apetecer. Não deve ser uma obrigação :)

    ResponderEliminar
  4. Eu também não consigo estudar se não em casa! Obrigada por responderes :)

    ResponderEliminar
  5. Oi.
    No meu caso é totalmente ao contrario de ti, eu sempre fui mediana, tinha 11 ou 12, ás vezes uns 14 ou 15, mas nada de muito alto, sempre detestei sentar-me a uma secretaria e estudar a materia, para mim não dá, muita gente diz que estuda melhor em casa, eu não, a ultima vez que fiz o exame de matematica e passei foi graças a ter ido estudar com uma colega para um cafe, de resto em casa nunca estudava, depois a minha turma era completamente o controrio do dito normal, pois sempre vi na tv e ate colegas meus que os que estudavam mais e tinham muito boas notas (no teu caso) eram gozados e isso, ja na minha turma era ao contrario, quem tinha má nota era gozado, deixado de lado e isso tudo, muitas vezes até me desmoralizava pois os meus colegas diziam que nunca seria ninguem e que era atrasadinha, bla bla bla ... completamente o contrario de ti, mas pelo menos agora entrei num curso que gosto e nao no curso que queria, ok, eu explico, se tivesse muito boa nota entraria no curso que queria e agora andaria a bater com a cabeça nas paredes, enquanto que entrei num curso em que a média é baixa mas que gosto, desde pequena me vejo a estudar isto, e foi "graças" à minha media baixa que entrei nele, e estou feliz, é a primeira vez que sento-me numa secretaria e gosto de estudar o que estou a dar e isso eu é muito bom para mim.
    Já o futuro como o pais anda acho que neste momento ja nenhum curso é melhor que outro, temos é que ser bons naquilo que estamos a fazer e ter um pouco de sorte e acredito ate de contactos, só assim triunfaremos neste país, mas o meu objectivo é sair de Portugal, mais precisamente ir para o Brasil, mas daqui a 3 anos logo vejo xD
    Continua com o teu curso, pode ser dificil, mas acredita que compensará.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Linda, eu também andei à deriva...até ao 12º ano...sabes quando me perguntavam "o que queres seguir?" eu só dizia "gestão" porque estava em economia...e no fundo gestão era o que o meu pai queria que seguisse!!! Mas um dia pensei para mim "o que estou aqui a fazer? Economia não é para mim, sinto-me mal aqui, não percebo nada disto, detesto contas e matemática :S"

    No final do 12º ano andei as férias todas a ver o que podia tirar na faculdade...não queria parar um ano para trabalhar porque depois podia ganhar o gosto ao dinheiro e não continuar a estudar (e ao contrário de ti eu sempre quis ir para a universidade)...

    E em Novembro de 2008 lá surgiu uma ideia...assim do nada! Um primo meu disse ao meu pai "ah e tal...ela vai gostar daquele curso...quase de certeza" e eu pensei "porque não tentar? Parada não fico e não quero ir já trabalhar"...então fui, ainda me consegui inscrever a tempo (10 de Novembro), comecei o curso a não perceber nada (porque aquilo era artes, e eu andei em economia)...mas com muito esforço e muito apoio lá consegui...conheci o meu moçoilo...tive péssimos momentos também...tanto que só mantive amizade com uma pessoa da turma (o resto é lixo para mim).

    Quanto às noitadas...bem, não participei em nenhuma, não fui caloira (embora deram-me nome de praxe porque eu dava-me bem com todos, não me excluia) nunca aderi a nada...era sempre a rapariga que não saia à noite, que não se metia em nada...bla bla bla...o moçoilo participou em tudo tudo tudo e nem por isso deixou de andar comigo...conheci-o no meu 1º ano mas só no 2º ano é que a coisa se deu xD

    O que quero dizer com isto tudo é que vai com calma...tira esse curso, porque assim ficas segura...mas nunca desistas do teu sonho! Nem que seja em part-time ou como um lazer...Faz o que te faz feliz! Faz aquilo que te faz sorrir! Quando menos esperares surgem oportunidades que tu vais agarrar e pensar "era isto que eu queria para a minha vida" :)

    Força minha linda :)
    Desculpa o textão xD

    ResponderEliminar