27/11/2012

Saga Twilight


Como estou mesmo sem inspiração por causa de dois dias seguidos cansativos, vou hoje falar de um assunto que foi muito falado nas últimas semanas: a saga Twilight. Sim, eu sei que aquilo que foi falado mais precisamente foi o último filme - do qual só tenho a dizer Ainda bem que acabou! -, mas como não o vi - nem quero ver -, vou falar da saga em geral. A verdade é que há pessoas que acham a história horrorosa, que acham que é uma paneleirice e outras coisas que tais, mas conheço gente que critica apenas por causa dos filmes, ou seja, sem ter lido os livros. É algo que não acho justo, uma vez que os filmes ficaram tão aquém dos livros. Li os livros todos e vi dois filmes, por isso acho que estou no direito de criticar - estou, não estou? Acho que sim.
Para começar, por que é que eu li isto? Sim, porque, antes disto, nunca tinha lido nada minimamente romântico. Mas é simples. Estava à procura de um livro para ler no Verão, quando de repente vi o Eclipse com uma faixa vermelha à volta a dizer O livro que eclipsou Harry Potter. E aí fiquei O quê? Um livro melhor que o Harry Potter? Não pode! Tenho que tirar as dúvidas. Li a contracapa, vi as palavras vampiro e lobisomem juntas e pensei que até podia ser interessante. Lá percebi que era o terceiro volume de uma saga, e lá me pus à procura do primeiro volume, o Crepúsculo. Nessa altura, não fazia a mínima ideia de que aqueles livros iriam virar filmes, muito menos que já eram uma espécie de febre. E, já agora, quando comprei os livros, a saga não se chamava Twilight, mas sim Luz e Escuridão. Ainda não entendi o porquê da mudança de nome - se é que houve alguma mudança, porque, às vezes, as traduções não têm nada a ver com o nome original.
Adorei os livros. A sério. Era sobre um assunto novo para mim, sobre um tema completamente diferente daquilo que tinha lido até então (os Harry Potter's, as Crónicas de Nárnia e outras coisas. Na altura nem era muito de ler, até). Não consigo fazer uma cítica detalhada, uma vez que já os li há muito tempo e só me lembro da história em geral. Quando soube do filme, é claro que quis logo ir vê-lo. Ainda por cima quem ia fazer de Edward era quem tinha feito de Cedric Diggory no Harry Potter.
Bem, depois de tanta espera, saí da sala de cinema desiludida. Nada tinha sido como tinha imaginado enquanto lia o livro. Achava que estava tudo mal. Os vampiros deviam ser lindos e perfeitos, e aqueles que ali estavam eram pãezinhos sem sal - até pensei Mas onde está o Cedric Diggory? Este nem parece o Cedric! Está bem mais feio!. O lobisomem, que devia ser menos bonito do que eles, revelou-se o contrário. E a Bellinha? Cruzes, credo. Tudo bem que imaginara uma miúda normalíssima, mas nunca uma com cara de quem está toda mocada. Achei que o filme perdeu imenso com a escolha de actores. E quanto à parte em que os vampiros brilhavam ao sol, bem, confesso que, no livro, achei a ideia engraçada - mais uma vez, era algo novo, diferente. Mas a interpretação do ex-Cedric veio estragar tudo, daí muitos haters dizerem que isso de brilharem ao sol é uma paneleirice. Até os cenários estavam estranhos. A casa dos Cullen devia ser branca, e, no primeiro filme, se a memória não me falha, não era. Era suposto ficar no meio do mato; era suposto haver um carreiro pelo meio das árvores que os conduzia à casa. E parecia que ela ficava à beira da estrada - mas não me recordo assim tão bem. Pronto, no segundo filme a casa já era branca. Este já vi em casa e não no cinema, mas quase que adormeci a olhar para aquilo. Achei-o tão parado, tão monótono, tão...meh. E continuava a achar que a culpa era dos actores. As suas próprias caras eram caras de quem está no mundo da lua. Por isso, não quis ver mais filmes. Aquela saga, em termos de filmes, para mim, tinha morrido.
Por isso, sim, ainda bem que acabou. Geralmente, os livros são melhores do que os filmes, e estes não são excepção; aliás, nem se comparam uns aos outros, uma vez que os filmes não fizeram a devida "homenagem", se é que lhe podemos chamar assim - e eu posso, pois não encontrei uma palavra melhor -, àqueles livros, que, na altura, eram algo de novo. Depois disso começaram a haver vampiros por todo o lado e miúdas normais a apaixonarem-se por rapazes misteriosos, perigosos e esquisitos, o que veio tirar toda a graça.
Oh, e quanto à faixa vermelha à volta do Eclipse, não, esses livros não eclipsaram o Harry Potter.

9 comentários:

  1. Algum dia esta saga ultrapassaria a de Harry Potter? Nunca! xD
    Tanto os livros como os filmes estão "assim-assim". Se fores a ver bem, há ideias da Stephenie Meyer que são completamente estranhas, tipo o Jacob ter impressão com a Nessie. Compreendo que a autora quis inovar e pensou nos vampiros a brilharem à luz do sol; no livro até tem a sua piada, mas no filme tornaram-nos FADAS!
    O Jacob até é giro, o Edward? Fiquei como tu: onde está o Cedric?! Okay, ele não é feio de todo, contudo, não se compara ao lobisomem, acho eu.
    Só tive a oportunidade de ler os livros depois de ver o primeiro filme, no entanto, já sabia o fim, pois amigas minhas tinham-me falado da colecção.
    Nos livros, aparece Saga Luz e Escuridão, todavi, nos filmes aparece Saga Twilight. Não entendi o motivo da mudança, nem sequer faz sentido.
    Desde o sucesso da Stephenie Meyer que só se fazem trilogias e a história é - quase - sempre a mesma: uma rapariga indefesa que se apaixonada por um ser sobrenatural. Ou então, o contrário: um rapaz normal que se perde de amores por uma rapariga que oculta a sua verdadeira natureza. É algo repetitivo e, a meu ver, super enjoativo. Já não vejo piada nenhuma em quase todos os livros e literatura fantástica que têm surgido, portanto, passei aos romances, policiais e coisas parecidas - nestes, ainda se vê alguma qualidade.
    Desculpa o comentário grande. Beijos*

    ResponderEliminar
  2. nunca li os livros agora os filmes vi e são intragáveis, não se passa nada, são um tédio tremendo...

    ResponderEliminar
  3. Eu também li todos os 4 livros mas só vi o primeiro filme. Não gostei e acredito que aquilo nem de perto de nem de longe vai ultrapassar o Harry Potter.
    Claro que o filme podia ter vindo a lucrar mais se tivessem sido escolhidos outros actores mas isso, nunca saberemos.
    Quando comecei a ler os livros também eram a Saga Luz e Escuridão. Um nome muito melhor do que a foleirisse (ups) de Saga Twilight --'

    ResponderEliminar
  4. Olá IceQueen,

    Aqui, no Brasil, a saga foi intitulada Crepúsculo e Amanhecer I e II. Não li os livros, mas vi dois filmes. É para adolescentes românticas. Não dá para esperar muito mesmo. Já Harry Potter, li os livros e achei os filmes, pelo menos até o terceiro livro, bem fieis. Bom, são exemplos de literatura best-sellers. Passam gerações e vão voltar essas histórias de magia e mistérios. Na minha adolescência, o livro da moda era Brumas de Avalon. Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito mais dos livros do que dos filmes.

    ResponderEliminar
  6. Obrigada fofinha! Eu não desgosto do Twilight mas adoro o Harry Potter :3

    A mim faz-me impressão não as usar xD

    ResponderEliminar
  7. Olha eu nunca li os livros, os filmes já vi, menos este ultimo, não acho piada a ver filme e depois ler o livro, mas pronto é só uma panca minha :) eu até gosto dos filmes, não acho que sejam nada de mais, não sou uma super fã da saga, mas até gosto. :)

    ResponderEliminar
  8. Oi linda.
    Não vou comentar muito pois sou completamente louca por Twilight, ok eu sei que tenho 19 anos, mas sou como aquelas pitinhas que gritam, choram etc eu sei -.-
    Mas pronto, se nao viste os filmes por favor vê pelo menos o último é simplesmente de todos os melhor, Amanhecer parte 2 está perfeito *.*
    Mas claro que os livros são outra coisa completamente diferente e para mim é a melhor saga de sempre *.*
    xD
    Opiniões são opiniões xD
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Eu gostei dos filmes, so me falat mesmo ver o ultimo, mas os outros gostei. Avhei um pouco parados sim, e tenho a certeza que os livros devem ser bem mais interessantes. Mas como o assunto e algo que me interessa gostei...

    O hary potter nunca liguei muito...não me puxa muito a atenção.

    Mas é assim mesmo...todos somos diferentes e cada um tem a sua opiniao.

    ResponderEliminar