25/11/2012

Motivação


Lamento imenso que só uma pessoa esteja a comentar isto porque a tua escrita é impecável, exímia!, e digna de muitos leitores.

Quem é que não gosta de receber um elogio? Então se sabemos que é merecido, ainda melhor. Este que postei aqui em cima foi o mais recente que me fizeram. Elogios como este deixam-me babada e com um sorriso parvo no rosto, e dão-me motivação para continuar.
Há uns dias atrás, fiz algo que já não fazia há muito tempo: fui ao deviantART e estive a ver a minha galeria toda e a ler os comentários todos - não são muitos, daí não ter perdido tanto tempo. E gostei, gostei de ler aqueles elogios e aquele apoio. Principalmente vindos do A. Ele era directo, apoiava-me e acreditava em mim, e isso bastava-me. Motivava-me. A verdade é que já não me lembrava nem de metade daqueles comentários, e lê-los meteu-me mais sorrisos tolinhos na cara. Mas, mais do que isso, meteu-me nostálgica.
Comecei a ter saudades de muitas coisas ao mesmo tempo. Das primeiras longas histórias que escrevi, uma vez que tinha posto no dA desenhos de algumas das minhas personagens e algumas passagens das histórias, histórias essas que o A. tanto insistiu para ler e que eu nunca quis mostrar por achar que não valiam nada, mas que, ao fim e ao cabo, ele gostou muito. Senti saudades dos elogios e do apoio, especialmente vindos da parte dele. E ainda do tempo em que comecei a dar os primeiros passinhos no dA. O tempo em que era tudo tão simples e em que perdia mais tempo no meio dos desenhos, sempre a tentar melhorar.
Com o passar do tempo, a escrita tornou-se mais importante para mim do que o desenho. As minhas professoras, a minha mãe e a minha avó sempre me disseram que escrevia muito bem, mas nunca acreditei muito nisso, pois achava que diziam aquilo só porque sim. Eu na altura não entendia o que era isso de escrever bem ou mal. Achava que escrever era algo natural e que qualquer pessoa era capaz de o fazer. Não via distinções nenhumas. Claro que agora já vejo as diferenças, e ter desconhecidos a elogiar as minhas coisas - como o da citação acima - fez, de facto, com que acreditasse mais em mim e com que eu visse que aquilo que a minha mãe, avó e professoras me diziam não era só porque sim.
Só é triste vivermos num país que não se importa com a arte, onde quem tem dinheiro e/ou conhecimentos/cunhas é que se consegue safar nessa área, mesmo que não faça nada de jeito, enquanto há muitos talentosos e com ambição que ficam sempre na sombra.

9 comentários:

  1. É verdade, comentários assim dão-nos motivação para continuar :)
    E o último parágrafo faz todo o sentido! O talento e o esforço de nada valem quando são confrontados com a fama fácil [adquirida pelos piores motivos] :x

    ResponderEliminar
  2. Olá. Fico feliz por chegar aqui e ler tão belo texto. Concordo em gênero número e grau com o que disseste. Minha história se parece um pouco com a tua e por isso acho cativa-me tanto. O fato é que realmente escreves bem. Então ficarei por qui para acompanhar tuas escritas. Beijos!!

    * eu, ainda não tenho certeza se escrevo bem ou não, mas vou tentando!

    bjus!!!

    ResponderEliminar
  3. Olá! Venho dizer-te que gosto imenso do teu blogue e acho que, se gostas mesmo de escrever e tens jeito para isso, deves continuar a tentar pois lá porque há pessoas que não gostam, isso não quer dizer que aquilo que escreves seja uma porcaria. São apenas gostos diferentes.

    Keep going =)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro ler-te e mereceste esse elogio! :D

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente, parece que em Portugal, para publicares um livro, é preciso muita, mas mesmo muita sorte. Vejo tantos livros por aí que não valem - quase - nada... Continuo a achar que ia gostar muito de ler um livro teu.
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Adorei o blog, estou a seguir-te :3

    visita o meu cantinho: www.lovetakescouragebitch.blogspot.pt :)

    ResponderEliminar
  7. Olá, menina,

    É muito legal ler um texto bem escrito, e em português de Portugal. Adoro o seu país. Conheço Lisboa, Porto, Évora e Fátima. Preciso voltar, com certeza. Vou te seguir para ler mais descobertas. Um grande abraço,
    Rovênia (Brasília/Brasil)

    ResponderEliminar
  8. esse ultimo paragrafo está muito bom. disseste tudo! e sim, escreves mesmo bem, até em simples textos que escreves por aqui sobre o dia-a-dia, ou o que for, sais-te muito bem :) devias mesmo investir nisso :D

    ResponderEliminar