29/11/2012

Estudar? Só nas vésperas...


Uma colega minha não acreditou em mim quando lhe disse que tinha feito as cadeiras todas do ano passado na época normal de exames e que só tinha estudado na véspera dos exames. Não acho isso nada do outro mundo e penso que grande parte das pessoas faz o mesmo. Até a minha mãe me diz que eu devia estudar mais, mas para quê, se passo a tudo na mesma? Além disso, nem tempo tenho - nem paciência.
Passo os semestres inteiros a fazer resumos das aulas, mas não considero isto como estudo. Considero-o antes...uma preparação para o verdadeiro estudo. Nos dias antes de um exame, é ver-me a ler os resumos centenas de vezes e a dizer a matéria às paredes mais outra centena de vezes. E passo os dias nisso, por vezes de manhã até à noite. A época de exames desgasta-me imenso, mas que remédio tenho eu... Quero sempre fazer tudo na época normal para me ir embora daqui o mais cedo possível, por isso, tenho que me sujeitar. E, até agora, tem dado resultado. Se vir bem, até não é um mau método. São três ou quatro dias bastante cansativos, mas, se fossem mais, perdia a cabeça. Sob pressão funciona muito melhor, pois sei que só tenho aqueles três ou quatro dias para saber a matéria todinha, o que me faz tirar o melhor partido deles e faz com que chegue ao exame com a matéria toda fresca na cabeça - tão fresca que, quando passo a porta da sala, puf, lá vai ela...
Estudar ao longo do semestre de pouco ou nada serve, pelo menos para mim. Passado um tempo, esquecer-me-ia da matéria toda que tinha lido. E faria imensa confusão, pois seria tanta coisa diferente na minha cabeça. Para além disso, não dá. Perde-se imenso tempo em aulas, a fazer-se trabalhos e, no meu caso, a fazer-se resumos. Podia estudar à noite, mas, por favor, ninguém aguenta. A noite sempre foi, e sempre será, o meu momento de descontracção - excepto na época de exames.
Mas enfim, há sempre aqueles que defendem o estudar todos os dias e o ir a todas as aulas para apanhar a matéria. Eu cá continuo a achar que isto são valentes tretas, e sei que não sou a única.

9 comentários:

  1. olha, eu faltava quando me apetecia...tinha tudo em ordem nos cadernos claro..porque conseguia sempre arranjar...lol...e também só estudava na época mesmo em cima do teste/ frequência/ exame xD bem...exame não..nunca fui a nenhum...fiz sempre tudo nas frequências e avaliações continuas :) hihi

    ResponderEliminar
  2. Eu nao chegeuei a ir para a universidade porque nao acabei a disciplina de matematica, mas de resto passei todas as disciplinas com boas notas e so estudava no dia anterior...e as vezes nem estudava.

    ResponderEliminar
  3. Ao estudar no dia anterior a matéria ainda está fresquinha na cabeça na hora do exame :p

    ResponderEliminar
  4. No meu curso isso é impossivel! Eu tenho que dar uma grande revisão a toda a matéria no próprio dia, senão esqueço-me das coisas, mas tenho que estudar com muita antecedência senão não consigo ter tempo para tudo. E, pelo que falo com os meus colegas, com eles acontece o mesmo! :)

    ResponderEliminar
  5. Ainda me falta um ano para a faculdade, me-do! Bem, eu como toco piano tudo o que seja para deixar as unhas pipis é proibido. Tenho que andar sempre com elas o mais curtas possíveis e limadas. Não adianta pinta-las porque o verniz estala todo! Mas tenho colegas que gastam rios de dinheiro com unhas de gel e fazem cada desenho mais piroso que sei lá... Mas lá são felizes assim.

    ResponderEliminar
  6. Bom método. Se funciona contigo, é o que interessa :)

    ResponderEliminar
  7. mas vais fazendo os resumos ao longo do ano, para ti pode não ser estudo mas a maioria das pessoas nem isso faz...

    ResponderEliminar
  8. Ainda estou no ensino secundário, mas também não estudo todos os dias - que aborrecido isso é!
    Começo a estudar para os testes cerca de dois ou três dias antes, ou na véspera, no caso daquelas matérias básicas, em que não há grande coisa para saber.
    Quero apostar agora é nos testes, para, quando for ao exame, poder espalhar-me à vontade, sem estar preocupada com a nota xD

    ResponderEliminar
  9. Hehe! Eu também só conseguia estudar na época das avaliações. Andava com tudo em ordem, mas tenho uma queda para a adrenalina do tenho que estudar.

    Beijo grande!

    ResponderEliminar