21/11/2012

Erasmus


Às vezes, quando passo muito tempo no mesmo sítio, apetece-me fugir sem saber bem porquê. Ou por achar que o ensino universitário em Portugal é uma boa treta, ou por cansar-me de ver sempre os mesmos lugares e as mesmas pessoas todos os dias, sei lá.
Ouço as pessoas a falarem em Erasmus e, por vezes, penso que vou perder muito se não o fizer também. Nunca ouvi ninguém dizer que não gostou, que não fizesse amigos, que não recomendasse a experiência aos outros. A verdade é que nem eu sei se quereria passar por isso ou não. Tenho medo. Se fosse com outra pessoa, se calhar até ponderaria, mas o problema é que nunca se sabe com quem iremos, uma vez que as vagas por cada universidade que tem parceria com a minha faculdade são muito poucas e as pessoas para preencherem cada uma são escolhidas aleatoriamente.
Houve quem me achasse aventureira por ter saído de casa para vir para cá. Acho que isto não foi ser-se aventureira; foi outra coisa completamente diferente chamada não ter outro remédio. Vim para cá sem conhecer nada nem ninguém, mas isso não é nada. Ter vindo das ilhas para o continente não é nada quando comparado a ir para outro país. Em parte, não há o obstáculo da língua. Tanto aqui como lá, fala-se português, pelo que toda a gente se entende. Noutro sítio qualquer, fala-se outra coisa qualquer, pelo que poderia vir a sentir-me perdida. Claro que a língua não é o único obstáculo. Um outro seria uma possível solidão, daí não querer fazer algo desta dimensão sozinha. Já o facto de abandonar um lugar, ir para outro e depois regressar é algo ao qual já estou habituada.
Acredito que seja uma boa experiência, mas penso que não serei capaz. Pelo menos sozinha não serei. Se calhar até corria mal, já que comigo é tudo ao contrário...
E emigrar? Bem, é simples...se fosse com o A., fá-lo-ia sem medo algum. Como já disse, sair da terrinha já não me assusta.

11 comentários:

  1. Eu se tivesse tido oportunidade gostava de ter feito Erasmus, mas também eria tido medo de todas essas barreiras.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que teria medo de ir para um lugar estranho e onde não conheço ninguém...é verdade que talvez depois ate fosse uma boa experiência, mas eu não seria capaz, sei como sou e é difícil fazer amizades...

    ResponderEliminar
  3. Eu gostava muito de ir e ando a ponderar, não é erasmus mas estágio no estrangeiro... Mas custa-me deixar pessoas para trás e acho que tenho um certo medo...

    ResponderEliminar
  4. Sozinha eu não iria para lado nenhum, nem mesmo mudar-me para as ilhas. Sei que iria fazer da solidão a minha melhor amiga e para isso não, obrigada.
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Eu se tiver oportunidade quero fazer. A minha irmã fez Erasmus sozinha [aliás, só havia uma vaga para Londres e ela foi a escolhida, até a matava se desperdiçasse essa oportunidade] e esteve lá um ano. Fez imensos amigos e eu quero ter essa experiência :)

    ResponderEliminar
  6. eu gostava de ter feito mas tmb não me arrependo de ter cá ficado. mas é sempre bom e se tiveres hipóteses devias ir :)

    ResponderEliminar
  7. Eu não penso em fazer Erasmus por causa da especificidade do meu curso e também porque não sei se iria gostar da solidão :)

    ResponderEliminar
  8. Eu não fiz Erasmus...e sou como tu...com o meu moçoilo eu ia sem medo! Agora sozinha :S acho que não me atrevia a ir...

    ResponderEliminar
  9. Eu acho que Erasmus deve ser uma experiência realmente enriquecedora, no entanto, sou como tu: tenho um pouco de receio de ir sozinha para um país que não conheço. Agora, viajar com o meu namorado é algo que quero imenso fazer, um dia ;)

    ResponderEliminar
  10. Eu fiz Erasmus! Em Barcelona durante 1 semestre :)

    *

    ResponderEliminar