03/11/2012

A faculdade influencia-nos? Nem por isso...


Quase todas as semanas tenho que fazer um trabalho para uma cadeira, trabalhos esses que acabam por ser uma boa treta porque têm a capacidade de nos fazer pensar melhor naquilo que comemos. Bem disse o professor dessa mesma cadeira, logo na primeira aula: Depois disto, vocês nunca mais vão olhar para a comida da mesma maneira. Vão passar a olhar para uma bolacha Oreo e dizer "Não sabia que eras tão má para mim". Pensei Yeah, right. É o que vamos ver.
Eu adoro comida. Sou daquelas que não é nada esquisita para comer e que até gosta de provar coisas novas. Mas isso não quer dizer que seja uma javarda e que "aspire" toda a comida que estiver à minha frente. Tenho consciência daquilo que como. Bebo imensa água e dispenso os sumos, todos os dias como fruta, raramente como doces (a não ser uns chocolatinhos), na cantina pego sempre numa sopa e tento optar pelo prato de peixe o mais possível, simplesmente porque, em casa, é raro comer peixe. Faço-o, portanto, por uma questão de equilíbrio: peixe na cantina, carne em casa. Só faltava dizer que faço exercício físico, mas isso é mentira, a não ser que andar a pé de casa para a faculdade e da faculdade para casa e fazer quilómetros quando vou às compras ou mesmo dentro da faculdade seja considerado exercício. Sim, até pode ser. Uma coisa fraca, é claro, nada a ver com os treinos de natação que já tive.
Portanto, acho que não como mal, mas também não sou daquelas que segue uma dieta super saudável. Por exemplo, sei que a carne vermelha é "má", mas não resisto a um bom bife de vaca. Muito menos a um bom bife de vaca com um molho, coisa que, como diz esse meu professor, "estraga tudo".
Pois bem, voltando ao assunto inicial, os trabalhos fazem-nos pensar naquilo que andamos a comer. O primeiro que fizemos foi sobre produtos lácteos, e um dos grupos da minha turma apresentou os iogurtes. A meio da apresentação, diz uma das minhas colegas que estava a apresentar que os piores iogurtes eram os de pedaços. Eu, inevitavelmente, fiz uma cara como quem diz Ups, culpada, pois os iogurtes de pedaços são os meus preferidos. Foi então que disseram que os melhores eram os magros, porque são os que levam menos açúcar e blá blá blá. E pensei Está bem. Para a próxima, hei-de experimentar iogurtes magros
E assim fiz. Como já disse, gosto de provar coisas novas, por isso não tive receio nenhum em comprá-los.
Agora, a questão é: já provaram iogurtes magros? É que aquilo é mesmo i-n-t-r-a-g-á-v-e-l! Credo, parece que não tem açúcar nenhum, e até notei um sabor meio azedo! Às tantas, já estava a pôr uma colher de açúcar lá dentro. Que horror. Jurei para nunca mais.
Moral da história: ao que parece, as características nutricionais não vão influenciar as minhas escolhas alimentares. O sabor será sempre um factor predominante. Thank God! É que só me faltava tornar-me numa daquelas esquisitinhas que não come isto porque engorda, não come aquilo porque faz mal, não come aquela outra coisa por causa daquilo...fogo! Tenho demasiado amor à comida :P

8 comentários:

  1. Sabes como se deixa de seguir blogues? Agradecia que me dissesses, querida

    ResponderEliminar
  2. és como eu xD como por exemplo as salsichas de cada vez que me lembro do que são feitas mete-me nojo mas depois como na mesma xD e sim iogurtes magros não valem nada, pelo menos daqueles que já provei... a minha alimentação ultimamente não tem sido lá muito boa :s água bebo todos os dias, e também são raras as vezes que bebo sumos, mas tenho de controlar mais isto"

    ResponderEliminar
  3. Nem pensar, meu amor. Eu adoro o teu blog! Simplesmente atingi o limite e pensei em ti para te perguntar como deixar de seguir alguns. O teu fica aqui bem guardadinho. Percebeste tudo ao contrário, tudo

    ResponderEliminar
  4. já tinha ouvido exactamente o contrário, que os iogurtes magros ao contrário do que se diz ainda fazem pior do que os ditos normais... mas estou como tu, era o que faltava perder tempo a fazer contas de cabeça ao que como ou deixo de comer.

    ResponderEliminar
  5. Está bem, minha querida, vamos ver se resulta. Obrigadíssima!

    ResponderEliminar
  6. Eu não consigo deixar de comer aquilo que quero! O meu namorado tem o vicio de controlar tudo aquilo que come [apesar de comer bastante] contar calorias, escolher coisas com muita proteina etc etc porque ele anda no ginasio. Às vezes passo-me com ele! Eu pratico bastante exercicio fisico e apesar de comer muita fruta, legumes e beber bastante água não me preocupo muito mais com a alimentação. Há coisas às quais não consigo resistir :)

    ResponderEliminar
  7. Realmente, os iogurtes magros são horríveis! Eu cá prefiro leite xD

    ResponderEliminar