12/03/2012

Saudades de...

Ultimamente tenho dado por mim a sentir saudades de praticar natação. Não é que sinta necessidade de me mexer ou de emagrecer ou coisas do género - credo, a minha mãe e a minha avó já acham que emagreci um bocado desde que vim para cá e que não como nada de jeito... Enfim, não sei por que é, mas às vezes penso nisso. Gostava tanto. Apesar de sair morta dos treinos, sentia-me leve e tão bem comigo mesma. E quando os dias já estavam a ficar maiores? Isso aí ainda me fazia sentir melhor. Como treinava ao fim da tarde, de inverno saía da escola à noite, mas, quando os dias começavam a ficar maiores e saía de lá ainda com o sol no céu, ainda me sentia melhor. O sol mete-me bem-disposta, e, além disso, ver os dias a crescer significava que as aulas estavam quase a acabar. Saía do balneário ainda cansada e esfomeada, inquieta para chegar a casa e comer tudo o que conseguisse. Quando via o carro da minha mãe a chegar, lá ia eu toda contente, principalmente por não ter que ir a pé para casa, e, por vezes, a pensar no jantar que me aguardava. E também satisfeita comigo mesma, especialmente se tivesse feito algum progresso. Às vezes, passados uns diazinhos, lá vinham umas dores musculares para me chatear; no último ano em que pratiquei natação, estava eu no 12º ano, meti-me num grupo de competição e fui sujeita a treinos puxadíssimos aos quais não estava nada habituada. Mas pronto (meti-me lá porque não tive outra hipótese, pois o grupo onde tinha estado antes tinha treino à mesma hora das minhas explicações de matemática...e eu precisava mesmo das explicações. De qualquer maneira, estava lá só para fazer exercício e não para competir como os outros). Depois, em casa, pensava "Acabei de gastar não sei quantas calorias, vou é comer o que quiser", e, nas festas de anos e coisas assim, a olhar para todos os bolos, doces e tudo o mais, pensava "Bah, daqui a uns dias vou desgastar essas calorias todas, vou é comer", e lá comia tudo o que me apetecia. Às vezes fico com saudades desses tempos, a sério.
Quando vim para cá, soube que na faculdade de desporto qualquer estudante da universidade podia ir lá fazer desporto. E a faculdade é quase colada à minha. Fiquei entusiasmada, mas depois... Para além de não ter muito tempo - só se fosse ao fim da tarde, logo depois das aulas -, teria que levar todo o material comigo e arrastar-me para casa depois de um treino cansativo. Em vez de demorar uns quinze minutos a chegar a casa, demoraria uma meia hora. Mas pronto, ando a pé todos os dias - sei que não se compara a nadar, mas é o melhor que se pode arranjar por agora.
E o que me começou a dar hoje? Saudades do Verão. Até já estava a estranhar isso. É sempre por essa altura do ano que isso acontece; aliás, é sempre que faz um dia de sol e de calor por esta altura. Hoje, quando me levantei e vi o céu todo limpo...só quis estar numa casinha de férias com um jardim e passar a manhã toda lá fora debaixo de uma árvore, a ler, a jogar, a fazer desenhos, sei lá, a não me preocupar com nada. Com isso lembrei-me dos vários Verões que passei numa casinha bem longe da cidade com a minha mãe, irmã, os meus tios, os meus primos e os primos deles; era algo que adorávamos, porque estávamos ali todos juntos e eu e o resto dos miúdos tínhamos todos praticamente a mesma idade. Fazíamos coisas tão simples, mas que nos davam tanto gozo. Agora...já não é a mesma coisa, claro. Por vezes também me sinto nostálgica em relação a isso, e penso no quanto todos nós crescemos e mudámos os nossos interesses em tão pouco tempo...

2 comentários:

  1. tmb andava na natação mas entretanto deixei de ir, faz mt bem sem dúvida :)

    ResponderEliminar
  2. Também já andei na natação e adorava :)
    Sabes, não ligue ao que os outros pensam e dizem, sê tu mesma, quem te conhece mesmo, saberá que não és assim. O que os outros dizem, passa-me ao lado já :)

    ResponderEliminar