30/09/2015

A "excitante" vida de recém-licenciada

Tenho acordado cedo. Acordo com o barulho da porta, quando a minha mãe sai para o trabalho. Mas não me queixo; até prefiro que seja assim. Não sou pessoa de gostar de passar a manhã inteira a dormir. Pelo contrário, considero-me uma morning person. Só não gosto muito de estar em casa numa altura em que toda a gente está a trabalhar. Faz com que me sinta um bocado inútil, e é por isso que tento manter-me ocupada. Ocupo-me de simples tarefas do dia-a-dia, para que a minha mãe não tenha que se preocupar com elas quando chegar a casa, tais como lavar a loiça do pequeno-almoço ou varrer a casa de banho. Acho que sentir-me-ia ainda mais inútil se não ajudasse com o mínimo em casa. Um dia destes, talvez faça o jantar antes de ela chegar a casa, para também não ter que se preocupar. Tenho almoçado sozinha, e aí aproveito para pôr um dos álbuns da minha biblioteca musical a tocar alto e bom som, que é algo que já sentia falta há algum tempo. Faz-me alguma companhia e dá-me outro ânimo, embora tenha dias em que só me apetece deitar-me na cama e ouvir o dito álbum bem alto até me fartar, sem fazer mais nada. Tenho várias coisas com que me distrair, apesar de tudo. Isto é, quando não estou a tratar de coisas que digam respeito ao estágio que terei que arranjar. Aproveito o facto de estar sozinha em casa para escrever, e ainda tirarei um dia para arranjar contactos de editoras e para escrever um e-mail perfeito, de modo a convencê-las a ler o meu livro. Vou voltar a praticar natação, que é algo que quero muito desde há algum tempo e que agora já o posso fazer, por ter uma piscina mesmo perto de casa e por estar a viver temporariamente sem horários. Foi um desporto que sempre me fez bem e que tenho a certeza de que ajudará a distrair-me. Para além disso, encontrei uma área na nutrição que me desperta imenso interesse. Tenho um livro sobre o assunto para ler, e qual não foi o meu entusiasmo ao saber que, na minha faculdade, vão abrir um curso de cinco sessões acerca do mesmo. Inscrevi-me, e ninguém colocou qualquer entrave em relação a isso. Vou ganhar novos conhecimentos, vou enriquecer o currículo e, ainda, vou distrair-me um pouco e mudar de ambiente. Isto porque o curso vai ser dado na faculdade, o que implicará algumas deslocações ao Porto - olha que chatice...
Não é assim tão mau. Só não quero que alguma vez me atirem à cara que não estou a fazer nada. Na verdade, não posso fazer grande coisa. Tenho coisas com que me distrair, até; não estou propriamente todo o dia deitada no sofá em frente à televisão, que é só a coisa mais inútil que uma pessoa pode fazer, na minha opinião. Vou, pelo contrário, estar a praticar desporto, a ajudar em casa, a fazer algo de útil em relação ao meu futuro e a tentar investir num dos meus hobbies para que dê alguns frutos. Por enquanto. Não quer dizer que vá fazer isso durante toda a minha vida. E é por isso que não devia ficar com a consciência pesada por me sentir de férias quando mais ninguém está de férias e está a fazer algo da sua vida. Não devia ficar com a consciência pesada por me dar ao luxo de descansar de vez em quando, até porque andei a "matar-me" ao longo dos últimos anos para tirar um curso. Agora que o tirei, acho que, realmente, mereço uma pausa. E não devia haver mal nenhum nisso.
Este ano vou poder apreciar o Outono da melhor maneira, a fazer as típicas ronhas no sofá com as mantas, as bebidas quentes e as séries ou os livros enquanto chove lá fora, sem o peso da consciência e das responsabilidades da faculdade. E vou poder viver o Natal como este merece ser vivido, sem o stress dos exames. No fundo, sinto-me bem por já não ser estudante. Parece que a vida se tornou mais despreocupada, pelo menos por enquanto. Só espero que a questão do estágio se resolva. Mas, de qualquer das formas, candidatando-me em Novembro ao programa de estágios que já referi por aqui, só começo a trabalhar em Janeiro. Até lá, continuarei nesta vidinha. Que, no fundo, não é assim tão má. É uma pausa. A meu ver, merecida. E que ninguém me estrague este conceito.

8 comentários:

  1. Quando fiquei em casa "parado" os meus pais não viram essa pausa com bons olhos. Ainda bem que no teu caso é o oposto..

    ResponderEliminar
  2. desde que te sintas bem em relação ao que estás ou não a fazer, o que os outros pensam sobre o assunto é um acréscimo ao qual dás ou não importância :) percebo o teu lado, se eu não ingressasse agora para um mestrado e ficasse apenas com a licenciatura em casa à espera de estágios...ou de trabalho, (à espera não no sentido de não andar a procurar e isso), ficaria desorientada no sentido de achar que não estaria a fazer nada da vida. Mas se tens de esperar para que possas começar estágio não estás a fazer nada de errado, não podes apressar as coisas :) desfruta enquanto estás com tempo livre e faz exactamente isso que estás a dizer, ir à natação..ocupares-te! aproveita :p um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Não te sintas mal. Esta época é perfeita para aproveitar a tua casa, as tuas coisas. Encontrares a tua paz antes de ingressar numa nova aventura. Ainda por cima há prazos, portanto, nada de te sentires mal. Quem me dera a mim ter feito o mesmo! Boa sorte com as editoras!! Mal posso esperar por comprar o teu livro e pedir autógrafo.

    PS: Ainda não acabei de ler, mas estou quase!

    ResponderEliminar
  4. A minha irmã esteve muito tempo mesmo parada depois de concluir a licenciatura. E os meus pais não viram isso lá com muito bons olhos. Porque, lá está, ela ficava o tempo todo parada, no quarto, mandava currículos e essas coisas todas, mas não recebia respostas. Eu pessoalmente também não quereria isso. O meu objetivo para quando acabar a licenciatura, no próximo ano letivo (em princípio!), seria ingressar num mestrado. E depois disso logo se vê. Se não conseguir o mestrado... não sei, sinceramente. Vou meter-me em pós-graduações provavelmente. Só quero mesmo sentir que estou a fazer alguma coisa.

    ResponderEliminar
  5. Acho que fazes bem em descansar e além disso não estás bem parada. Tens planos a curto prazo e só não os concretizas agora porque não podes por isso aproveita para fazeres o que não pudeste durante estes últimos anos (:
    E força nesse e-mail para as editoras para me fazeres comprar um livro de fantasia :D

    ResponderEliminar
  6. é mais que merecida!! Mas eu percebo esse sentimento de inutilidade pois vivi-o durante um ano em que fiquei em casa e me sentia má pessoa por não conseguir um emprego mesmo sabendo que não podia fazer mais do que já fazia todos os dias.

    ResponderEliminar
  7. é uma pausa, também mereces,e é bom o facto de fazeres por aliviar a tua mãe... e espero que tenhas sucesso quanto ao teu livro!! adorava um dia poder publicar um...!

    ResponderEliminar
  8. Acho que fazes muito bem em aproveitar esta pausa. Eu queria ter tido essa oportunidade quando terminei o curso, mas não foi possível. Então depois do mestrado... esquece!, sempre a trabalhar e trabalhar no estágio... Dedicar este tempo a ti mesmo é importante e faz sempre bem, nem que seja à alma =) E não vais ficar, necessariamente, parada, a vegetar.
    Aproveita e faz esse curso também ^^
    Quanto às editoras, não é que tenha conhecimento de causa, mas não recomendaria a Chiado, por exemplo. É apenas uma. Tenho uma visão um pouco negativa de como trabalham... Primeiro, tens que pagar para isso e, depois, consequentemente, tens a questão de que eles publicam quase tudo o que lhes chega às mãos, provavelmente, porque já têm lucro garantido. Para além de que, duvido que façam trabalhos de edição propriamente ditos (revisão, correcção ortográfica, etc.) em condições. Mas é uma questão de falares com várias editoras, e perceberem o que eles procuram e o que tu procuras ^^ (Depois posso dar-te uma opinião mais pessoal.) Força com isso!
    ****

    ResponderEliminar