19/12/2014

O penúltimo semestre


Hoje tive a minha última aula. Não digo que tenha sido a última aula da minha vida, porque não sei o que o futuro me reserva. Mas foi a última aula do curso, e a última aula que tive nesta faculdade, na qual entrei pela primeira vez há quatro anos, num dia de Verão anormalmente fresco e cinzento que parece ter sido ontem. Não deixa de ser uma sensação estranha, isto de saber que não vou ter mais aulas depois de tantos anos de vida a fazer precisamente isto: ter aulas. Estranha, mas boa.
Este foi, portanto, o último semestre de aulas que tive - o próximo é estágio, apenas -, e devo dizer que foi o semestre em que tudo foi mais fácil. Não falo em termos de cadeiras, como é evidente. Tive trabalhos que me ocuparam tempo e que me encheram de stresses - nenhum deles foi fácil - e tenho imensa matéria para ver para os exames, parte dela complicada, outra parte dela mais acessível e uma última parte demasiado abstracta para o meu gosto. Em termos de cadeiras, não foi propriamente fácil e continuará a não ser, mas tenho conseguido organizar-me razoavelmente bem e, de qualquer das formas, estou minimamente confiante em relação aos exames, já que passar nos ditos cujos é uma questão de estudo e de força de vontade.
Foi o semestre mais fácil por ter sido aquele em que, finalmente, levei tudo na desportiva do princípio ao fim e em que me deixei embalar pela rotina. Graças a isto, tive o primeiro semestre em quatro anos em que nunca chorei por qualquer motivo, em que nunca pensei que teria um mau e infeliz futuro por não estar onde realmente queria, em que não pensei em desistir de tudo, em que não morri de saudades de casa. Foi o semestre em que ganhei o hábito de acordar bem mais cedo do que o normal e de não me queixar de ter que o fazer, acabando mesmo por preferir sair de casa bem cedo para ir estudar para a biblioteca, em vez de apenas sair pela hora do almoço - principalmente porque sair bem cedo faz com que não comece a ficar cheia de calor pelo caminho. E o semestre em que ganhei algo próximo a uma amizade, o que vai fazer com que o facto de me ir embora custe ainda mais, tenho a certeza. A parte má no meio disto é que foi preciso chegar ao último ano para conseguir ganhar este algo próximo a uma amizade. Talvez tenha sido por isso que este foi também o semestre em que me senti menos sozinha.
Tomara que todos os meus semestres tivessem sido assim, tão fáceis. Teria encarado a faculdade de uma perspectiva bem diferente.
Tão depressa passou este semestre, que hoje já é dia de voltar a casa. É a primeira vez que regresso a casa tão perto do Natal. Uma pessoa anda tão atarefada com os estudos e tudo o mais, que nem tem um tempinho para relaxar e absorver algum espírito natalício antes do dia chegar. É precisamente por isso que mal consigo acreditar que o Natal está mesmo à porta. Mesmo quando vejo anúncios ou decorações de Natal, tenho tendência a pensar que o dia ainda está longe. Por causa dos estudos, de ter sempre coisas para fazer e de não estar numa casa decorada a rigor, nem parece que é Natal. Daí não estar propriamente empolgada com o regresso, mas antes cansada.
Contudo, sei que isto muda sempre que volto a casa, de tal forma que, depois, não me quero ir embora. Mesmo que o espírito natalício não chegue em pleno, não há nada como estar em casa. 

10 comentários:

  1. Ainda bem que, apesar de ser o último, correu bem!! Boa sorte com o estágio

    ResponderEliminar
  2. Muita sorte para o que vem ai :D e que te comeces a encontrar mais e sejas feliz!!

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que o teu semestre correu bem :), não percas a tua nova amizade ;)
    Espero que tenhas um Bom Natal :D
    -Alexandra

    ResponderEliminar
  4. Olá! Nomeei-te para um tag no meu blog que estará disponível amanhã a partir das 9.30

    ResponderEliminar
  5. A sensação de "última aula" ou "última vez que por aqui ando nem que seja por enquanto" é mesmo esmagadora. Já a tive na época que terminei a parte lectiva do mestrado (primeiro ano), mas depois houve alguns acontecimentos que me esmagaram ainda mais: a imposição de insígnias (finalistas) de dois dos meus afilhados e a possibilidade de nunca mais trajar na vida, a entrega da tese escrita... Ainda terei que fazer a defesa e terminar o estágio da Ordem... mas não é a mesma coisa que "ser" estudante. Mas uma nova etapa, e se fosse de outra maneira também não faria sentido =) E agarra essa coisa próxima da amizade melhéri!!
    *******
    R: Eu tento "fazer" o natal à minha maneira. Novas recordações =)
    Já suspeitava do "irmãozinho" =P E não tens que agradecer - sou eu que me ofereço ^^ Quando falei da auto-publicação, queria referir-me à auto-publicação online. Há sites onde podes disponibilizar os teus e-books, que de forma gratuita ou onerosa. Não sou "fã" de editoras, não da forma como elas existem actualmente (e que, diga-se, sempre foi assim). A auto-publicação que envolva impressão também é, na minha opinião, muita arriscada, porque cá não temos mercado para isso e a especulação em torno de autores auto-publicados é... medonha. Mas a opção online não seria de descartar - os autores dispõem de todo o tipo de ferramentas, hoje em dia, que os faz quase nem precisar de uma editora. Não é fácil, mas é perfeitamente possível (estou quase uma expert na coisa) ^^

    ResponderEliminar
  6. Deve ser uma sensação muito agridoce. Por mais farta que esteja da faculdade sei que quando tiver a minha última aula vou querer voltar ao inicio :)

    ResponderEliminar
  7. Este semestre também estive como tu, andei +- na desportiva e embalada pela rotina, custou menos também xD
    Boa sorte para os exames e para o estágio :)

    ResponderEliminar
  8. Também fico assim quando venho a casa. Depois é difícil ir embora...
    Bom natal :)

    ResponderEliminar
  9. Bem foram uns dias cheios de emoção, com o final do semestre e a chegada do Natal, espero que aproveites bem os teus dias com a familia :) Feliiiiz Natal!

    ResponderEliminar
  10. Uma etapa concluída... boa sorte para o que bocadinho que falta :)

    ResponderEliminar