04/12/2014

A espera

É já este mês que é anunciado o vencedor do Prémio Bang!, mas o mais frustrante nesta espera toda é não ter sequer a garantia de estar, de facto, inscrita no concurso e não saber se continuo em competição ou se, pelo contrário, já fui desclassificada há séculos. Os sacaninhas da editora não dizem o que quer que seja a ninguém - há mais gente a desesperar, e falam sobre isso na página de Facebook deles, mas nunca obtêm qualquer resposta.
É claro que tenho a noção de ter enviado a minha participação antes da data limite, mas acho que o mínimo que podiam ter feito era enviar um e-mail automático a confirmar a participação. Mas não o fizeram, e é por isso que às vezes começo a pensar se o meu manuscrito terá sido, de facto, enviado, ou se, pelo contrário, terá havido um problema qualquer no sistema e o mesmo tenha ficado pelo caminho. Nunca saberei. Da mesma forma, não sei se não terei sido desclassificada; a única coisa que disseram foi que alguns concorrentes já tinham sido, mas não anunciaram quais. Acho, no entanto, que isto é altamente improvável, uma vez que o manuscrito estava dentro do género que pretendiam e que cumpria o mínimo de duzentas páginas. A única coisa que "contornei" foi a sinopse, em que escrevi quatro páginas e, só depois de ter enviado tudo, é que fui ver umas FAQs que tinham publicado no dia anterior a dizer que bastava ter duas páginas no máximo. Mas creio que isto seria um motivo estúpido para desclassificar alguém. Provavelmente, muita gente também enviou sinopses com mais de duas páginas... E espero mesmo que não tenham descartado grande parte dos manuscritos por causa das sinopses. Espero bem que os tenham lido todos, na íntegra. Isto porque acho a minha sinopse muito fraca ao lado da história toda. Pudera, foi horrível de se escrever.
Não estou propriamente com esperanças, não só por causa destas incertezas, mas também porque há muita competição. Claro que me tornaria na pessoa mais feliz à face da Terra se ganhasse, mas duvido muito que isto aconteça. E não é por não ter ficado feliz com o meu trabalho, porque fiquei. É só porque há muita competição. Entre quase quinhentos manuscritos, devem estar uns quantos melhores do que o meu. E alguns piores também, mas não é isto que interessa.
Tenho, entretanto, escrito a continuação deste manuscrito que enviei, mas está a avançar tão, mas tão lentamente, que até dá dó. Como não tenho um prazo para terminá-lo, deixo-o arrastar-se. E, de cada vez que abro o documento para escrever qualquer coisa, é como se as palavras tivessem que ser arrancadas a ferros, e, à medida que escrevo, tenho, por vezes, a sensação de que aquilo não está suficientemente bom. Só quando tenho o computador desligado e quando não tenho possibilidade de perder horas a escrever, como gostaria, é que surge uma onda de inspiração súbita em que as palavras, os diálogos e as cenas fluem livre e naturalmente.

4 comentários:

  1. Sei mais ou menos a sensação de frustração quando queres escrever algo e não sai.
    Espero que saiam os resultados.

    ResponderEliminar
  2. Acho parvo não avisarem ninguém, sinceramente. Mas acredita em ti, quem sabe não tens uma boa surpresa :) Desejo-te boa sorte e gostava de ler um dia esse tal manuscrito!

    ResponderEliminar
  3. Eles não mandaram nenhuma confirmação? Isso é um pouco... vá, parvo. Não acredito que tenhas sido desclassificada, muito menos por causa da sinopse, e especialmente porque essa informação foi prestada quase no final do prazo para o pessoal submeter os manuscritos. Realmente, percebi pelas "curiosidades" que eles publicaram que a competição é muita, concorreu muita gente, e o facto de terem aberto o concurso também para o Brasil, que tem mesmo muuuuita gente, fez com que mais pessoas concorressem. Também estou super curiosa para saber os resultados! =)
    Agora para a continuação, tens tempo, por isso, nada de stress e deixa a coisa sair ^^ Sei bem como é isso de a inspiração só aparecer nos momentos mais inoportunos, por isso aconselho-te o seguinte: anda sempre com um caderninho ao lado, e uma caneta que não falhe, até mesmo debaixo da almofada!! (É o meu truque, apesar de nem sempre resultar =P ). *****

    ResponderEliminar
  4. Eu comecei a escrever um livro (de mim para mim) no início deste ano, as páginas que escrevi contam-se por uma mão e está parado há meses porque não tenho uma data de entrega e portanto deixo andar e andar e andar... Enfim! Estou como tu nesse aspecto, portanto. Agora isso do concurso...Acho horrível que nem se dignem a confirmar a recepção do manuscrito ou a divulgar os nomes dos autores desclassificados -.- que estupidez!!!

    r: olha queria e ainda bem que a tua ginecologista foi boa e querida, é logo meio caminho andado para nos sentirmos melhor e mais à vontade. E melhor ainda é realmente não teres este problema!!!

    ResponderEliminar