11/09/2013

Químicos


Não gosto de sujeitar o meu corpo a comprimidos quando não há grande razão para tal. Às vezes tem mesmo que ser - uma dor de cabeça, no meu caso, não se vai embora sem eles -, mas, mesmo assim, tenho noção de que os químicos, para além de um efeito benéfico em certa parte do corpo, podem prejudicar em simultâneo outra parte do corpo qualquer.
Tomo a pílula já há uns anos. Comecei ainda novita, mas não por livre vontade - pudera, se nem tinha namorado na altura e se nem pensava em ter... Fui obrigada, para fazer um tratamento. Tomei por uns tempos, parei e depois voltei, com outra. E acontece que este tratamento parece nunca mais acabar. Graças a isso, ainda não parei de administrar o raio dos comprimidos a mim própria e de tirar sangue a cada seis meses. As análises têm mostrado bons resultados, mas e depois? Terei que continuar dependente dos químicos para sempre, para que os bons resultados se mantenham? É isto que me chateia. Até porque acho que a pílula só me faz mal. Tenho sentido muitos efeitos secundários, e o pior de todos é uma pontada horrível que surge do nada e que não passa se não me deitar de barriga para baixo - agora imaginem que isso acontece num local público...vou deitar-me no meio do chão? A única coisa boa que fez foi ter transformado a minha pele e cabelo oleosos numa pele e cabelo saudáveis. E isto para não falar dos outros comprimidos que tenho que tomar para o mesmo tratamento, que também têm que se lhe digam.
A minha médica deu-me total liberdade para decidir o que fazer, mas eu não sei mesmo. Se, por um lado, quero livrar-me de comprimidos, verificar se os tais "efeitos secundários" são, de facto, culpa deles e ver até que ponto os resultados das análises se alteram se não os tomar, por outro lado tenho medo de que os efeitos positivos sejam revertidos. Ninguém quer voltar a ter borbulhas na cara e um cabelo oleoso, pois não?
Uma coisa é certa: se não tivesse sido obrigada a tomá-la, acho que nunca teria metido químicos no meu corpo voluntariamente.

16 comentários:

  1. eu também comecei a tomar a pílula há uns tempos mas no meu caso é na tentativa de reverter a anemia. enquanto tomava os resultados melhoraram mas quando deixei, porque tal como tu também tento evitar os medicamentos, voltei a piorar

    ResponderEliminar
  2. Realmente estás numa situação complicada! Fala com a tua médica e pergunta-lhe quais os efeitos secundários que terás se a deixares de tomar!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  3. Eu também não gosto de tomar. Só quando é de extrema necessidade. Mas o teu caso e diferente, tens de falar bem com a tua médica

    ResponderEliminar
  4. Eu também odeio tomar medicamentos, até porque sou uma medricas com tudo o que é relacionado!
    Estás numa situação complicada, realmente :/

    ResponderEliminar
  5. O melhor é mesmo aconselhares-te com alguém que perceba imenso do assunto \:

    ResponderEliminar
  6. Também não gosto de tomar comprimidos, mas ultimamente tem de ser...infelizmente.
    Qto à pílula, a minha é fraquita, por isso nc notei efeitos secundários... o teu caso é chato :/

    ResponderEliminar
  7. Acredito que o melhor é falares com a tua médica e aí decidires o que é melhor para ti.
    E, embora haja a hipotese de vires a ter novamente borbulhas e o cabelo oleoso, há soluções para isso, muitas vezes, caseiras.
    Pondera bem.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  8. Tal como a Valentina disse, creio que deves ponderar bem. É claro que ninguém gosta de ter borbulhas e cabelo oleoso, porém pode ser que isso não aconteça e permaneças como estás agora.
    Também não gosto de tomar comprimidos, porém o médico receitou-me uns para as dores de cabeça. Todavia, como não aprecio estar a tomar um ou dois comprimidos todos os dia, há aqueles dias em que aguento a dor e não os tomo. Hoje disse isso à minha mãe e ela disse "então é porque não te dói" -.-

    ResponderEliminar
  9. R: Sim, é esse o livro! Foi oferecido ao meu pai e ainda tentei pegar nele, porém pu-lo de parte quando ainda nem ia a meio. Mas pode ser que tu gostes :)

    ResponderEliminar
  10. Se a tua médica te deu liberdade para decidires experimenta parar um mês. Ou pede-lhe para tomares outra pílula, pode ser que não tenhas essas pontadas.

    ResponderEliminar
  11. Eu também comecei a tomar pilula ainda muito nova, também por questões médicas e sou como tu hoje ainda tenho que tirar análises de seis em seis meses para controlar o problema de saúde.. Se deixar de a tomar fico de novo doente e tem que ser só esta.. Ainda bem que por estes lados não há efeitos secundários..

    ResponderEliminar
  12. Eu só tomo comprimidos se for mesmo preciso, de resto evito-os :)

    ResponderEliminar
  13. é sempre uma situação complicada. eu também opto sempre por evitar medicamentos, mas há casos em que é mesmo necessário...

    ResponderEliminar
  14. tenho a impressao que tambem ja tomei esses comprimidos manhosos para o acne.. mas a mim nao ficou 100% mas com o tempo desapareceram..

    ResponderEliminar
  15. Acho que podes experimentar parar de tomar, durante uns tempos, ou até mesmo trocar de pílula, a ver no que dá...

    ResponderEliminar