04/09/2013

Destinos Interrompidos - Lissa Price

Sinopse: Callie tem dezasseis anos e vive com Tyler, o irmão mais novo, e Michael, um amigo, nos escombros da cidade de Los Angeles. Quando as Guerras dos Esporos rebentaram, matando todos aqueles que tinham mais de vinte anos e menos de sessenta, Callie perdeu os pais. Como muitos outros Iniciantes, teve de aprender a sobreviver, ocupando prédios desabitados, roubando água e alimentos, fugindo aos Inspectores e combatendo os Renegados. Para tirar Tyler das ruas e garantir ao irmão uma vida melhor, Callie só vê uma solução: oferecer a sua juventude à Destinos Primordiais, uma empresa misteriosa que aluga corpos adolescentes aos velhos Terminantes – seniores, com centenas de anos, que querem ser jovens outra vez. Tudo corre como previsto, até o neurochip que lhe colocaram na cabeça avariar. Callie acorda, de súbito, na vida da sua locatária, a viver numa luxuosa mansão, a guiar carros topo de gama e a sair com o neto de um senador. A vida quase parece um conto de fadas, até Callie descobrir que a sua locatária não quer apenas divertir-se e que, no mundo perverso da Destinos Primordiais, a sobrevivência é apenas o começo.

Há capas de livros que chamam a nossa atenção. Mais do que um título ou do que o autor, é a capa que nos chama, que nos faz agarrar no livro e ler o que está na contracapa...pelo menos, no meu caso. O contraste das cores e a rapariga com a cabeleira cor-de-rosa levaram-me a pegar neste livro assim que o vi pela primeira vez numa livraria. E, assim que li a sinopse, decidi que tinha que o ler. E não me desiludiu.
Este livro é tão bom. Mas tão bom, mesmo.
Talvez por nunca ter lido algo do género pós-apocalíptico, por ter sido algo tão diferente do que já li até então. É que tem ingredientes que o tornam numa excelente leitura: acção, mistério e romance. Para além de estar bem escrito, com personagens bem caracterizadas e cheio de surpresas. Sim, porque quando achamos que nada mais pode acontecer, eis que o livro nos surpreende. Agarrou-me logo no início e cativou-me não só pela história, como também pelo mundo futurista em que esta se desenrola. E quando se chega à parte em que Callie acorda na vida da locatária torna-se muito difícil largar o livro. Apetece devorá-lo, saber o que acontece a cada virar de página.
Houve apenas uma falha, a meu ver, um pouco grave: a ausência da descrição física de Callie. Tudo bem que fala em certos traços, mas coisas como a cor dos olhos e do cabelo fazem logo falta. Acho que é algo praticamente imprescindível, pois temos que ver a personagem na nossa cabeça. Se não, como havemos de a imaginar? Pela imagem que está na capa? Claro que não. Até porque as capas podem variar consoante os países. Mas a tendência é esta.
Fora isso, rendi-me à imaginação de Price e à sua visão do futuro - a mansão onde Callie passa a viver é algo de espectacular! O final do livro só nos faz ansiar por mais, ao oferecer-nos mais alguns mistérios. Pensei que fosse uma história com princípio e fim, mas, depois daquele final, torna-se claro que haverá uma continuação. E certamente ficarei à espera do próximo volume.

7 comentários:

  1. Por acaso não sei se era do tipo de livro que eu leria... quando há demasiada fantasia torna-se demasiado estranho xD

    ResponderEliminar
  2. Nunca li este livro, apesar da capa me ter chamado à atenção. É que eu li o 'Raptada' da Lauren DeStefano e o estilo parece-me o mesmo...
    Já tinha saudades do teu blog; sou uma antiga seguidora tua, que acabou com o blog, mas agora está de volta :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Não faz nada o meu género mas parece ser mesmo giro!

    ResponderEliminar
  4. Ando a tentar comprar esse livros e agora ainda estou mais curiosa.
    -Elisabete

    ResponderEliminar