23/09/2013

Mais motivos para não gostar das segundas-feiras


Ter uma aula às oito da manhã noutra faculdade implica acordar duas horas mais cedo: uma hora para me despachar e a outra para perder na viagem até lá. E isto à segunda-feira.
Não dormi nada de jeito. Não dá para ter sono a uma hora minimamente decente aos domingos, para além de que este calor não dá com nada. Todos os dias, a partir das cinco da tarde, o sol bate em cheio na janela do meu quatro, transformando-o numa sauna, mesmo com a janela aberta. O calor entra, fica como que entranhado, sufoca-me e só desaparece na manhã seguinte, mas não por completo. Portanto, adormeci a transpirar e acordei a transpirar. O despertador tocou às seis da manhã, mas o sono que sentia não me conseguiu travar de saltar da cama, tal era o calor que ainda persistia.
Despachei-me em menos de uma hora. Era tão cedo ainda, mas não conseguia ficar dentro de casa por mais tempo; continuava agoniada. Levantei, então, os estores para abrir a janela e deixar o quarto a arejar, e qual não é o meu espanto ao ver que ainda era noite. Mas noite mesmo. Escuro, candeeiros de rua acesos, ninguém a andar na rua e quase não passavam carros. Comecei a ficar com medo de sair de casa ao ver as coisas daquela maneira, a sério. Mas lá fui, uma vez que estava pronta e ansiosa por receber um ar fresco.
E o bom de sair de casa àquela hora foi mesmo o ar fresco. Fora isso, foi meio assustador. O movimento era mínimo; parecia que estava numa cidade-fantasma. Nem quis ouvir música pelo caminho, já que, se ouvisse, não conseguiria prestar atenção a qualquer ruído que surgisse ali perto - paranóias minhas...sim, como se uma pessoazinha qualquer não tivesse mais nada que fazer a não ser seguir-me ou esperar-me num canto antes das sete da manhã de uma segunda-feira... Só pensava onde raio me fora meter e que talvez tivesse sido melhor ter ido para outra turma que tivesse aula mais tarde. Andar sozinha sob as luzes artificiais não me dá consolo algum - pelo contrário, a luz do sol traz-me alguma segurança e conforto -, ainda para mais vendo tudo tão deserto, como nunca tinha visto. Até o metro ia quase vazio; até na estrada que fica logo ao lado, sempre bastante concorrida, não passava quase ninguém. Já quando apanhei o autocarro, depois do metro, este ia pilhado. O céu começava a clarear e os sinais de vida agitada começavam a surgir. Menos mal.
Foi a primeira segunda-feira de várias que serão passadas do mesmo modo logo de manhã. No entanto, a partir de agora, só vai piorar, com a entrada do frio. Vou querer ficar no quentinho da cama em vez de fugir disparada por causa do calor; o ar matinal já não será bem-vindo, mas gelado; a noite estará ainda mais cerrada, e nem vou conseguir perceber se está ou não a chover por causa disso... O Outono e o Inverno são uma porcaria. Pelo menos, a parte melhor do dia manter-se-á: às onze da manhã de cada segunda-feira, o dia de aulas é dado por terminado.

5 comentários:

  1. Fogo, eu punha-me a cantar para espantar o medo xD

    ResponderEliminar
  2. Entretanto vem o frio mas quando a hora mudar quando saires de casa já será de dia. Deve custar imenso. Boa sorte :\

    ResponderEliminar
  3. r: Eu também não gosto de ter consultas de ginecologia mas tem de ser. E já tenho consultas desde os 18 anos porque basicamente fui quase "obrigada" no centro de saúde a ter consultas de Planeamento Familiar. Mas basicamente, só lá vou de ano a ano fazer a citologia e claro que, quando tenho outros sintomas e assim, tento sempre ter consulta. Eu também já tive um problema com a pílula quando me mudaram a deram-me um genérico. Andei um mês quase a morrer e até tive de fazer uma ecografia endovaginal e perceberam que não m estava a dar bem com o genérico e deram-me a pílula original :)
    Vai ao médico. Não brinques com a saúde principalmente quando diz respeito à tua saúde íntima.

    ResponderEliminar
  4. Com o Inverno é que isso vai custar imenso, prepara-te :/

    ResponderEliminar
  5. Não dá nem para trocar a turma para uma que comece mais tarde? =/ Boa sorte nesse querido dia da semana.

    ResponderEliminar