22/09/2013

Emigrar


Eu, para além de portuguesa, tenho nacionalidade americana. Por este motivo, o meu namorado farta-se de me dizer que, quando acabarmos de estudar, vamos fugir para os Estados Unidos. E também de brincar com o facto de querer casar-se comigo por interesse, devido à minha dupla nacionalidade. Acho piada e gosto quando ele fala nisso.
Na altura, não via as vantagens que a dupla nacionalidade poderia trazer-me. Nunca tinha ponderado a hipótese de ir viver para os Estados Unidos, nem mesmo estudar lá. Nem tão-pouco pensara na ideia da emigração em geral. No entanto, com o passar do tempo e com o evoluir da nossa maturidade, as coisas acabam por mudar. Agora, tenho uma melhor noção das coisas, e isto veio graças ao facto de eu ter deixado a ilha para vir para o continente. Foi com isto que me apercebi que o desconhecido vem sempre cheio de surpresas; há sempre tanto para descobrir e para experienciar e muitas oportunidades à espera.
Por isso, quando o meu namorado traz o assunto à tona, dou por mim a sonhar e a imaginar um possível futuro para nós dois do outro lado do Atlântico. Imagens de nós dois a passear na rua com um copo de café na mão, a ir a centenas de festivais e de concertos, a conhecermos o grupo perfeito de amigos ou a fazermos road trips numa caravana pelos estados fora desfilam logo pela minha mente. Como se isso não bastasse, os filmes e as séries americanas transmitem-me a ideia de que aquele país é um mundo de oportunidades, um palco onde todos podem brilhar e realizar os seus sonhos. E eu aí sonho mais, imaginando-me a alcançar o sucesso e a tornar-me numa escritora famosa.
A ideia acaba por ser aliciante e deixa-me entusiasmada. Apesar de namorarmos há quatro anos e meio, sorrio sempre que ele dá a entender que quer um futuro comigo. No entanto, por outro lado, a ideia de emigrar e deixar tanto para trás consegue ser um bocadinho assustadora.

9 comentários:

  1. :) gostei do último parágrafo, é bom quando a outra pessoa nos demonstra que quer ficar connosco! Quanto à dupla nacionalidade, pode ser uma grande vantagem caso precises de sair do país! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Também gostava muito de o fazer, mas não posso deixar de concordar com a tua última frase :)

    ResponderEliminar
  3. Se tens dupla nacionalidade é mesmo de aproveitar caso queiras emigrar (:
    E sabe sempre bem ouvir a confirmação de que fazemos parte dos planos do namorado não é? :p

    ResponderEliminar
  4. eu gostava muito de emigrar mas para já fico-me por aqui, não iria para as Americas, não acho a localização minimamente atraente.

    ResponderEliminar
  5. Uma das "desvantagens" de emigrar é deixar tudo para trás... Essa parte assusta-me um bocado :/

    ResponderEliminar
  6. Eu não me imagino a viver em Portugal no futuro :)

    ResponderEliminar
  7. os livros foram os três oferecidos mas se calhar vou.lhes dar uma oportunidade (:

    ResponderEliminar
  8. É uma enorme vantagem! Eu gostava de ter a coragem de me enfiar assim noutro país ;)

    ResponderEliminar
  9. Eu também tenho dupla nacionalidade. Há uns anos atrás não gostava muito disso (manias) mas agora vejo que traz muitas vantagens! Se quiser emigrar para os Estados Unidos não me preciso de andar a preocupar com vistos e outras coisas, é mais fácil :)

    ResponderEliminar