29/02/2012

Sobre as coisas que têm continuação

(Aviso desde já que este post pode conter alguns spoilers)
Quanto ao título, bem, refiro-me àqueles filmes e aos livros que têm depois continuação. Às vezes, isso da continuação só serve para encher chouriços. E porquê? Porque o livro ou filme original já está perfeito à sua maneira, porque já acabou tudo, porque todos os mistérios ficaram resolvidos e nada ficou por se descobrir. E, apesar do amor dos criadores pelas suas personagens e pela sua história, pá, há que deixá-las morrer e inventar coisas novas. Há continuações que, a meu ver, foram um bocado tristes.
Não sei se já deram por isso, mas alguns filmes da Disney que são a continuação de outro têm a história oposta do filme original - ter visto muitos filmes da Disney fez com que não me lembrasse de melhores exemplos. Por exemplo:
- na Pequena Sereia, Ariel quer ser humana; já na Pequena Sereia 2, a filha de Ariel quer ser sereia
- no Rei Leão, Simba quer ser rei (ou "mal pode esperar", como ele próprio diz); no Rei Leão 2, a filha de Simba não quer ser rainha nem por nada.
No caso dos livros, também há aqueles que perdem a magia. Refiro-me à saga Wicked Lovely; não sei se alguém conhece ou já leu, mas aconselho o primeiro livro para quem gosta do género fantástico. Achei brilhante. Era sobre fadas, mas não sobre fadas pequeninas que voam pela floresta; eram fadas invisíveis, de várias espécies, boas e más, com as suas próprias regras e as suas cortes. Gostei imenso do livro, e nem pensei que tivesse continuação, por causa dos motivos que referi em cima. Mas, afinal, vim a descobrir que a saga tem cinco livros, e três deles são tipo "desviados" da trama principal, porque falam sobre outras personagens - isto de acordo com a internet, uma vez que dois deles ainda não foram traduzidos -, e isso pouco ou nada me interessa. O restante é continuação do primeiro, e, apesar de não saber que enredo iria a autora inventar para dar continuação à história, quis lê-lo na mesma, já que tinha ficado fascinada com aquele mundo e com a imaginação da autora. Por causa disso, por a achar muito imaginativa, achei que não me fosse desiludir.
Acabei-o na semana passada. Estava a ser interessante, apesar de já não ter toda aquela magia e fascínio do outro livro. Mas, quando menos esperava, acabou tudo. E acabou tudo tão rápido. Foi tudo...demasiado fácil de ser feito. Estava à espera de mais enredos, de mais complicações, sei lá. Ainda para mais porque falavam numa guerra praticamente durante o livro todo, e, no fim, foi como no Amanhecer: tudo ali à espera de uma luta de sangue e, afinal, não houve nada. Por um lado é bom, porque não gosto de ler cenas de lutas e afins - acho chato -, mas, por outro, foi um bocado mauzinho da parte delas terem-nos posto com expectativa.
Resumindo: quando acabei o livro, fiquei com cara de parva. Foi mesmo tão rápido; e eu a pensar que ainda faltavam mais páginas...
Tudo isto para mostrar o meu desagrado. Mas não estou a dizer que tudo o que tem continuação é mau. Claro que não é. Já li livros que acabavam de maneira inesperada, que, quando pensávamos que já estava tudo bem ou tudo normal, deixavam um novo mistério no ar logo na última página. E esse mistério só é desvendado no próximo volume. É assim mesmo que gosto.
Ou então, se houver um final feliz, pois que acabe logo por ali. Acho que de pouco ou nada serve inventar um novo enredo só para tornar o final feliz ainda mais feliz. A sério; por mais que tenham gostado daquelas personagens e daquela história - e por mais que o público tenha gostado -, as coisas têm, eventualmente, que acabar um dia. Podem ficar na memória e deixar saudades, mas novas ideias virão, e podem até ser melhores do que as anteriores.

2 comentários:

  1. Estou completamente de acordo contigo! Há cada continuação mais descabida...

    ResponderEliminar
  2. mais um de acordo, tmb não gosto quando esticam e quanto às sequelas da Disney, opá, eles já há muito que perderam a imaginação para fazer filmes como os antigos e divertem-se a criar sequelas rascas...

    ResponderEliminar