24/09/2015

"Procura activa de emprego"

Agora que terminei o curso, preciso de arranjar um estágio para poder pertencer à Ordem da minha futura profissão. Porque, se não fizer parte da (mal)dita Ordem, nunca poderei exercer.
É estúpido uma pessoa ser mesmo obrigada a pertencer a uma Ordem para poder trabalhar, especialmente tendo em conta que, em algumas profissões, fazer ou não parte da respectiva Ordem é algo facultativo. Aliás, é estúpido que existam Ordens. E é estúpido ter que fazer outro estágio para isto, e que o estágio que fiz durante este ano, integrado no curso, não sirva para isto. Devia bastar fazer um exame e pronto.
Aqui nos Açores existe um programa de estágios remunerados para recém-licenciados. Basta que a pessoa se inscreva no site, insira tudo o que é necessário e apresente uma candidatura, online, à entidade que lhe interessa e que está a aceitar estagiários. O que eu queria mesmo era "usar" um estágio destes para poder pertencer à Ordem, ficando, assim, com um estágio "dois em um": por um lado, fazia o estágio necessário para fazer parte da Ordem e, depois, já podia trabalhar, e, por outro, ganhava dinheiro com isso, por ser remunerado.
No entanto, a próxima fase de candidaturas aos estágios desse programa é só em Novembro, e só em Novembro é que posso saber quais são as entidades que estão a pedir estagiários. Corro, por isso, o risco de chegar a Novembro, ir à página ver quais são as entidades que aceitam estagiários e não encontrar nada da minha área. Como tal, ontem e hoje andei por aí a saltitar de sítio em sítio, a perguntar se iriam abrir vagas para estagiários no âmbito do tal programa, de maneira a saberem que existe por aí uma recém-licenciada à procura de um estágio numa determinada área. Considerei-me uma pedinte de esmola por causa disso, ao passo que o meu namorado denominou a coisa de "procura activa de emprego".
Foram só dois dias, mas senti-me esgotada. Só ouvi nãos e não sei. Ninguém parecia reconsiderar, nem mesmo sabendo que eu estava ali, feita desesperada, a pedir uma oportunidade de estágio. Nem sequer era de emprego, era só de um estúpido estágio. Um estágio com o qual as entidades não têm nada a perder, pois o salário para os estagiários nem sequer sai dos seus bolsos. Não sei o que é que lhes custa.
Não estou a ver-me com muitas mais hipóteses. Nem nunca pensei que isto fosse fácil. Estou apenas cheia de medo de, em Novembro, aceder ao site e não ver um único estágio na minha área. Estes dois dias cansaram-me; senti que estava a fazer figura de parva e a desperdiçar o meu tempo. Lá terei que continuar, embora a vontade seja pouca e não veja a que outros locais me possa dirigir. E não gosto nada deste método de procura, muito menos do facto de ninguém reconsiderar abrir uma mísera vaga para uma estagiária. Tudo isto deprime-me, mas, apesar disso, também me sinto uma completa inútil se passar o dia enfiada em casa como se estivesse de férias.

7 comentários:

  1. Não fazia a menor ideia que era necessário pertencer à ordem. Os engenheiros não têm de pertencer, ainda bem! Talvez as ordens façam sentido em alguma profissão, mas regra geral o que eu ouço, é que não servem para nada ou então são uma forma de afagar o ego de muita gente. "Ai que eu pertenço à ordem, que chique e que bom profissional que sou". x) Mas percebo pouco disso, como na minha profissão não é algo obrigatório.
    Em relação aos estágios... Pois. Lá está, quem tem cunhas safa-se sempre. Fizeste-me lembrar uma amiga minha enfermeira que tem curso há 2 anos e ainda não exerceu - a ser paga, claro. Foi pedir, como tu, por uma oportunidade, a todos os sítios da zona dela. Todos disseram que não tinham vaga. Qual não é espanto dela quando meses depois vê num desses sítios lá uma colega dela, a exercer enfermagem - meia enfermagem, porque segundo essa rapariga dizia "nunca na vida ia limpar o rabo a ninguém". Veio a saber que o director é primo dela. Enfim, este país vive de cunhas. Se fossem todas bem usadas, ainda vá que não vá.

    Vais ver que em Novembro vai aparecer um estágio para ti. :) Eu acredito! #SomosTodosIceQueen

    ResponderEliminar
  2. quando nos dão "nãos", sentimo-nos muito cansados ao fim do dia, é normal :) boa sorte nessa tua busca, não deprimas, que com esforço as coisas acabam por se compor!

    ResponderEliminar
  3. Espero que alguém acabe por te dizer sim, e que consigas o teu estágio em Novembro. O esforço é sempre compensado. Boa sorte :)

    ResponderEliminar
  4. Eu pertenço à ordem dos engenheiros mas não sou obrigada a isso. xD Entrei já sem ter o curso feito para depois não ter de passar por exames. E porque o engenheiro não é reconhecido lá fora logo eles queriam um acordo qualquer para que possamos passar a ser e mais mimimi's. Por via das duvidas, como não sei como será o meu futuro resolvi inscrever-me. Caso me farte de deitar dinheiro ao lixo desisto XD. Areas como as da saude, justiça até acho bem pertencer à ordem ser algo obrigatório. Obriga da ter controlo de quem trata de coisas são importantes como a nossa vida juridica e da nossa saude. Agora se acho bem essa trapalhada toda de estagios? Nem pensar. Fizem o curso e isso devia bastar para terem acesso directo por meio da vossa faculdade assim como nós temos. Caso passasse mais do que x anos ai sim deviam voltar a ter esses estágios e marquises para avaliação deles.

    ResponderEliminar
  5. É uma chatice isto. Uma amiga minha também tinha de pertencer à ordem dela para exercer e aquilo era só gastar dinheiro. Uma estupidez.
    Já pensaste em procurar também no continente? Sendo remunerado talvez desse para viveres cá às tuas custas (:

    ResponderEliminar
  6. As ordens profissionais não fazem sentido nenhum. A maioria nem quer saber dos seus membros. A ordem dos advogados (que é aquela que eu conheço melhor, porque "é" a minha), só quer saber em tirar competências aos estagiários, e dificultar cada vez mais a entrada a novos membros. Não podemos fazer o estágio obrigatório para exercer ao mesmo tempo que o do IEFP, porque o estagiário tem que trabalhar sem ser remunerado. Queres ganhar dinheiro!? Vai trabalhar (que, na verdade, é o que fazemos. Sei que lá por Lisboa, ainda há a tradição de pagar, ainda que pouco, aos estagiários, mas no norte, por exemplo, é tradição precisamente ao contrário). É mais um feudalismo que outra coisa. Por isso é que não é bem a minha ordem profissional, porque ainda sou uma mísera estagiária, que os colegas mais velhos costumam ignorar e os oficiais de justiça (funcionários dos tribunais) costumam tratar mal. E, no entanto, cada vez podemos fazer menos coisas, porque a ordem só está preocupada com os estagiários, mas até os contabilistas podem, agora, ir a tribunal em processos de direito fiscal.
    Quanto aos "nãos", bem... isso é o "pão nosso de cada dia". Se não querem ninguém, mesmo que seja um estagiário que não é pago por eles, não querem e pronto. Ninguém está aí a fazer jeitinhos ao pessoal. A não ser que tenhas uma boa cunha.
    ****

    ResponderEliminar
  7. Estágios remunerados só sei dos do IEFP e isso há aqui no continente :p
    Mas tens de ver o que é melhor para ti.

    ResponderEliminar