27/04/2015

Deixem-me em paz. É pelo melhor

Tenho um relatório e uma tese para escrever. Bem que podia ser só um relatório, já que uma tese de licenciatura é algo um bocado estúpido. Estúpido e trabalhoso. É algo que me tem dado imenso trabalho - nunca pensei que desse tanto -, e o pior é que demoro sempre muito tempo a fazer qualquer coisa. Melhor dizendo, passam-se duas, três horas e não fiz lá grande coisa. Mas está a avançar, como é óbvio (que remédio). Ainda este sábado passei todo o dia à volta dela, pois queria mesmo enviar algo de novo à orientadora. Tenho uma reunião com ela na próxima semana, para além de que já não lhe enviava nada há quase um mês, por culpa da preguiça, por um lado, e de ter pensado que teria muito tempo para trabalhar nisso. O relatório, pelo contrário, é algo muito mais simples, que até pode ser feito num dia. Daí não andar muito preocupada com ele.
Tinha acabado de enviar a tese para as orientadoras, quando a orientadora de estágio me responde ao e-mail a dizer para não me esquecer do relatório. E eu detesto quando este tipo de coisas acontece. Detesto que me digam que não me esqueça disto ou daquilo, pensando que não me lembro das coisas ou que estou nas tintas. O que acontece é que eu lembro-me daquilo que tenho que fazer, e, se ainda não fiz alguma coisa, foi porque tive uma boa razão para não o fazer. Mas sei o que tenho que fazer, e, se é para ser feito, vai ser feito; se é para cumprir determinado prazo, esse prazo vai ser cumprido, garantidamente. Não é preciso andarem sempre em cima de mim; aliás, detesto que andem sempre em cima de mim. Sinto demasiada pressão, e nunca trabalhei bem sob pressão.
Não lhe respondi. Ainda não tinha feito nada do relatório, para além da estrutura. E isto porque andei a trabalhar na tese; não posso fazer duas coisas ao mesmo tempo. Mas é óbvio que me lembro que tenho um relatório para fazer; não preciso que me digam, constantemente, para não me esquecer. Mas, lá está, é algo tão rápido de se fazer e tenho até ao fim de Junho para o entregar, e é por isso que não estou lá muito preocupada. E que não percebo o motivo de tantos stresses por causa de ambos os trabalhos. Porque é garantido que vão ficar ambos feitos até ao final de Junho, pensem elas o que quiserem - sim, porque, com este tipo de conversa, parece que pensam que não ando a fazer nada.
Hoje de manhã, no estágio, estava sem nada para fazer e resolvi, então, começar o relatório. Em menos de duas horas, fiz o que me foi possível fazer - é claro que não consigo escrever um relatório completo quando o estágio ainda vai a meio, não é? -, e, à tarde, mostrei-o à orientadora. Sem nunca mencionar o facto de ter feito aquilo tudo naquele mesmo dia, claro. Corrigiu o que tinha a corrigir e depois disse algo do tipo Muito bem. Está avançado. Ora toma. Espero que agora acredite que, quando for para fazer alguma coisa, eu faço mesmo. Rápida e eficientemente.

2 comentários:

  1. Mas diz-lhes isso, Que não está esquecido que apenas funcionas de forma diferente... Se fores mostrando progressos com o teu metodo de trabalho elas só podem respeita :)
    Boa sorte para isso tudo e que a inspiração desça sobre ti para despachares isso bem rapidinho!

    ResponderEliminar
  2. Sabes que os professores apanham de tudo: alunos que não querem saber, alunos que no início querem saber mas depois mudam e o contrário também acontece. Eu sei que isso te caiu mal (a mim também cai quando a orientadora me diz algo do género) mas acho que não é algo mau como se duvidasse de ti: pode ser apenas para te dizer "Vá lá, eu sei que se quisesses já me tinhas dado isso". Prefiro pensar que é esta segunda, claro :)
    Boa sorte com isso! Sei bem o que é estar de volta das coisas e parecer que se fez pouco, quando na verdade é pouco demonstravél mas há muito trabalho por trás. Espero que corra tudo bem :)

    R: Bolas, provavelmente saí do mundo dos blogs antes de apanhar qualquer referência. Realmente pensava que estavas em Lisboa, que estranho :p Ainda bem que gostaste de estar cá. Eu adoro esta cidade, tem os seus defeitos como todas as outras mas é tão bonita! :) Agora não estás por cá? Foste estagiar para outra cidade?
    Olha fui provar o éclair do dia da mãe e para mim é chocolate em demasia. Há quem diga que não existe tal coisa como chocolate em demasia, mas eu achei isso :p Mas espero que possas provar!
    Eu estou sempre pronta para ir aos éclairs! :D Ora sobre Revenge, vou mesmo começar a ver quando tiver mais tempo. Tenho tido muito pouco tempo, por isso as séries e os episódios são esporádicos - o que é bom, porque assim tenho muitos para ver, mas é mau porque nunca mais os vejo! :)
    :D sinto-me honrada! Se precisares de ajuda estou ao dispôr! :D

    ResponderEliminar