07/02/2014

Desilusões



Há uma rapariga que conheço desde a primária. Foi uma das minhas grandes amigas durante a primária, mas, depois disso, vieram as mudanças de escola. A partir daí, a nossa amizade teve altos e baixos: alturas em que voltámos a falar e inclusive a encontrarmo-nos e outras em que a distância falava mais alto e nos concentrávamos nas pessoas que tínhamos ao nosso lado. A última vez que estivemos juntas foi no Verão de 2011. Fomos à praia. Desde essa altura, o nosso contacto ficou reduzido a likes e a comentários via Facebook.
Claro que não queria que assim fosse. Não desisti; era daquelas amizades que queria reaver e preservar, pois viemos a descobrir que nos tínhamos tornado em pessoas muito parecidas uma com a outra. No entanto, parece que fui só eu a querer isto.
Naquele mesmo Verão, antes de partir para o continente, combinei um almoço com ela e umas outras raparigas. Ela não apareceu. Penso que, nas férias de Natal, tentei combinar qualquer coisa com ela, mas a coisa não se deu. No ano passado, vim a casa na semana da queima das fitas e ela mostrou-se interessada em encontrarmo-nos, mas, a partir do momento em que eu lhe disse Quando quiseres, é só dizer, a conversa morreu. E, no último Verão, falei com ela duas vezes para combinarmos qualquer coisa. Disse que, nos dias que sugeri, não podia. Não sugeriu mais nenhum.
Na semana passada, encontrei-a por acaso. Pareceu-me feliz por me ver e até veio dar-me um abraço. Dissemos que nunca mais nos tínhamos visto; ela perguntou-me se estava de férias. Depois disse-lhe que havíamos de nos encontrar um dia destes. Fiquei com esperança, mas, para ser sincera, não me pareceu muito entusiasmada com a ideia.
Hoje combinei ir a um café com outra rapariga que ambas conhecemos há anos e perguntei-lhe ontem à noite se queria ir connosco. Ainda espero uma resposta. E sei que ela viu a mensagem.
Não percebo como há pessoas que fazem isto. Ainda para mais ela, uma pessoa que eu gostava de ter por perto por ser tão parecida comigo. Tenho pena que assim seja, mas foi ela que o escolheu. Eu tentei. Depois, que não venha com mais indirectas via Facebook - que eu não faço ideia para quem são, mas de certeza que não são dirigidas a mim -, do género Dizem que têm saudades, mas depois não se querem encontrar ou Num minuto dizem que se importam, no outro já se foram. Ainda estou para perceber qual o meu problema, ou o problema dos outros em relação a mim, que faz com que ninguém permaneça na minha vida.

11 comentários:

  1. Enfim, há gente que não merece o nosso tempo.. :/

    ResponderEliminar
  2. eu tenho o mesmo problema que tu, a única diferença é que já desisti de tentar contactar pessoas que pura e simplesmente não querem ser contactadas...

    ResponderEliminar
  3. Há gente que não merece nem o nosso tempo, nem a nossa atenção. Força *

    ResponderEliminar
  4. Já passei pelo mesmo. Sinceramente, essas pessoas não valem a pena, querida :)

    ResponderEliminar
  5. Aqui o problema não é teu é dela... secalhar acha que já não te conhece para estar nesse tipo de encontros contigo porque lhe é desconfortavel.
    Ou secalhar tens alguma coisa que ela gostava de tambem ter... sei lá

    ResponderEliminar
  6. Ohh :s Se ela não quer, ela é que perde! :)

    ResponderEliminar
  7. Tu mostraste-te interessada e, pelo que entendi, ela nem por isso. Se a vossa amizade se extinguir por completo a culpa é dela.
    Eu própria tenho uma amizade dessas, já tentei marcar coisas, mas nunca dá. Agora desisti - se for para continuarmos amigas, isso irá acontecer; caso contrário, acredito que algo melhor virá.
    Não penses é que o problemas és tu - há muito que vão, todavia, somente os melhores ficam ;)

    ResponderEliminar
  8. No teu lugar já tinha desistido à muito tempo.

    ResponderEliminar
  9. Já passei pelo mesmo. Uma grande amiga minha... mas quando digo grande, digo enorme. Não é propriamente uma situação igual, porque não me ignora assim por completo. Mas simplesmente... diz que tem muito a fazer, que é impossível, quando sei que todos temos tempo, basta procurar, e vejo encontros e planos imensos com outras pessoas. Além de que sou sempre eu que falo.

    ResponderEliminar
  10. Se tentaste todas essas vezes e não houve resposta, talvez não sejam tão parecidas como pensavas... eu entendo o teu sofrimento, quanto mais vamos crescendo, mais difícil se torna encontrar amigos... às vezes até colegas, quanto mais amigos... :/

    ResponderEliminar
  11. As pessoas mudam... Eu própria não quero ser contactada por algumas pessoas do meu passado. Não tenho nada contra essas pessoas mas, eu mudei tanto que já não temos nada em comum. Talvez seja o caso dela :s

    ResponderEliminar