21/02/2014

Da culinária


Os meus professores e muitos dos meus colegas dão imensa importância ao acto de cozinhar, mais concretamente à relação entre o curso e o acto de cozinhar. Fico um pouco a apanhar moscas quando falam nisso, inclusive a pensar onde raio me fui meter. Para além de não estarmos num curso de cozinha, achei que o facto de se saber cozinhar fosse somente uma mais-valia acessória, e não algo tão importante assim. Ontem, numa aula, a professora dizia que quem tem mais aptidões culinárias controla melhor aquilo que come, ou seja, faz melhores escolhas alimentares, e, como tal, uma melhor alimentação, o que, como sabemos, se traduz num índice de massa corporal dentro do normal e uma menor incidência de problemas que podem advir de uma alimentação desequilibrada. Mas não creio que a relação seja assim tão linear. Por exemplo, há quem faça excelentes cozinhados mas que opta sempre por pão branco em vez de integral. Assim como há quem não cozinhe e prefira o pão integral, como é o meu caso.
Mas isto das aptidões culinárias levanta uma outra questão, que a professora também focou. Afinal, o que é "ter aptidão"? Melhor dizendo, o que é "saber cozinhar"? A pergunta Sabes cozinhar? é uma às quais não sei responder ao certo, pois isso do "saber" dá muito pano para mangas. Será saber fazer pratos todos xpto? Inventar novos pratos? Saber conjugar alimentos? Limitarmo-nos a seguir uma receita à letra? Ou simplesmente transformar um produto cru em algo comestível, nem que seja uma coisa tão simples como estrelar um ovo?
Só comecei a pegar em tachos e a ligar um fogão quando entrei para a universidade. Antes disso, tinha quem cozinhasse por mim. Nunca tive interesse em aprender, e as pessoas não chegavam ao pé de mim a perguntar-me se queria lições de cozinha. Tive apenas uma pequena fase em que comecei a interessar-me, mas foi passageira e não cheguei a aprender nada. Como, na altura, cozinhar não era algo imprescindível, pois faziam-no por mim, deixei o assunto de parte.
Mas nem agora ganhei interesse. Não tenho tempo para isso, nem paciência. Sim, estudo fora de casa e não cozinho, grande coisa. Trago sempre uma grande mala térmica com comida da mamã já congelada. Apenas cozo arroz ou massa para acompanhar. Às vezes frito uns bifes ou faço uns ovos mexidos. E pronto, nada mais. Quando o congelador fica vazio, passo a ir buscar o jantar ao take-away, ou adopto uma "dieta" à base de douradinhos, massa com atum, tostas com ovos mexidos ou o que quer que seja, desde que seja rápido, fácil, cómodo e que não me obrigue a comprar muita coisa.
Uma das razões para não ter paciência para cozinhados é precisamente esta parte do comprar os ingredientes. Não estou para ir quase todos os dias às compras, ir buscar dezenas de ingredientes para uma só refeição, cozinhar apenas para mim e deixar aquilo que sobrou dos ingredientes a apodrecer. Para além de que não tenho assim tanto espaço para poder arrumar tudo, nem tempo para isso - okay, por vezes posso até ter tempo, mas prefiro gastá-lo noutras coisas, ora. Mas isto é apenas por agora, enquanto estudo. Tenho a certeza de que, quando acabar o curso, as coisas vão mudar. Não em termos de interesse pela culinária, mas em termos de refeições. No entanto, continuo a dizer que quero uma Bimby. Tenho colegas que abominam a Bimby, vai-se lá perceber porquê. Aquilo faz comida na mesma, não faz? Então, pronto. E ainda poupa tempo e esforço. É mesmo uma das melhores coisas que poderiam ter inventado para quem não tem paciência nenhuma para passar horas numa cozinha. Até porque eu só gosto do que vem a seguir, que é a parte do comer. Vá, às vezes ajudo a minha mãe com o jantar, mas isso não é algo propriamente divertido.
Quanto à parte do saber cozinhar ser importante para o nosso futuro profissional, bem, temos pena. Hei-de ter (espero eu) um trabalho onde não seja preciso aplicar os pouquíssimos conhecimentos culinários que possuo.

4 comentários:

  1. Fazes-me lembrar uma colega minha, estuda fora de casa mas não sabe fazer nada e até a roupa leva para a mãe lavar xD

    ResponderEliminar
  2. Sim, ela não faz mesmo nada o que me faz imensa confusão. Ela não cozinha porque ela mora com outras pessoas que cozinham a contar com ela, almoça sempre na faculdade ou fora e ainda leva a roupa para a mãe lavar :o

    ResponderEliminar
  3. É verdade, é um livro que nos faz perceber as realidades, por vezes tão cruéis que existem em outros países .
    Bom fim-de-semana *

    ResponderEliminar
  4. Eu por acaso gosto de cozinhar. Mas claro que prefiro gastar o meu tempo livre noutras coisas, pois, tal como tu, vou tendo quem cozinhe por mim (:

    ResponderEliminar