06/11/2015

Já falam no Natal?

Na minha cidade, já há luzes de Natal. No outro dia, vi que também já havia a característica árvore, disposta no mesmo local de sempre. Pensei que só quisessem ter o trabalho adiantado e que só acenderiam as luzes no início de Dezembro, como é habitual. Mas ouvi dizer que a iluminação de Natal será inaugurada esta noite. E que até músicas de Natal começaram a passar hoje nas ruas. Para além disso, esta semana apanhei anúncios de Natal na televisão. Fiquei parva. Qualquer dia começam a passar anúncios e a inaugurar iluminações no dia das bruxas, por este andar.
Eu adoro o Natal. É uma das minhas alturas favoritas do ano. Mas, este ano, nem me lembro que está a aproximar-se. Melhor dizendo, eu este ano mal sei a quantas ando - ainda no outro dia tive que escrever a data para assinar um papel e quase escrevi Outubro. Custa a crer que o Natal esteja próximo e que o ano esteja quase no fim, se bem que acho que ainda é demasiado cedo para se andar a espalhar espírito natalício.
Quer dizer, sinceramente nem sei se será demasiado cedo ou se sou eu que não sei se vou ter grande espírito natalício este ano, dadas as circunstâncias. Penso que, se fosse noutro ano qualquer, já estaria a vibrar com tudo isto, ansiosa que o Natal chegasse. Este ano, não me sinto assim. Até tenho "medo" de como o Natal vai ser. "Medo" no sentido de ter as expectativas muito baixas e de mal me sentir feliz e tranquila quando chegar a altura, contrariamente ao que acontecia nos outros anos todos.

10 comentários:

  1. Penso como tu, para mim o Natal ainda está a anos luz mas parece que para o resto das pessoas já é tempo de fazer as compras e tudo...

    ResponderEliminar
  2. Eu também acho que ainda é cedo para iluminações e músicas de natal...

    ResponderEliminar
  3. Aqui ainda não há nada disso mas se chegar ao Natal e já houver luzes nas ruas é uma sorte. Já lá vai o tempo que a camara se dispunha a colocar luzes na rua principal logo em Novembro.

    ResponderEliminar
  4. Acho que ainda é muito cedo. Penso sempre assim «Ainda nem fiz anos (dia 21/11) e já andam a falar do Natal»
    Pelo menos na minha cidade já se vê as lojas todas enfeitadas...

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro o Natal, mas incomoda-me que comece cedo demais. Tudo por causa do consumismo desmedido a que as pessoas estão habituadas. Isso retira todo o significado ao Natal.

    ResponderEliminar
  6. Acho que as pessoas, movidas pela onda do marketing, entram no espírito natalício demasiado cedo. Eu ainda não penso nisso...

    Perdida em Combate | GIVEAWAY

    ResponderEliminar
  7. Eu, muito honestamente, não acho grande piada ao Natal e não consigo ter aquilo a que as pessoas chamam "espírito natalício". Sim, dou prendas, sim, recebo prendas, passo a noite de Natal com a família e essas coisas todas ditas "fofinhas e comuns". Além disso, acho que as pessoas começam a festejar esta época demasiado cedo, afinal ainda falta mês e meio até lá.

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro o Natal, adoro a época natalícia mas ainda me faz um bocadinho de confusão que cada vez mais cedo se comecem a pôr os enfeites..

    ResponderEliminar
  9. Este ano por aqui também se adiantaram e os efeitos também foram postos no inicio do mês.
    Eu gosto sempre do Natal mas confesso que a minha mãe e o meu irmão me estragam um bocado o natal :p

    ResponderEliminar
  10. Não sou muito fã do natal. Não tenho boas recordações e o cheio a pinhas é quase equivalente ao cheiro da típica treta ai-é-natal-vamos-todos-fingir-que-somos-muito-felizes-e-solidários-e-que-gostamos-de-toda-a-gente-por-igual-e-não-há-diferenças-nem-hipocrisia-nem-o-raio-que-os-parta. As músicas de natal deprimem-se e a publicidade até faz doer o cérebro. Em Outubro já haviam lojas decoradas e prontas para o natal. Só não me meto a hibernar durante o mês de Dezembro e deixar que a algazarra passe porque não é possível socialmente. E porque gosto de enfardar os chocolates e receber prendas. Sim, eu sei, é um pouco hipócrita, mas é do espírito da época.
    ****

    ResponderEliminar