14/07/2015

Ser-se estudante de nutrição é...

-...ver os meus hábitos a irem pelo cano abaixo por causa de uns dias fora de casa, e sentir-me mal com isso. Porque ir de férias implica, sempre, pecar aqui e ali e comer mal. Não só em termos de gordices e em levar uma alimentação baseada em fast-food, mas também porque, enfim, deixo de comer o que já estou habituada. Por exemplo, lá se vai o leite magro ao pequeno-almoço, o iogurte ao lanche e a sopinha ao jantar;

-...entrar em lutas constantes com pessoas conhecidas para que façam melhores escolhas. Como dizer para não se pôr açúcar no café - ou até mesmo num galão ou meia de leite, porque, caraças, aquilo já é doce, leva leite! - ou dizer à mãe, enquanto ela prepara uma refeição, que use natas de soja ou leite evaporado em vez das natas "normais";

-...perder estas mesmas lutas. Pois. Nunca ninguém me ouve;

-...estranhar ter um prato à minha frente sem nada verde. Eu já estou tão habituada a comer salada ou legumes às refeições, que já não os dispenso. E, quando estes não estão disponíveis, é como se, de facto, faltasse alguma coisa;

-...olhar para uma ementa com espírito crítico. Em restaurantes, em cantinas, enfim, onde quer que seja. Pensar logo no tipo de alimentos que constituem determinado prato e no método de confecção de cada um e ver se a coisa está equilibrada. E uma das coisas que rebenta com a escala do desequilíbrio é o bife (frito) com ovo frito e batatas fritas. Ou o peixe frito com batatas fritas. Qualquer um deles, delicioso, mas, enfim...;

-...desprezar os sumos e refrigerantes. Sempre bebi água às refeições desde pequena, a não ser quando ia comer fora. Agora, vendo bem, não percebo por que o fazia. Desde há uns tempos para cá, só peço água quando vou comer fora. As pessoas, muitas das vezes, ficam a olhar para mim e chegam, até, a perguntar Vais beber água?, como se tal fosse crime. Juro que não entendo, até porque é água que bebo às refeições todas. Mas não, parece que beber sumos é que é fixe, especialmente se tiverem gás e se vierem em latas grandes. Já nem me sinto bem a beber sumos, tal é a quantidade de pacotes de açúcar que aquelas porcarias levam lá dentro, a não ser que coma uma pizza ou vá ao McDonald's;

-...andar, feita parva, a comparar rótulos de produtos em pleno supermercado, com vista a escolher o melhor. Já é inevitável, a sério;

-...sentir-me mal por passar um ou mais dias sem comer fruta ou por escolher sobremesas doces em detrimento de fruta. E isto podia vir no seguimento da parte das férias ou das saladas, já que comer fruta, pelo menos a uma refeição, é outro hábito que já está demasiado entranhado em mim;

-...ficar com cara de parva quando as pessoas falam de "truques" (básicos) para perder peso ou para serem mais saudáveis como quem acabou de descobrir a pólvora. Deixei de beber sumos e notei logo diferença! É que fazem tão mal! Não me digas...;

-...fazer um cálculo mental rápido das porções e dos seus equivalentes e da quantidade aproximada de calorias que tem uma dada refeição. Nem sempre acontece, é certo, mas...;

-...ver planos ou regimes alimentares, feitos por nutricionistas, completamente estúpidos e que vão contra tudo aquilo que aprendi, e perguntar-me onde raio é que esta gente iluminada tirou o curso. O meu nutricionista tirou-me os hidratos de carbono do prato. O meu diz que há legumes que não se devem misturar. O meu até me proibiu de comer pão. B*tches, you're doing it wrong...;

-...olhar para o que as outras pessoas comem, e constatar que comem tão mal. Não é por mal e não é para julgar ninguém, mas é quase inevitável olhar para o almoço de alguém e não pensar em pequenos reparos. E isto tanto pode acontecer por haver calorias a mais (do género: ver alguém a espremer o frasco de maionese como se não houvesse amanhã, para que esta cubra grande parte da refeição), como no extremo do espectro (por exemplo: ver alguém a comer uma pratada de verduras. verduras, que não vão dar sustento nenhum);

-...ouvir comentários constantes, faça eu o que fizer. Ultimamente, o meu lanche tem sido uma taça de iogurte, com morangos cortados aos bocadinhos metidos lá dentro e com flocos de aveia a gosto. E as pessoas dizem que é mesmo coisa à nutricionista, toda saudável e toda light. Quando, numa festa, encho um prato com sobremesas, ou quando, num almoço de família, sugiro colocar uma bola de gelado em cima de uma fatia de bolo, dizem que estou a dar um mau exemplo e que isso não é coisa de nutricionista. Epá, decidam-se;

-...adoptar o lema Faz o que eu digo, não faças o que eu faço. Sempre. Porque eu posso ensinar os outros a comer como deve ser e posso ter os conhecimentos sobre alimentação saudável todos consolidados, mas, epá, não sou eu que estou de dieta. Por isso, se eu quiser ir comer um crepe com gelado, mesmo que tenha dito ao fulano que ele não podia comer, eu vou. Porque não sou eu que sou obesa e que estou em risco de desenvolver diabetes;

-...ouvir as pessoas a teimar que têm razão, quando não têm, e não conseguir convencê-las do contrário. Eu, em vez do açúcar branco, uso o amarelo/uso mel. Ao que eu respondo: Mas é a mesma coisa. E elas teimam que não é. Pois sim;

-...começar o curso a dizer que as minhas escolhas nunca vão mudar, que nunca irei comprar alimentos com base no seu valor nutricional e que nunca serei influenciada por aquilo que vou aprendendo, e, no fim, acabar por me tornar numa picuinhas. Ou melhor, eu não diria picuinhas, mas antes consciente. Ganhei uma muito melhor noção das coisas, no que diz respeito à alimentação. Sei que todos estes pontos podem não se aplicar a toda a gente, mas, quanto a mim, acho que a minha saúde e o meu corpo ficam a agradecer-me.

6 comentários:

  1. fiquei parada na parte do "não pôr açúcar no café" ???????????????? NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO. eu preciso de açúcar no café ahah e também fazemos a distinção do açúcar branco do amarelo ou mel...a minha mãe embirrava contigo nisso também, mas podes explicar-me de que forma é igual? para passar a mensagem :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah, eu costumo dizer que quem gosta de café, tem que gostar do verdadeiro sabor do café, ou seja, não mascarar o sabor do café com açúcar xD (Eu pessoalmente não gosto, só gosto com leite) É que o açúcar não traz benefício algum, só traz calorias xD
      É igual no que toca ao valor calórico ;) Em termos de composição, existem ligeiras diferenças entre açúcar e mel, mas nada de extraordinário, ou seja, nada que justifique usar o mel em vez do açúcar. O amarelo difere do branco em termos de produção (tem um processamento diferente), mas, no fim, vai tudo dar ao mesmo. É por isso que o ideal é não adicionar nada aos cafés e afins ;)

      Eliminar
  2. Ao menos tu sabes sempre o que é melhor para ti, e embora não consigas convencer algumas pessoas a optar pelo mais saudável tens consciência do que te faz bem

    ResponderEliminar
  3. Ai mulher que inferno xD nem comes descansada :p mas são ossos do ofício não é verdade? :p

    ResponderEliminar
  4. :D Eu sou estudante de enfermagem e ao fim de uns meses no curso comecei a ficar paranoica com o facto de lavar as mãos, e de comer mais saudável. Ossos do oficio.

    Beijinho

    ResponderEliminar