27/03/2014

Só fica a faltar a coragem


Na minha próxima consulta de oftalmologia - que acho que ainda está longe, mas não interessa -, vou perguntar ao médico tudo aquilo que puder (e me lembrar) acerca da cirurgia para corrigir a miopia e o astigmatismo. Por acaso não sei se ambos podem ser corrigidos em simultâneo, mas é questão de perguntar.
Comecei a usar lentes de contacto há uns três anos, pelo que a realização da cirurgia não modificaria a minha aparência. Foi precisamente devido à aparência que resolvi experimentar as lentes, e é óbvio que agora prefiro-as aos óculos. Sinto-me bonita, posso finalmente usar óculos de sol e, desde que comecei a usá-las, os meus problemas de visão mantiveram-se estáveis. No entanto, usar lentes chega a ser incomodativo. Primeiro, porque há a parte de elas "rodarem" no olho - elas têm que estar numa determinada posição de modo a que eu consiga ver tudo na perfeição, e, caso rodem, dou por mim completamente cega (isto é, a ver tudo desfocado, como se não as tivesse colocado). E isto tanto pode acontecer por levar com uma rajada de vento na cara, como também sem motivo aparente. 
Como se isso não bastasse, as lentes conseguem deixar-me um bocado limitada em determinados aspectos. Por exemplo, eu não vou de lentes para a praia - gosto de abrir os olhos debaixo de água, para além de que, se as levo, sinto os olhos muito secos. Caso alguém combine comigo qualquer coisa como ir almoçar fora ou fazer um piquenique e ir depois à praia, fico sempre reticente. Porque, se for almoçar fora ou fazer um piquenique, vou com as lentes postas, mas, se depois for para a praia, o que fazer? Das duas uma: tomar todo o cuidado quando for à água, ou levar o espelho, o estojo e o líquido atrás de mim, para poder tirá-las antes de ir para a praia. Geralmente opto pela primeira opção, mas esta não me deixa desfrutar da praia como habitualmente. Para além de não poder abrir os olhos debaixo de água e ter que evitar salpicos, estranho sempre o facto de estar a ver tudo perfeitamente. Sim, porque eu vou para a praia completamente cega, o que também é um enorme inconveniente... Óculos e praia não combinam nada, uma vez que, se os levasse, não podia estar com os óculos de sol, que são os mais indicados para se levar para um sítio destes. E eu não tenho uns óculos de sol graduados, que realmente poderiam dar um jeitão nessas situações.
E posso dar-vos outros exemplos de situações em que me sinto limitada pelas lentes. Se chego a casa morta de sono e cheia de vontade de me atirar para a cama, sabendo que vou adormecer dali a nada, não o posso fazer, pois primeiro tenho que ir tirar o raio das lentes, e só isso pode ser suficiente para o sono fugir. Se estiver em casa de alguém e se me convidarem a passar lá a noite, não o vou poder fazer, pois não tenho comigo o estojo e o líquido para guardar as lentes. Ou seja, não dá para se ser muito espontânea.
Por outro lado, se eu cumprir os requisitos para ser operada - ah pois, também tem esta -, fica a faltar-me a coragem para tal. Obviamente que não se sente nada, mas não consigo evitar ficar arrepiada ao pensar no modo como aquilo é feito.

11 comentários:

  1. As lentes são bem mais práticas do que os óculos mas também tem as suas desvantagens...

    ResponderEliminar
  2. Eu também vou ser operada e estou receosa :/

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho miopia há uns bons 5 anos mas uso óculos diariamente há 3 quase 4 anos. Os meus olhos não lidam bem com lentes de contacto. Ao início era tudo muito bonito mas depois os meus olhos cansaram-se. Não consigo andar com lentes muito tempo e já experimentei imensos tipos/marcas e nem as melhores se aguentam nos meus olhos. Realmente andar com óculos tens os seus nãos como isso da praia e não poder usar óculos de sol mas, quanto a estes, o problema resolve-se com óculos de sol graduados.
    Entre lentes e óculos eu estou muito mais habituada aos óculos e até me dão melhor aspecto. Andar com lentes fazia com que se visse melhor as minhas olheiras e às vezes até ficavam mais acentuadas. Com os óculos consigo disfarçar um pouco. Eu também gostava de fazer essa operação mas só quando a minha miopia parar. Lá para os 25 anos ela ira estagnar ou então subir menos que, agora, sobe de meio em meio ano e depois, se na altura eu vir que os óculos podem ser postos de lado e se tiver dinheiro para isso, pode ser que sim, pode ser que faça.

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho falta de lagrima nos olhos logo não posso usar lentes... depois diz o que medico disse... ando com intenções de fazer essa operação...

    ResponderEliminar
  5. É bom que tires todas as dúvidas ^^

    ResponderEliminar
  6. Eu infelizmente não posso usar lentes :'(

    R: Awww que bom que tenho mais uma participante, fico à espera entao querida! Obrigada! *-*

    *Beijinhos*
    Caty<3
    http://myfairytale4.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Também uso lentes à uns anos e estou estável e quero muito fazer a operação mas morro de medo que corra mal :x
    Tirando a praia não tenho problemas com as lentes e mesmo assim já fui para a praia de lentes e não as perdi debaixo de água o que achei fantástico :p
    Mas só levei porque elas iam para o lixo nesse dia e por isso se perdesse não fazia mal.
    Mas porque não andas com uma bolsinha pequenina com as coisas das lentes?

    ResponderEliminar
  8. Uso lentes há um ano e para mim foi perfeito! Recuperei 10% de visão num olho, mas mantive a graduação. Para a praia é excelente, pq não sou mto fã da água fria do mar. Na piscina, só abro os olhos se estiver com óculos próprios e, se bem colocados, não há problema. A secura nos olhos é normal ao fim de um dia inteiro com elas, por isso, geralmente, não me aflige.
    Achei estranhamente curioso o que contas de elas rodarem no olho e tu perderes o foco com essa facilidade toda... :/ isso não me acontece. É raro elas desfocarem, às vezes acontece não ver logo bem imediatamente após colocá-las, mas é uma sensação que passa rápido.
    Qto à operação acho mto bem! :) adorava fazer, mas já me aconselharam a aguardar até a tecnologia avançar mais um pouco (coisa que tem acontecido nos últimos anos), visto ter a miopia mto alta e uma operação agora poderia invalidar operações futuras. Por enquanto, as lentes são uma ótima opção para mim, mas vejo que a ti te incomodam mais, por isso não hesites em pedir aconselhamento! :) e vai dando novidades disso, please!

    ResponderEliminar
  9. Não sei se a Emma vai ler isto ainda, mas li o comentário dela em que dizia que já abriu os olhos debaixo de água pq as lentes iam fora nesse dia e mesmo que as perdesse não havia problema. Queria só dizer que o maior problema não é perder as lentes, elas debaixo de água podem cortar o olho (conheço um caso) e isso é que é perigoso. A recuperação é um pouco lenta e não se pode usar lentes durante algum tempo.

    ResponderEliminar
  10. se tens a oportunidade para ser operada, aproveita! deixa o medo de lado :)

    ResponderEliminar
  11. Como te entendo (também uso lentes de contacto) :/ mas uma coisa eu te garanto: não era operada nem que me pagassem. Tenho sempre receio de que algo corra mal, mesmo sabendo de pessoas que fizeram e ficou tudo bem.

    ResponderEliminar