12/03/2014

Pensar no futuro



Não gosto de pensar no que está para vir. Nem de fazer planos a longo prazo. Nem tão-pouco de pensar nas escolhas que fiz e que me trouxeram até aqui. São coisas que me deixam chateada e confusa depois de perder muito tempo a pensar nelas, para além de não me fazerem chegar a nenhuma conclusão. Porém, ultimamente, tenho dado por mim a pensar mais no futuro. Talvez por saber que, daqui a um ano, estarei a estagiar e ainda não saber onde me meter. Talvez por as minhas cadeiras este semestre apresentarem-me um leque de possibilidades para quando sair daqui. Talvez por as pessoas começarem a fazer-me mais perguntas sobre o que quero fazer quando acabar de estudar e para onde quero ir. Talvez por tudo isto ao mesmo tempo.
O meu problema é precisamente não saber nada. Não sei para que área me irei debruçar, nem onde me irei instalar. Nem o que fazer quanto ao estágio. Aliás, eu nem sei como funciona o estágio. Não há nada que ambicione...nada a que eu diga Sim, é mesmo isto que quero fazer. Na verdade, sempre foi assim.
Apesar de o meu curso ter diversas saídas, quem não está por dentro do assunto associa-o logo a apenas uma, a mais conhecida de todas. Honestamente, ao longo destes semestres, vim a descobrir que não quero nem por nada enveredar por essa saída. O trabalho parece aborrecido e complicado e requer grande paciência, e eu acho que não tenho perfil para o exercer. Por outro lado, oferece a uma pessoa a regalia de trabalhar por sua própria conta, e, como tal, ter o seu próprio horário e tirar férias quando bem lhe apetecer, para além de ser muito compensador em termos monetários. Ora, não me venham dizer que o dinheiro não é tudo e/ou que não traz felicidade. Dou-vos um exemplo: viajar traz felicidade. Para viajar, é preciso dinheiro. Logo...
Mas é a tal coisa: acho que não teria perfil para trabalhar nessa área, já que prefiro ter o mínimo contacto possível com os outros - bicho do mato, o que é que se pode fazer... E, como tal, restam-me as outras áreas todas, e, até agora, não houve nenhuma que se destacasse. E qualquer uma dessas outras não traz consigo as mesmas regalias. Mas traz um ordenado fixo ao fim de cada mês, mesmo que se tenha passado o tempo todo a pastar.
Como se esse dilema não bastasse, há depois a questão de para onde ir. Seja em termos de estágio, seja depois. Há uns tempos, escrevi um post (*AQUI*) a dizer que preferia continuar por cá, em vez de regressar à minha terra natal. No entanto, sempre que regresso a casa, sinto-me...em casa. É com aquela gente que eu me entendo, e torna-se difícil imaginar viver num lugar onde não possa saborear as iguarias típicas que já se tornaram insubstituíveis, onde não tenho o mar e dezenas de praias tão perto de mim, onde não possa ver a minha família frequentemente... Mas, por outro lado, não vou ter locais novos para explorar aos fins-de-semana. Não vou ter muitas das lojas de roupa às quais gosto de ir e que não existem lá. Não vou ter cafés giros tipo Starbucks ou Moustache. Não vou ter bons concertos - se bem que a maioria das bandas de que gosto percorre a Europa toda à excepção de Portugal, sejamos sinceros. Não vou ter eventos giros como a Feira do Livro de Lisboa. Nem sequer a Fnac. Ou...mais coisas das quais não me consigo lembrar agora.
Este tem sido o meu dilema desde meados das últimas férias, e o pior é que parece que mudo constantemente de opinião, dependendo da pessoa com quem falo acerca do assunto. E não sei por mais quanto tempo continuará a perseguir-me. Sempre demorei imenso a tomar grandes decisões. O problema é nunca saber se estou a tomar a acertada. Penso sempre no que poderia ter acontecido caso tivesse optado por outro caminho, que, na altura, podia nem ter passado pela minha cabeça. Mas isto já é assunto para outro post.

3 comentários:

  1. Espero que as ideias se tornem mais claras e que escolhas o melhor para ti.
    Beijinho e boa sorte*

    R: Estudas onde? :p

    ResponderEliminar
  2. Ando por esses lados sim senhora! Também já tiveste aulas na minha faculdade, não? :p

    ResponderEliminar
  3. Estou um bocadinho como tu.
    Mas em relação a ficares cá ou voltares a casa tens tempo de decidir :)

    ResponderEliminar