17/01/2014

Wanderlust


Viver numa ilha é como viver num mundo à parte. No Verão, tem as suas vantagens - como referi *neste post* -, e é por isso que passei a considerar que a minha terra natal só é boa para se passar férias. Já estou tão habituada àquilo, que uma semana dá para ir a praticamente todos os lugares de maior interesse e dá para fazer diversas coisas. Passada essa semana, já se tornou tudo igual. Já não há mais nada para fazer.
Digo que parece um mundo à parte porque, uma vez tudo visto, está feito, não há mais nada para ver nem mais lugares para onde ir. Se quisermos ir a outro lugar, é ver-nos a pagar mais de cem euros por uma viagem de avião, mesmo que seja para outra ilha. E sim, isto de se pagar um preço tão absurdo para sair de uma ilha é também coisa de outro mundo e só contribui mais para o nosso isolamento.
É por estas razões que adoro o continente. Há sempre lugares para descobrir; há sempre uma cidade ou uma terriola que não conhecemos e que, mesmo parecendo não ter interesse nenhum, pode vir a surpreender-nos. E podemos sair daqui e ir para outro país com grande facilidade. Seja de carro, de comboio ou até numa viagem de avião baratíssima (a comparar com aquilo que eu tenho sempre que pagar para sair daquela ilha).
Só tenho imensa pena de não o poder fazer. Ora por falta de tempo, ora por falta de dinheiro, ora por falta de companhia.
Como acabei de entrar de férias, não me importaria mesmo nada de ficar aqui mais uns dias antes de me enfiar novamente naquele pedaço de terra rodeado por mar. Ficaria por aqui a conhecer cidades das redondezas e a passear mais um pouco aqui pelo Porto, armada em turista. Mas lá está: apesar de já estar habituadíssima a fazer mil e uma coisas sozinha, ir para uma cidade desconhecida por minha conta é algo para o qual ainda não adquiri coragem suficiente. Porque, quer dizer, não tem nada a ver com ir até à baixa ou ir a um concerto sozinha. Aqui no Porto eu desenrasco-me, mas, numa cidade onde nunca pus os pés, aí já é complicado.
Acho que não tiro partido nenhum da minha estadia aqui no continente por causa disso, por, mal entrar de férias, ir logo para casa fazer mais do mesmo e ver o que já estou farta de ver, seja por falta de dinheiro para andar a fazer viagens a partir daqui, seja por falta de companhia. Não sei de onde apareceu de repente esta minha ânsia de viajar e de conhecer novos lugares, mas penso que isso surgiu porque sempre vivi num lugar isolado, que não me dava oportunidade de ir mais longe. Agora que estou num lugar a partir do qual posso ir para tantos outros, a minha vontade é só a de aproveitar a oportunidade. Porque isto pode acabar. Não falta muito para terminar o curso...e, se ficar a trabalhar na minha terra natal, puff, adeus passeios para os arredores e aventuras a baixo preço, olá terrinha isolada que não passa do mesmo e bilhetes de avião acima de cem euros. Mas, aqui entre nós, estou a fazer figas para que isto não aconteça. Não me interpretem mal; adoro a minha terra. Mas já passei dezanove anos confinada àquele lugar. O mundo é demasiado grande para ser reduzido a um pedaço de terra em pleno Atlântico.

13 comentários:

  1. Tens razão* Não me imagino a morar numa ilha, mas claro que também deve ser único :) Espero que te divirtas por cá no continente :)

    ResponderEliminar
  2. eu gostava da experiência, mas não por muito tempo :p

    r: mesmo! obrigada*

    ResponderEliminar
  3. Não sei como seria se tivesse de viver numa ilha. Acho que me ia sentir presa :)

    ResponderEliminar
  4. Não me imagino a morar numa ilha :x Bom fim-de-semana *

    ResponderEliminar
  5. Acho que uma ilha só para férias (: mas como nunca tive essa experiencia , não sei bem como é que ia reagir. um beijinho :)

    ResponderEliminar
  6. Encontrei agora o teu blog e qual não é o meu espanto quando descubro que também és açoriana :)
    Realmente morar numa ilha tem as suas vantagens e desvantagens... Mas até é agradável e por mais tempo que eu esteja fora desejo sempre voltar e ficar...

    ResponderEliminar
  7. Se estudasses em Lisboa podia ser que nos víssemos. Ia ser muito giro, creio, porque me identifico contigo em muitas das coisas que dizes :)
    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  8. Não sabia que viver nas ilhas era assim, nunca conheci ninguém de lá, mas sabia que as passagens eram caras :) Espero que aproveites bem o tempo que passas no continente :)

    ResponderEliminar
  9. Vais procurar trabalho na tua terra natal? Eu tenho uma colega dos açores e ela já disse que não volta para lá. Depois de acabar o curso fica cá a trabalhar.

    ResponderEliminar
  10. pois lá nisso tens razao,é melhor viver no continente,é tudo muito mais fácil :)

    ResponderEliminar
  11. Ora bem! Compreendo inteiramente o que sentes, principalmente quando falas da tua ânsia de conhecer novos lugares e de viajar. Mas devias mesmo fazê-lo! Porque não combinares com uma amiga uma visita a uma cidade perto do Porto? Ou se arranjares coragem para ires sozinha, porque não? E até pode ser que consigas emprego por aí, e que apenas voltes à tua cidade natal de vez em quando :) continua a sonhar com novas paragens, que é do melhor que há no mundo *

    ResponderEliminar
  12. Sinceramente, não gostava de viver numa ilha, gosto mais de viver no centro do país...
    E tenho também a dizer-te que, apesar de ser lá o sítio onde nasceste, "home is where your heart is"... so go find it :)

    ResponderEliminar
  13. eu sempre disse que adorava viver nos açores mas depois de ler o teu texto... acho que tens razão. :s

    r: já saquei ahah tirei do downs-sims3 :D
    oh, se ele me achasse bonita ou interessante não me ignorava :s

    ResponderEliminar