21/03/2014

Porque escrever correctamente só fica bem


Faz-me um bocado de confusão ver alguns colegas a escrever tão mal. Não sei se é por já estar habituada a ler coisas escritas de maneira correcta - de forma a "passar-me" com erros ortográficos ou frases mal estruturadas -, ou se por este meu "choque" ser devido ao facto de as pessoas em questão já estarem na universidade e de algumas delas até serem mais velhas que eu. É que não são só alguns erros ortográficos ou frases mal estruturadas. Até acho que o que mais me chateia é a falta de pontuação. Parece que não sabem usar vírgulas e escrevem sempre para a frente. Houve até uma vez em que uma dessas pessoas estava a ler a minha parte de um trabalho e me perguntou por que é que eu tinha posto um ponto e vírgula em determinado sítio. Eu nem soube o que lhe responder. Vírgulas, pontos e vírgulas e pontos saem-me como que intuitivamente...quer dizer, a sério, como é que se explica a alguém onde é que se colocam essas coisas? Ainda para mais a alguém universitário... Parece, sei lá, que não têm cuidado nenhum em escrever, que só querem despachar aquilo sem se importar com coisas básicas como pontuação, erros e variar nas palavras... Lá por não se estar num curso de letras ou em nada relacionado com isso, não quer dizer que não se escreva bem. Acho isto um tanto ou quanto inadmissível para estudantes universitários, ou então sou eu que sou demasiado picuinhas e que já mantenho uma relação bastante duradoura com vírgulas e pontos e vírgulas. Também não quero ser uma espécie de polícia da gramática e estar sempre a chamar a atenção - dizer constantemente Olha, isso não se escreve assim, Olha, falta ali uma vírgula, Mete vírgula aí, Agora é parágrafo, e etc. consegue irritar qualquer um (eu incluída), para além de transmitir a imagem de chata. Mas, realmente, casos destes não devem ter os melhores exemplos no que diz respeito a escrever mais correctamente. Basta olhar para alguns dos nossos professores, que escrevem mal que se fartam - e parecem nem dar por isso.

8 comentários:

  1. Oh, ficarias surpreendida com a quantidade de alunos de letras que escrevem mal!

    ResponderEliminar
  2. Concordo contigo, e admito que ás vezes até dou erros, mas nada demais.

    ResponderEliminar
  3. Admito que não sou das melhores pessoas a escrever/falar, mas tenho um enorme cuidado e às vezes falha-me. Agora irrita-me profundamente erros tão descarados, coisas básicas. Como "já está pagado" em vez de "pago" e coisinhas do género... E sim é mais deflagrante quando as pessoas estão em níveis de ensino superiores porque a um miúdo do básico até se perdoa...

    ResponderEliminar
  4. Eu tive um professor na universidade que os power points estavam repletos de erros e pontuação não existia.

    ResponderEliminar
  5. Admito que, por vezes, me esqueço de algumas vírgulas, mas não é por mal. Contudo também me salta a tampa, quando alguém não faz os acentos nas palavras ou faz erros muito graves. Digo isto, porque vejo nos cadernos das raparigas da minha turma muitos erros.

    ResponderEliminar
  6. Concordo contigo! Às vezes vejo pessoas mais velhas a escrevem pior do que eu - e a meu ver, não escrevo muito bem, porque tenho tendência a repetir palavras.
    Todavia, tento compreender que nem todos tiveram bons professores. É uma questão de ir dando uma ajuda aos que menos sabem ;)
    Ah.. eu sou do tipo de pessoa que pega num folheto de publicidade e fico a criticar os erros ortográficos ^^"

    ResponderEliminar
  7. Concordo completamente! Fica muito mal e não leva a lado nenhum. Escrever mal impede a divulgação de informação e não por pontos, nem vírgulas também e horrível! Seria muito estranho ler um texto onde as vírgulas e pontos fossem inexistentes, não teria sentido nenhum.
    -Elisabete

    ResponderEliminar