21/08/2013

Sortuda


Por vezes, considero-me sortuda por viver onde vivo. Estudar fora de casa faz-me ter noção disso. Não só devido às saudades, mas também por aquilo que ouço dizer.
Percebi que sou um tanto ou quanto privilegiada por viver num lugar que muitos portugueses gostariam de conhecer, mas que nem todos têm oportunidade. 
Vi que há tanta gente com um certo fascínio pelo mar. Vi as suas reacções quando o observavam passado tanto tempo sem o verem, e eu tenho a sorte de o ver todos os dias, em praticamente qualquer lado. Mesmo sem sair de casa, consigo vê-lo, uma fita azul por entre as árvores que continuam a crescer e os prédios que vão sendo construídos. Ver o mar, para mim, é algo tão banal, quase como parte do quotidiano.
Apercebi-me de como muita gente faz longas viagens para poder ir a uma praia, não conseguindo ir lá com tanta frequência, enquanto eu tenho a hipótese de ir a qualquer uma sempre que quiser, sem perder muito tempo até lá chegar.
Há quem ache assustador viver numa ilha. Não vejo porquê. Pode ser um meio pequeno onde pouco acontece, mas haverá algo melhor do que passar o Verão num lugar onde as temperaturas não atingem os 30ºC, onde tudo é pertinho, onde a água do mar é óptima e onde se pode ir a uma praia todos os dias - desde que haja vontade - em vez de apenas uma ou duas vezes num Verão inteiro?

7 comentários:

  1. És mesmo sortuda nisso... Eu vivo a cerca de 30 km da praia mais próxima :/

    ResponderEliminar
  2. Tens muita sorte nisso mesmo! Eu gostava de viver perto do mar :)

    ResponderEliminar
  3. Compreendo-te tão bem! Sempre vivi perto da praia, e não me vejo a viver muito longe do mar. Para mim, é das melhores coisas da vida.

    ResponderEliminar
  4. Eu faço parte da percentagem de pessoas que nunca visitou as ilhas mas que adorava :) Apesar de viver relativamente perto do mar x)

    ResponderEliminar
  5. acho que a ideias de viver num sítio rodeado por água é quase como estar prisioneiro num lugar para muitas pessoas... por exemplo para algumas coisas tu tens de te deslocar ao continente de avião, é um meio de transporte que as pessoas associam principalmente a viagens longas, dá a ideia de que se vive num universo completamente diferente.

    ResponderEliminar
  6. Viver numa ilha para mim só é assustador porque quer dizer não tens sitio para onde ir se acontecer alguma cena tipo tsunami.
    Mas de resto deve ser óptimo viver com a praia logo ali à porta.

    ResponderEliminar
  7. Tens muita sorte então :)
    Quando me tive de candidatar a universidade também coloquei Peniche porque a uni é mesmo ao pé do mar *.*

    ResponderEliminar