18/07/2013

Férias solitárias


Estava ansiosa para entrar de férias somente para me livrar daqueles horríveis exames e de todas as matérias merdosas que fui obrigada a estudar e que me deixavam com vontade de trepar paredes. Sim, somente por causa disto. Nem pensava em voltar para casa; só queria que tudo acabasse. E acabou, e eu lá tive que voltar para casa, embora não estivesse em pulgas. Apesar disso, tentei convencer-me de que teria umas belas férias.
No entanto, estas férias, até agora, não têm corrido da maneira como estava à espera.
Para começar, o tempo não tem andado muito bom, pelo que tenho passado mais tempo em casa do que lá fora. Nos Verões passados, por esta altura do ano já tinha ido várias vezes à praia e já tinha tomado alguns bons banhos de mar. Este ano, ainda só lá fui duas míseras vezes e nem me meti na água. Tenho, basicamente, descansado. Ver episódios, pôr a leitura em dia - já li um livro inteiro desde o meu primeiro dia de férias e já vou a meio de outro -, voltar a escrever... Não é que me queixe, não fossem coisas que eu adorasse fazer; simplesmente existem dias em que uma pessoa já está tão mole de tanto descansar, olha lá para fora, vê o céu cinzento e sente-se ainda mais mole e fica sem vontade para nada. E, nestes dias, sinto-me como se estivesse a desperdiçar dias de férias.
O problema é que não há muito mais para se fazer, principalmente quando a tua mãe ainda está a trabalhar, o resto da tua família também não está de férias ainda - pelo que, por enquanto, ainda tens que ver os churrascos e as jantaradas bem longe - e as pessoas a quem chamavas de amigas há uns tempos atrás parecem não querer saber de ti.
Pois, a minha falta de vida social consegue, por vezes, deprimir-me.
Não é que não tenha feito nada a esse respeito. Tento reaproximações, porque já sei que, se não sou eu, ninguém mexe uma palha, já que é o que tem acontecido desde há uns meses para cá.
Mas, se eu digo Vamos combinar alguma coisa para amanhã?, a pessoa diz Amanhã não dá, mas combinamos para outro dia.
E esse dia nunca chega.
Ou então dizem-me Temos que combinar coisas!, assim cheios de entusiasmo, e não vêm combinar nada.
Mais valia terem ficado calados.
Ou, então, consegue-se combinar, e, neste caso, acontece o que já referi: as pessoas estão diferentes, e estar com elas já não tem tanta graça. Gosto de saber novidades e contar como tem sido a minha vida lá fora, na universidade...mas, para isso, precisaria de um dia inteiro para contar tudinho, e contaria de bom grado se visse que a pessoa me ouve e me presta atenção ao invés de estar mais preocupada em acender mais um cigarro e em olhar para o ecrã do telemóvel.
Tenho fases: há dias em que prefiro estar sozinha, a fazer as minhas coisas sem ninguém a chatear-me, e há outros dias em que sinto falta de estar com alguém e de conversar.
Mas muita gente parece ter a tendência de se afastar de mim como se eu fosse um bicho ou tivesse uma doença contagiosa, preferindo a companhia de outros e tornando-me no último recurso. De certa forma, já me habituei a isto.
E ainda se admiram por ser anti-social...
É, por isso, normal que passe mais tempo com o meu namorado do que com outras pessoas, já que ele é dos poucos que mostra interesse em estar na minha companhia, pelo que posso sempre contar com ele, e é das pessoas mais parecidas comigo que já conheci.
No entanto, por vezes dou por mim a pensar que, se, por acaso, alguma coisa acontecesse connosco, eu não teria ninguém a quem recorrer. Ninguém a quem pedir apoio, conselhos ou seja o que for. E irrita-me, irrita-me ver toda a gente com amigos-fantásticos-para-toda-a-vida-com-quem-fazem-mil-e-uma-coisas menos eu.

9 comentários:

  1. Sentires-te irritada só te faz mal. O que aí escreveste tem sido a minha vida no verão, desde há 4 anos para cá. E sabes que mais? Com 2 agravantes:
    Não tenho namorado
    e ainda tenho uma panóplia de problemas familiares que me "animam" durante uma boa parte do Verão.
    Claro que não lido bem com isso..
    Mas tenta aproveitar ao máximo, fazer mesmo coisas de que gostes. E sabes que mais? Se queres fazer algo não deixes nunca de o fazer só porque não tens companhia! Quem sabe assim até não encontras novos amigos.. Não desesperes. São fases :)

    ResponderEliminar
  2. ao menos tens o teu namorado...lol
    mas é chato, esses comentários de que "um dia" ou "temos de..." nunca levam a nada, enquanto uma pessoa não toma atitudes nada acontece...

    ResponderEliminar
  3. Oh, isso é tão chato :c
    Não desanimes! Força, tenta divertir-te :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Compreendo-te...hoje é a primeira vez que vou para a praia este ano e as vezes que estive com amigos nestas férias foram muito poucas...
    Mas vá, não desanimes ;) O melhor do Verão ainda há de chegar, rapariga!

    ResponderEliminar
  5. Não desanimes! Às vezes há mesmo alguém que está disposto a sair connosco e dar uma volta, nos é que não notamos tanto essa pessoa porque estamos sempre a olhar para os mesmos :)

    ResponderEliminar
  6. sentirmos-nos sós é das piores coisas que há... eu, mesmo com (poucos) amigos às vezes penso isso, e as minha férias são sempre secantes, pois raramente saio

    ResponderEliminar
  7. Já tive no teu lugar. Sem o meu namorado não tinha ninguém lá para mim.
    As minhas férias são sempre em casa a não ser quando vou com o meu pai de férias ou para a praia com a minha mãe.

    ResponderEliminar
  8. De há uns tempos para cá tenho "eliminado" supostos amigos da minha vida. Percebi que mais vale poucos e bons. Não saio tantas vezes como o costume mas prefiro assim! Acabas por fazer amigos novos com o tempo, pensa que é o universo a fazer mudanças na tua vida :) Quando menos esperares conheces pessoas interessantes!

    ResponderEliminar
  9. É por estes posts que te comecei a seguir... sinto-me tanto como tu que até é confuso sentir isso... sentir que há, de facto, alguém que escreve aquilo que nós próprios sentimos, com palavras tão claras que não dá para fugir delas... obrigada por isso...

    ResponderEliminar