19/07/2013

Aparência vs Idade


Já foi suficientemente mau quando, uma vez, em que tinha dezoito anos, houve quem pensasse que tinha catorze. Mas uns putos de dezassete anos, há uns meses atrás, olharem para mim, com os meus botins giros com um tacãozinho - embora baixo, que eu prefiro calçar coisas em que consiga andar ao invés de usar andas somente para parecer alta -, as minhas skinny jeans verde-menta que me assentam que nem uma luva e com o meu cabelo todo giro com as suas pontas vermelhas, e dizerem que eu pareço ter catorze anos foi, simplesmente, insultuoso. Sim, eu tenho plena noção de que pareço mais nova do que aquilo que realmente sou. Mas uma coisa é terem-me dado catorze anos quando tinha dezoito, e outra é uns putos mais novos darem-me a mesma idade, quando tenho vinte e um. Isto ainda se agrava mais se considerarmos as mudanças que atravessei entre os dezoito e a minha idade actual. Passei a vestir-me melhor, por exemplo.
Quer dizer, que culpa tenho eu? Não tenho culpa de ser baixinha. Nem de ter um corpo pouco desenvolvido - poucas curvas, peito pequeno, etc. Nem de ter a mesma cara de bebé que sempre tive. Não posso fazer nada quanto a nenhum destes aspectos.
Está bem, isto pode ter a vantagem de, quando tiver cinquenta anos, aparentar ter trinta e tal. Mas, por agora, não traz vantagem nenhuma. Também não queria parecer mais velha; queria, apenas, que me dessem a idade que tenho mesmo.
É que é mesmo mau ir comprar alguma coisa e darem-me um tratamento meio acriançado, assim como é também mau estar lado a lado com a minha irmã - que é três anos mais nova - e as pessoas pensarem que ela é que é a mais velha. Só por ser uns bons centímetros mais alta! Oh, desculpem, eu não sabia que a altura traduzia a nossa idade...
E outra coisa que pode vir a ser igualmente má? Imaginem que, daqui a uns dois anos, começo a trabalhar. Quem me vir ainda vai pensar que sou uma estagiária ou uma adolescente que tem um part-time, pelo que não vão acreditar naquilo que digo e não me vão levar a sério.
É que se eu usasse roupas que têm aquele ar infantil ou não me arranjasse minimamente e tivesse atitudes próprias de pitinhas em qualquer lugar que fosse, okay, percebia-se. Mas nem isso...

18 comentários:

  1. Não ligues às opiniões deles.

    ResponderEliminar
  2. Ignora. Acontece-me o mesmo. Tenho uma altura a que acho que posso achar média. O que me faz aparentar ter menos idade é mesmo a cara. E podes crer que também detesto o tratamento acriançado que me dão: mesmo quando ficam a saber a minha idade!
    As pessoas gostam muito de achar coisas dos outros...

    É sobreviver a estes anos em que nos tratam sei lá como, e olhar para o futuro em que enquanto muitas e muitos vão estar todos escavacados, nós vamos estar lindas e frescas!

    ResponderEliminar
  3. Passo pelo mesmo e era capaz de subscrever até as vírgulas deste post. Enfim, só quem passa pelo mesmo é que entende! Força para nós :D

    ResponderEliminar
  4. Também já me aconteceu, porque sou baixa e dizem sempre que tenho 15 anos em vez de 17, como também à uns dias disseram que eu parecia ter 20, por isso são opiniões, não ligues! :)

    ResponderEliminar
  5. Eu sou mesmo o contrário x) Tenho 14 e já me tentaram vender um carro xD Nem sei se isto será bom ou mau...mas cheira-me que é mau x)

    ResponderEliminar
  6. Ohh, isso acontece. Não ligues, como tu própria disseste isso vai ter vantagens no futuro! Pior seria se tivesses aparentasses ter mais idade :) *

    ResponderEliminar
  7. O ano passado deram-me 15 e eu tenho 20. Ninguém me dá 20 anos e eu fico muito feliz por isso. Nunca me incomodou e duvido que vá incomodar. Antes assim do que ser daquelas raparigas que parecem ter mais 10 anos em cima.
    Não sei como és no teu dia-a-dia mas quando começares a trabalhar podes começar a maquilhar-te e a roupa com certeza que vai mudar.
    Mas não te preocupes com isso.

    ResponderEliminar
  8. eu acho que qualquer um dos enganos, para maior ou menor, é mau. eu tenho cara de velho [lol] e faz-me impressão algumas pessoas não acreditarem quando digo que tenho 23 anos, como se eu estivesse a mentir de forma a que me tomem por mais novo. parece o caso daquelas mulheres que não querem que se lhes saiba a idade e se põem a dizer que têm x anos....

    ResponderEliminar
  9. A mim ninguém me dá a idade que tenho, mas que se lixe o que pensam :)

    ResponderEliminar
  10. Eu também pareço mais nova do que aquilo que sou e odeio.

    ResponderEliminar
  11. Gosto que me dêem a minha idade actual: 18, ponto final! Aqui há tempos família afastada de visita à minha avó deu-me 16, fiquei um furiosa por dentro confesso. Prefiro que me dêem um pouco a mais de que a menos, livra! Mas darem-me mais de 25 começa a ser demais. A minha forma de vestir confesso que faz-me parecer mais velha e mesma a forma de estar ou falar. Se há coisa que eu adoro é dizerem-me que sou madura para a minha idade, music to my ears!

    ResponderEliminar
  12. É chato quando isso acontece, o que vale é que quando fores mais velha vão pensar que és mais nova. xD
    A mim, já me deram a idade que tenho, como também já pensaram que fosse mais nova e também mais velha...

    r: O nostril fica bem giro!
    Apenas uma parte do meu sonho realizou-se, porque não recebi os 20 euros xD
    Deve ser altamente viver nas ilhas o: Eu nunca visitei as ilhas, mas imagino que seja espetacular devido à natureza presente. x)

    ResponderEliminar
  13. Por acaso, isso já não me acontece com tanta frequência. Claro que há quem me dê 16 ou 17 anos, apesar de estar quase a fazer os 19, contudo, já nem me aborreço. Afinal, desde que eu goste, o resto não importa ;)

    Bom Domingo!

    ResponderEliminar
  14. Eu tenho 20 anos e às vezes tratam-me por senhora! Eu detesto.

    ResponderEliminar
  15. Eu tenho 21 e ontem deram-me 17 também odiei. Mas mais parvo ainda é que há pessoas que me dão mais e outras que dão menos

    ResponderEliminar
  16. Acontece-me o mesmo e eu tento não ligar, mas não consigo deixar de ficar meio incomodada quando vou a lojas comprar algo e me tratam como se fosse ainda uma menina!

    ResponderEliminar
  17. Quando alguém tenta adivinhar a minha idade é uns dois ou três anos abaixo mas não 14... Por um lado acho que até vai ser bom daqui a uns anos aparentares ser mais nova! Mas por enquanto deve ser chato, eu entendo :)

    ResponderEliminar