13/03/2013

Tatuagens


Não desgosto de tatuagens. Quer dizer, depende. Há umas bonitas, outras feias e ainda umas ridículas. Mas, seja que caso for, ver uma pessoa tatuada não me faz diferença nenhuma. Na verdade, a única coisa que me ocorre quando vejo pessoas tatuadas é que são loucas. Não digo que são loucas num sentido pejorativo. Digo, sim, que são loucas por terem tido a coragem de sujeitar parte do seu corpo à gravação de uma imagem que ficará ali para sempre. E ainda mais loucas são aquelas que tatuam as ditas tatuagens ridículas: o nome de alguém - especialmente o do namorado ou namorada, coisa que, quando é feita, põe a relação nas portas da morte, já que, pouco tempo depois da "prova de amor", puf, lá se vai o relacionamento (falo dos casos que conheço); nunca vou esquecer a figura de um homem (com muito mau aspecto, por sinal) que tinha tatuado num braço Sabrina, no outro Nicole e nas costas um outro qualquer que não consegui ver bem -, o nome ou o logotipo de uma banda - tipo, quem é que garante que se vai gostar daquela banda ou cantor para sempre? Ou até se se vai continuar a gostar sempre da mesma maneira? Hã? - e o retrato de alguém - acho horrível, e não vejo grande sentido em fazê-lo; quer dizer, a pessoa ou animal que se retrata vai ficar sempre na memória, em fotografias e etc.; assim parece que a pessoa ou animal que morreu nos vai assombrar durante a vida toda.
Parece-me que as tatuagens estão a ficar cada vez mais sobrestimadas. Hoje em dia vejo muito mais pessoas com tatuagens do que há uns anos atrás, assim como vejo - ouço, neste caso - muita gente, principalmente adolescentes, a dizer que gostava de fazer tatuagens. Ao que parece, vão haver cada vez mais pessoas com tatuagens, e, por isso, das duas uma: ou o pessoal mais antiquado começa a mudar a sua mentalidade em relação a isso - a não olhar de lado e a não discriminar, principalmente no que diz respeito àquela "regra" parva de não contratar pessoas tatuadas para um dado emprego -, ou nada irá mudar, e as pessoas com tatuagens excessivas e que ficam à vista de todos continuarão sem poder trabalhar em lado nenhum, à excepção das lojas da Fnac ou whatever.
Mas a questão é...o que é que leva as pessoas a fazer uma tatuagem? Principalmente estes adolescentes para os quais as tatuagens parece que viraram moda. Há uns que dizem coisas to tipo: Quero fazer esta tatuagem, adoro-a, é linda!, etc etc. Está bem, e queres fazê-la só por ser bonita? Assim, só porque sim? Só para dizeres que tens uma? Não é suposto significar alguma coisa? Sim, muitas vezes dizem que as querem, mas não o justificam. Sei que cada um faz o que quer com o seu corpo, mas gravar lá coisas só porque sim, só para enfeitar, só para "estarem na moda"... É que não é como uma peça de roupa, em que usa durante uns anos e depois guarda-se, ou como fazer um furo, em que, quando se fica farto do brinco, tira-se e o furo lá fecha (ou não). Há-de ficar sempre lá, mesmo que a pessoa se farte ou que a imagem deixe de significar algo para ela. Mas enfim, o problema é deles, não é?
Não tenho tatuagens e não tenciono fazer nenhuma. Para além de me meter um medo terrível, e embora as aprecie quando são bem feitas, não me imagino com nada disso e não encontro grande sentido em fazê-las. Ah e tal, têm significado, mas e depois? Haverá necessidade? Para além de que tem que se ter cuidado com elas por causa do sol e que a coisa deve ficar linda quando a pele já estiver envelhecida...
Para terminar...não gosto de ver símbolos a tons de cinzento espalhados por várias partes do corpo. As tatuagens que mais gosto de ver são as mangas. Principalmente as coloridas. Muito mais estilosas, a meu ver.
Espero não ter ofendido ninguém com este post, pois não era minha intenção, e que ninguém me venha atirar pedras. As opiniões são para serem respeitadas, não é assim?

7 comentários:

  1. Eu quero fazer uma. Mas é quando tiver a certeza que quero aquilo para sempre no meu corpo e se tiver um significado para toda a vida. Mas claro, todos pensamos de forma diferente.

    ResponderEliminar
  2. tatuagens são como tudo na vida, há que saber fazê-las... eu gostava de fazer e ao fazer seria num local onde não me afectasse profissionalmente, pena é que algumas pessoas não se lembrem disso e desatem a fazer tatuagens na cara e em outros sítios visiveis.

    ResponderEliminar
  3. eu não desgosto, têm um carácter demasiado definitivo. E principalmente o tatuar o nome do namorado/a, não acho bem. Mas cada um sabe o que faz

    ResponderEliminar
  4. Eu não gostava primeiro mas a minha opinião tem vindo a mudar. Agora gosto de ver :)

    ResponderEliminar
  5. Fazer tatuagens tornou-se cada vez mais acessível pois existem estúdios em todo lado agora e isso leva a que mais pessoas façam e que façam muitas e muitas vezes coisas irrefletidas. Como em tudo, há os extremos e os ridículos, como os casos que falas em que tatuam os nomes dos namorados. Eu adoro tatuagens e se tivesse dinheiro já tinha feito todas as que gostaria uma dia de fazer :)

    ResponderEliminar
  6. eu gostava de fazer uma...ainda vou fazer!!! Mas pequenina...não quero enjoar xD e de preferência escondida! assim não tenho problemas com empregos futuros (embora se me mantiver aqui não há problema)
    mas respeito a tua opinião!! :)

    ResponderEliminar
  7. Eu adoro tatuagens, mas para as fazer nao é so por ser bonita, tem que ter um significado enorme, afinal de contas ira ficar para sempre no meu corpo. Por exemplo, quero fazer uma com o simbolo do infinito, sei que é cliche mas para mim significa tudo, ou seja, os meus pais, irmaos, familia, tudo o que sera me para sempre, nao acredito em tatuagens de amor ou algo assim isso acho ridicolo, afinal pode acabar, mas familia, irmaos e pais isso é nosso para sempre ... agora so falta coragem .. e dinheiro xD

    ResponderEliminar