10/12/2015

A tentar ultrapassar o trauma da condução...

Já aqui tinha dito o quanto detestava conduzir. Nunca gostei daquele joguinho de pés constante, de ter que estar sempre com os olhos bem abertos, de não me sentir nada segura. Passei, por isso, anos sem pegar num carro, apesar de tanta insistência por parte de tanta gente - para ser sincera, essas insistências tornavam a coisa ainda pior. Comecei a pensar que os carros Smart é que seriam os ideais para mim, por me parecerem ser os mais fáceis de conduzir, e isto por terem apenas dois pedais. O problema era serem muito caros.
Não me importava muito com o facto de não conduzir, sinceramente. No entanto, agora que vou trabalhar, pensei que estava na altura de ultrapassar o meu trauma. Eu teria que conduzir para ir para o trabalho e voltar para casa, já que isto aqui é um bocado pobre em termos de transportes públicos, para além de que teria que ficar dependente dos mesmos. Teria que ter o meu próprio carro. Não podia depender das boleias da minha mãe para sempre, até porque dar-me boleia todos os dias não lhe daria jeito nenhum. E porque não quero ser assim tão dependente.
Posto isto, para ultrapassar o trauma devido à necessidade de conduzir, pensei em ter algumas aulas numa escola de condução, para me relembrar das coisas e para ver se me sentia segura de uma vez por todas. Seria um suplício, contudo. Pelo que voltei a ficar com os carros Smart na cabeça.
Por mero acaso, encontrei um Smart em segunda mão a um preço que considerei bastante acessível. Não hesitei. Depois de o experimentar, fiquei radiante e ainda mais convencida de que era o carro ideal para mim. Porque aquilo é um sonho para conduzir. Só tem dois pedais, não é necessário meter mudanças e nunca vai abaixo. Para além de ser pequenino, fofinho e muito giro. Nem quis procurar outro carro. Pensei que já não teria necessidade de ter mais aulas de condução. E tinha dinheiro no banco.
Sim, comprei-o. As pessoas podem dizer que fiz mal, que vou ficar mal habituada e que vou continuar sem conseguir conduzir um carro "normal". Mas quem o vai conduzir sou eu, pelo que quem tem que se sentir segura sou eu. E, quando precisar de mudar de carro, posso muito bem comprar outro carro automático, ou outro Smart, e posso conduzir esse tipo de carros durante toda a vida - como se eu me importasse!
Mas, apesar de ser a coisa mais fácil do mundo para conduzir, continuo uma medricas de primeira. Toda a gente diz que é uma questão de prática. É por isso que tenho tentado andar com ele todos os dias, para ver se me habituo, se perco o medo e se ultrapasso o trauma. Tenho que conseguir fazer isto antes de começar o estágio, porque, a partir daí, terei que me deslocar sozinha até lá.
Apesar de tudo, ainda me custa acreditar que tenho um carro. Parece uma coisa tão...adulta. É estranho.
Encontro-me, agora, a aceitar CDs como prenda de Natal, já que deve ser muito mais agradável ouvir músicas do nosso agrado a caminho do trabalho e no regresso a casa - e, de preferência, a um volume bem alto. Se bem que, nestes primeiros dias, tenho andado tão nervosa enquanto conduzo, que nem ouço o que está a dar na rádio.

5 comentários:

  1. Ainda na semana passado conduzi o smart for four do meu namorado, a pedido deles automático, e adorei. Prefiro mil vezes pedais porque sinto mais controlo do carro. Mas Isso vai dos gostos mais vale ficar mal habituada com o teres o teu carro sem dependeres de ninguem do que andares às boleias.
    E um smart é um mercedes. Eu comparar o meu 107 ao smart do meu namorado é absurdo, a leveza, estabilidade, os acabamentos... toda chique ;P

    ResponderEliminar
  2. Fico feliz por ti, aproveita-o bem :)

    ResponderEliminar
  3. Com o hábito isso da condução vai ao sítio, vais ver :)

    http://venus-fleurs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. eu comecei logo a conduzir um nissa quashquai, a gasóleo e de fácil condução, fiquei mal habituada é certo, nem pego em carros a gasolina com medo da condução também mas são tudo macaquinhos da nossa cabeça. peguei na carrinha do meu avô, apesar de ser a gasóleo é tudo menos automática ahah e conduz-se muitoooo bem, tinha um medo parvo. só falta pegar num carro a gasolina e mais do que isso, aprender em subidas a arrancar com o carro, fico empenada sempre -.-

    ResponderEliminar