24/11/2015

Isto dos estágios anda a dar cabo de mim...

Às vezes, a minha atitude positiva desaparece, por me sentir como que esmagada e sufocada pela realidade.
Decidi que tenho que ficar cá e que não vai dar jeito nenhum ir para outra ilha. Por causa das consultas do dentista devido ao aparelho e porque, vendo bem as coisas, não iria poupar dinheiro nenhum, já que teria que gastar grande parte dele na renda de uma casa ou de um quarto.
Assim sendo, candidatei-me a alguns estágios da minha ilha, e apenas aos da minha área de formação, mas, sinceramente, não estou com grandes esperanças. Até já fui rejeitada por um deles.
Em contrapartida, já me telefonaram a "oferecer-me" um estágio na minha área. Num ginásio, o que é mesmo apelativo. Mas que tem o grande inconveniente de ser noutra ilha.
Ou seja, na minha ilha, ninguém quer dar-me uma oportunidade e age como se eu fosse invisível, ao passo que, nas outras, têm falta de gente e estão interessados em mim. Isto não podia ser mais injusto.
Nem sei o que poderá acontecer caso não seja aceite em nenhum dos estágios a que me candidatei. Não sei se poderei concorrer novamente na próxima fase. Não sei se me atribuirão um estágio "ao calhas", cuja vaga esteja por preencher, mesmo que não seja da minha área. Tentei saber, mas ninguém me atendeu.
Seja como for, tudo isto me coloca num dilema, sem saber o que será preferível. Fazer um estágio na minha área, com a possibilidade de pertencer à Ordem, independentemente do local e acabando por não poupar nada do salário por causa de rendas, contas para pagar e compras para a casa? Ou estagiar noutra área qualquer na minha ilha, estágio esse que servirá apenas para estar a fazer alguma coisa e a receber um salário?
O ideal seria combinar as duas coisas, mas, como já disse, não tenho grandes esperanças.
Acho que vou esquecer a ideia de ir para outra ilha, embora tivesse ficado contente que tenham vindo atrás de mim. Não iria importar-me de viver sozinha, até porque seria uma forma de me ver livre dos stresses que às vezes surgem aqui em casa. Mas iria acabar por gastar o salário quase todo.
Por outro lado, ficar aqui e acabar a estagiar numa área que nada tenha a ver com a minha parece-me demasiado estúpido e digno de um enorme facepalm. Porque serviria apenas para passar o tempo e para ganhar dinheiro. Não me serviria de nada. Mas, quando começo a pensar melhor, penso que, pelo menos, será alguma coisa. Há quem não tenha nada. E eu acabaria por receber alguma coisa, finalmente.
Não sei porquê, mas sinto que desiludirei toda a gente se acabar num estágio que nada tenha a ver com a minha área. Ou se, pior ainda, não acabar em lado nenhum. Terei ficado tanto tempo à espera, sem fazer nada em termos profissionais, para nada. Se bem que não posso fazer grande coisa, não é...não posso apontar uma arma à cabeça das pessoas e obrigá-las a darem-me um estágio...
Por vezes, até, começo a ficar um bocado triste por estar em casa. Mas, depois, lembro-me que posso passar algumas horas a escrever, e isso anima-me. Oh, seria tudo tão fácil se eu fosse uma escritora rica e famosa...

6 comentários:

  1. Compreendo perfeitamente o não queres gastar o salário com as rendas... Mas a verdade é que é na tua área. É uma situação complicada, não sei como agiria mas a coisa mais racional a fazer - se não exitirem outros inconvenientes, claro - é ires para a outra ilha. Assim não estarias " a perder tempo" e começas logo a ganhar experiência na tua área. Mas experimentar outras áreas nunca é mesmo tempo perdido. Acabas sempre por evoluir de alguma forma. Boa sorte com essa decisão. Não é nada fácil.

    ResponderEliminar
  2. É sempre uma decisão complicada... mas eu se calhar na tua situação tentava ganhar experiência na minha área, mesmo que isso não me deixasse juntar muito dinheiro nos primeiros tempos. Tens de pensar bem em tudo :)

    ResponderEliminar
  3. Entendo-te, eu também ia querer poupar mas já começavas a ter alguma experiência o que é bom e nunca se sabe se depois não iam querer que lá ficasses a trabalhar.
    Mas toma uma decisão que te deixe satisfeita, e não tanto nos outros. Porque no fim tu é que tens de lidar com a tua decisão todos os dias.

    ResponderEliminar
  4. Eu compreendo-te mas a meu ver tens de escolher um estágio na tua área, se é mesmo isso que queres e que a longo prazo te deixará feliz e satisfeita.

    ResponderEliminar
  5. Há sempre um lado bom e o lado menos bom para todas as situações mas é imprescindível que mantenhamos o foco e o positivismo pois é isso que nos dará alento para continuar :)

    ResponderEliminar
  6. Se fosse eu, assim à primeira vista, arrisca ir para outra ilha. Podia não compensar em termos monetários, mas em termos profissionais iria ser um progresso. Já estás habituada a estar "fora do teu elemento" e estarias sempre mais perto de caso do que quando estavas no continente. Pensa que é apenas mais um obstáculo, uma meta que vais atingir. Mas és tu que tens que decidir que rumo vais tomar, porque esta é apenas a minha opinião, mas eu estou de fora. A decisão deve ser sempre tua e em função das tuas escolhas/prioridades. E não deves sentir-te desiludida, porque as coisas são mesmo assim. Não é nada que esteja dependente de ti, simplesmente não há estágios na tua área na tua ilha.
    E se escrever anima, continua!! Sei que tenho uma "opinião" pendente, mas isso não invalida que continues o teu trabalho ^^ As coisas que nos fazem bem são sempre bem-vindas!
    ****

    ResponderEliminar