20/05/2014

Mestrado? Não me parece

Não sei o que deu de repente à minha mãe para começar a dizer-me que eu devia tirar um mestrado.
Estou, neste momento, no terceiro ano de uma licenciatura de quatro anos, e nunca pus a hipótese de ir para mestrado a seguir. Simplesmente por não ter vontade.
Já quando estava no secundário, nunca houve aquela enorme vontade de ir para a universidade. Há imensa gente - até quem está a ler isto pode, muito provavelmente, fazer parte deste grupo - que diz/dizia que adorava ir para a universidade tirar determinado curso e tal, mas eu, que, até, sempre fui das melhores alunas de todas as minhas turmas, nunca tive esse desejo. Meti-me na universidade "porque sim", porque era assim que devia ser, porque, depois da escola, vai-se para a universidade e não se fala mais nisso.
Depois da universidade, vem o emprego, e, se antes achava que isto seria uma dor de cabeça e o fim da boa vida, nos últimos tempos tenho vindo a achar o contrário. Estar a trabalhar é que me parece ser "a boa vida". É que só o facto de não ter que ouvir palestras - a.k.a. aulas - e de não ter que estudar dias a fio para os malditos exames é simplesmente maravilhoso. Libertador.
Por isso, cada vez mais vejo-me inquieta por acabar de estudar, arranjar um emprego, começar a ganhar o meu dinheiro e ser, finalmente, independente.
Mas os meus familiares parecem decididos a arruinar a minha fantasia. Por causa do raio do mestrado.
E dizem Mas são só mais dois anos a estudar. Falar é muito fácil, quando não são eles que passam pela situação. Cada ano traz consigo as infernais épocas de exames, as "férias" de Natal mais horríveis de sempre, passadas quase inteiramente a estudar de pijama enquanto toda a gente está feliz e relaxada por ser Natal, os fins-de-semana desperdiçados à volta de estudo e/ou de trabalhos, enfim. A vida de um estudante pode ser considerada boa porque tem imensos períodos de férias, mas é só isto. De resto, é uma treta. Ainda para mais, ouço dizer que os mestrados têm muitos trabalhos de investigação, e eu, para isso, tenho pouca ou nenhuma paciência.
Encaminharam-me para a universidade porque assim teve que ser, não por inteira vontade minha. Agora, querem manter-me presa na universidade porque também assim tem que ser. Quer dizer, parece que querem que passe a vida a fazer aquilo que eles querem.
Para além de que um mestrado, na minha opinião, é mais útil para quem gosta mesmo da coisa, para quem é tipo apaixonado pela coisa e só quer saber mais e mais sobre aquilo. Eu nem sequer entrei na minha primeira opção, e, mesmo que isto tenha o seu quê de interessante, acho que seria preciso um milagre ou fazer um estágio do qual venha a gostar mesmo, mesmo, meeeesmo muito para depois dizer Sim! Eu adoro isto e quero adquirir todos os conhecimentos que puder sobre isto!.
Não estou interessada num mestrado por um motivo muito simples: estou f-a-r-t-a de estudar. Já lá vão muitos anos nisto, e acho que já chega. Quero poder ser independente e passar algum tempo de qualidade sem pensar que tenho que estudar ou fazer um trabalho, ao invés de ver o tempo a passar e ver-me sem nada meu - sem dinheiro meu e sem uma casa minha, por exemplo. Sempre considerei que os vintes fossem uma espécie de auge na vida humana, e desperdiçar este auge com a universidade parece-me terrivelmente errado.
Não me parece que tudo isto seja difícil de entender, mas ninguém percebe. Para além do argumento do Mas são só mais dois anos a estudar, a minha mãe ainda acha que eu não quero fazer o mestrado para poder acabar a licenciatura ao mesmo tempo que o meu namorado acaba o seu mestrado. Quando, na verdade, isto nem sequer se coloca. Quer dizer, nós até já estamos habituados a estar longe um do outro durante os tempos de aulas... E, quando lhe digo que não é nada disso, ela, simplesmente, não acredita em mim. Vai-se lá perceber porquê, a minha mãe não acredita no que lhe digo. Eu percebo que ela esteja a fazer o seu papel de me tentar orientar e dizer o que é melhor, mas, às vezes, o melhor para uma pessoa não é aquilo que seria melhor para as outras.

13 comentários:

  1. Não tenho experiência nenhuma nesse tipo de situações. No entanto acho que se tu sentes que não o deves fazer (e penso que os teus argumentos são completamente válidos), não o faças. Porque se calhar acabariam por ser dois anos muito mais cansativos do que se gostasses MESMO daquilo.

    ResponderEliminar
  2. Entendo-te.
    Primeiro ano de faculdade e só espero pelo terceiro. São demasiados anos a estudar e ninguém merece tal coisa. Talvez mais tarde faça o mestrado, mas não agora. A minha cabeça não o permite.

    ResponderEliminar
  3. dependendo da área compensa tirar um mestrado, na tua área não sei mas na minha compensa. mas penso como tu, para muita gente são só mais dois anos mas a verdade é que para nós isso é muita coisa. e mesmo agora a minha mãe pensa que um dia eu ainda irei voltar á universidade para tirar um mestrado, só se fosse tolinho!

    ResponderEliminar
  4. Olá :D
    Aiii, o que eu podia dizer de passar anos a estudar. Eu acabei o 12º ano, estive um ano em Espanha para aprender espanhol e para fazer os exames nacionais ali e agora estou no 3º ano do meu curso (que tem 6) O.O
    Estou taõoooooo cansado de estudar, mesmo, mesmo a sério. Eu entendo o que dizes e acho que isso é uma opinião de cada um. Deves fazer aquilo com que te sintas mais cómoda :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que o mestrado não é para quem quer saber mais é um mal ou nem tanto necessário para valorizar o curso que temos. Eu já estou a pensar em que mestrado quero tirar e como isso me vai afastar da parte marada do meu curso e me aproximar mais do tipo de trabalho que pretendo. O mestrado é uma especialização uma ponte para o tipo de area que queremos. Mas o teu curso pode não ter isso bem definido e tu interesse. essa é uma escolha tua e só tua e não deves fazer nada para agradar a quem quer que seja se só com a licenciatura consegues emprego? Maravilha!! E se é isso que queres? melhor ainda só tem de te apoiar e tu tomares a tua decisão sem pensar nos outros porque estes são 2 anos que são teus.

    ResponderEliminar
  6. Se é isso que queres tens de dar a conhecer aos teus pais essa perspectiva. Eu entendo a tua parte de querer ser independente e afins mas neste momento e falo por mim, fui para mestrado principalmente pq arranjar trabalho hoje em dia na àrea que se estuda é dificil.

    ResponderEliminar
  7. Sinto-me um pouco como tu. Não é que não queira fazer mestrado, porque quero, só acho é que não o vou fazer já de seguida. Este ano termino a licenciatura e, sinceramente? Estou mesmo cansada de estudar xD! Sinto que preciso de entrar numa nova etapa, arranjar um emprego, ser mais independente :)

    ResponderEliminar
  8. O mestrado é, claro está, uma opção. Há áreas em que realmente é obrigatório para exercer, outras que é necessários, e outras ainda que não são minimamente essenciais. Depende do curso (não sei qual é o teu), e da carreira que desejas seguir. Essencialmente, é uma especialização, e só vale mesmo a pena se quiseres fazer ais um ciclo de estudos. Obrigado é que ninguém lá vai. E isso de estudar... também depende da área de estudos/profissão que escolheres: eu cá tenho que estar sempre a estudar enquanto exercer, porque a lei muda, aparecem coisas novas, e em Direito existe uma coisa muito curiosa: não há apenas uma solução para cada coisa, mas várias (sei que parece estranho, mas é mesmo assim). Acho que deves fazer o que achares que é melhor para ti =) ***

    ResponderEliminar
  9. Eu, de certa forma, até te entendo. Também entrei na universidade "porque sim", porque a minha mãe queria que eu me licenciasse e porque é assim o modelo de vida das pessoas com quem convivo. Por mim tinha logo começado a trabalhar após terminar o secundário mas lá entrei. Agora não me arrependo e, verdade seja dita, até gosto do curso. No entanto não tenho muita motivação para prosseguir para mestrado apesar de a minha mãe, mais uma vez, me estar a incentivar a seguir esse caminho. É certo que gostaria de me especificar mais numa determinada área e aprender mais sobre ela por isso até estou a pensar ir para mestrado mas, mesmo assim, o que me apetece mesmo é parar de estudar e dedicar-me a um trabalho a 100%. Pelo menos durante uns tempos.
    Eu acho que tu deves fazer aquilo que queres mesmo e não fazer algo porque te sentes obrigada. Até porque estarás mais motivada para viver o dia-a-dia se a escolha tiver sido apenas tua e não tiveres sido empurrada para outro caminho :)

    ResponderEliminar
  10. Precisamente, pela minha mãe também já tinha mestrado, mas não é só ter! E se ainda visse isso reflectido no emprego... ou na remuneração...

    ResponderEliminar
  11. Acho que é uma escolha que deveria ser apenas tua, mas já se sabe que os pais nos tentam encaminhar para aquilo que consideram ser as melhores opções.

    ResponderEliminar
  12. Também não quero fazer o mestrado a seguir ao fim da licenciatura.
    Uma pessoa precisa de fazer uma pausa e realmente a única coisa boa da faculdade são as férias porque de resto...

    ResponderEliminar
  13. Depois de terminar a licenciatura,estive dois anos só a trabalhar e a fazer dois cursos paralelos, coisa pequena. Nunca quis fazer mestrado, mas agora sinto falta de estudar e quero sair do país em erasmus. Estou a pensar entrar em mestrado. Mas é preciso muita força de vontade, senão não terás motivação para estudar. Não deixes que os teus pais decidam por ti.
    Muah*

    ResponderEliminar