01/05/2014

Pseudo-dilema

Tal como disse há dois posts atrás, não tenho estudado nada. Apenas tenho feito uns resumos da matéria, e mesmo assim. Na próxima semana, não tenho aulas, pelo que podia estudar um pouco - o calendário de exames ainda não saiu, mas não seria má ideia começar a estudar aos pouquinhos, ao invés de ficar completamente stressada no início de Junho. Sim, pois podia...se não tivesse outras coisas para fazer.
Alguns dos que me lêem sabem que gostava mesmo de participar no concurso literário que a editora Saída de Emergência está a promover, e cujo prazo de entrega dos manuscritos termina em Julho. Tenho aproveitado as minhas manhãs livres não para estudar ou fazer algo relacionado com a faculdade, mas para escrever. E se, na próxima semana, inverter estes papéis - ou seja, aproveitar as manhãs para estudar em vez de para escrever -, não sei se terei o livro pronto a tempo, a não ser que me comprometa a escrever à noite. Pelo contrário, se passar o tempo a escrever em vez de a estudar, não sei se não ficarei lixada.
Qualquer pessoa diria que os estudos estão primeiro, e que, se não conseguir participar no concurso, pois paciência. Mas não falta muito para terminar o livro, pelo que, nesta altura do campeonato, gostava mesmo de o acabar. Quer dizer, já me dediquei tanto a isto nos últimos meses, que deixá-lo de lado assim de repente só por causa da faculdade parece-me muito injusto. Sei que tenho pouca probabilidade de ganhar, especialmente tendo em conta que podem participar pessoas não só de Portugal, como também do Brasil, e mesmo tendo a péssima sensação de não estar a escrever bem aquilo que procuram...mas gostava, ao menos, de tentar, ainda para mais sabendo que não falta muito para o acabar. É por saber que não me falta assim tanto, que não me vou perdoar caso não participe. Eu sei, podem haver outros concursos...mas, se há editora a partir da qual gostava de vir a publicar um livro, essa editora é a Saída de Emergência.
Escrever dá mais trabalho do que parece, e é por isso que gosto de criar hábitos de escrita e que gosto que me dêem prazos para cumprir. Se não existisse nenhuma destas coisas, nunca me empenharia tanto. Estaria desleixada, escrevendo somente quando me apatecesse ou quando sentisse saudades ou inspiração, e nunca o meu manuscrito se encontraria no ponto em que se encontra hoje. Apesar de já ter toda a história na minha cabeça, passá-la para palavras não é tão fácil assim. Requer tempo. Tempo para escrever, para reler tudo, para corrigir eventuais erros e/ou modificar algumas cenas. Gostava ainda de pedir a alguém que o lesse, mas isto é sempre uma missão impossível no meu caso, pois toda a gente parece ter falta de tempo e paciência para coisas como esta, para além de não perceberem a importância que isto tem para mim. Mas, caso consiga dá-lo a alguém, tenho, ainda, que acrescentar o tempo para considerar as suas críticas e sugestões.
Eu podia perfeitamente pôr este concurso de parte e esperar que outras oportunidades surgissem, mas recuso-me a fazê-lo. Assim como podia contactar editoras pequeninas, cujos livros só se encontram à venda online e que me obrigariam a gastar dinheiro numa eventual publicação, mas isto não me agrada. Quando digo que quero publicar um livro, não é apenas para que toda a gente saiba que existe um livro com o meu nome na capa. Não é para ser mais um livro entre milhões. Quero que o leiam e que falem sobre ele. Quero passar por uma livraria e sentir-me orgulhosa ao vê-lo lá exposto e ao ver que pegam nele. Quero dar cartas neste campo, que as pessoas saibam quem eu sou. Sei que isto é pedir demais. Mas, se é para ser, que seja mesmo a sério.
Por isso, nas próximas semanas, terei que me desdobrar da melhor maneira. Se bem que ainda não descobri qual será a melhor maneira...

9 comentários:

  1. eu comecei a escrever e parei por que pura e simplesmente acho que aquilo que eles procuram é algo que há por aí aos pés, não se preocupam em pedir algo minimamente original, no site deles só falta dizerem QUEREMOS UM LIVRO IGUAL A TWILIGHT...

    ResponderEliminar
  2. Mal vi as primeiras linhas, fui rapidamente pesquisar sobre o concurso. Pois... talvez eu seja diferente das outras pessoas, mas acho que apesar do alto papel da faculdade, tens de pôr a tua felicidade ainda acima. Acaba isso; nas tuas palavras vê-se mesmo que é importante para ti e nunca te vais perdoar se o deixares de lado. Acaba e... se quiseres, eu posso ler. Não me importo nada. :)

    PS: Ao contrário de ti, a fruta que mais gosto é banana, ahaha. Experimenta a receita e vê se te sabe melhor. :)

    ResponderEliminar
  3. Em tempos também pensei em participar nesse concurso. Tinha a história pronta, pois participara num outro concurso. Todavia, achei que tinha coisas a melhorar e decidi escrever tudo do início... ainda nem a metade da história vou e agora com trabalhos para a escola, fico com pouco tempo e vontade de escrever.
    A parte boa é que não gosto muito dessa editora. Prefiro a Editorial Presença ^^
    Mas muita boa sorte com a escrita e tenta arranjar uma maneira de ires estudando também! ;)

    ResponderEliminar
  4. Vais conseguir, vais ver. Boa sorte :)

    ResponderEliminar
  5. Agora já desfiz a minha dúvida das "200 páginas" =P

    Não te posso dar uma "melhor maneira", porque acho que só tu podes encontrar o teu equilíbrio, mas posso falar-te da minha experiência. Antes de entrar para a universidade, comecei a escrever, pouco tempo depois tive que parar, porque não consegui encontrar "uma maneira". Fui ensinada que o meu trabalho era estudar, e que só me deveria devotar a isso, porque tinha que estar agradecida por ter que me pagasse os estudos, e tudo o resto não tinha qualquer importância. O ano passado voltei a pegar no montão de coisas que deixei a meio e nunca mais me perdoei por isso. Desde então tenho feito poucos progressos, porque o mestrado e o trabalho não me deixam fazer mais, mas não "me voltei a fechar numa gaveta". Ao fim deste tempo todo, continua a não ser nada fácil, não senhor.

    Por isso, percebo perfeitamente a importância que dás ao teu "pequenino", e tens todo o meu apoio. Se não tiveres objecções, posso fazer beta reading do teu livro, e tento encaixá-lo no meio de tudo o que tenho para fazer - já o fiz para outras pessoas, - porque sei o que é estar, de certa forma, na tua situação, e quem me dera ter tido alguém que me tivesse apoiado há 6 anos atrás. Acredito que, com força de vontade, vais encontrar "a maneira" =) ***

    ResponderEliminar
  6. Porque não continuas a aproveitar as manhãs, enquanto não sai o calendário dos exames e começas a estudar um bocadinho à noite?
    E se não tens aulas para a semana podes dividir o dia, escrever de manhã, estudar à tarde ou vice versa.

    ResponderEliminar
  7. Olá linda!
    Tive a ideia de começar a entrevistar os bloggers que sigo, para que outros os conheçam. E gostava de te poder entrevistar, caso não te importes.
    Manda-me um email com a resposta, se faz favor, para an.open.book.6@gmail.com
    Obrigada! ;)

    ResponderEliminar
  8. Tive e tenho o mesmo problema que tu. Escrever e estudar. A ver como me oriento a partir desta semana.

    Eu também pensei em participar nesse concurso, todavia, o que a SdE publica não combina com o que eu escrevo. Se for para publicar, apostarei na Presença que, honestamente, parece-me melhor e combina com as minhas ideias :P
    No entanto, boa sorte, espero que consigas o que queres.
    Já agora, lê bem o regulamento do concurso, se bem me recordo, espero não estar a confundir com outro concurso, eles pedem imensos direitos sobre aquilo que escreves.

    ResponderEliminar
  9. Eu dou todo apoio para você escrever. Quando a gente quer algo mesmo, fazemos isso, damos um jeito. Li no livro "Roube como um artista" que não devemos jogar fora nenhuma parte de nós. Se é o que você ama fazer, isso vai ter dar até mais fôlego para lidar com o resto :)

    ResponderEliminar