08/01/2014

Não sei bem que título dar a isto


A época de exames dita que só devemos sair de casa em caso de necessidade - bem, pelo menos no meu caso. E são estas pequeníssimas saídas que conseguem tornar um dia mais interessante. Ontem foi um dos dias em que tive mesmo que sair, para ir comprar leite e qualquer coisa para jantar. Estava quase a chegar à porta do prédio quando vejo um gato igual ao de lá de casa, mas mais pequenino - e menos gordo. Mas não liguei, porque, das duas uma: ou era um gato de rua com mau aspecto, ou ia fugir assim que me aproximasse demais. No entanto, surpreendeu-me. Não tinha nada mau aspecto e não fugiu. Pelo contrário, seguiu-me até à porta. E ficou a roçar-se nela, inquieto para entrar lá para dentro, enquanto eu procurava a chave. Assim que abri a porta, entrou atrás de mim e ficou quieto, à espera do meu próximo passo. Não podia levá-lo comigo, muito menos deixá-lo ali no corredor. Fiz-lhe uma festinha, peguei nele e voltei a pô-lo lá fora, do outro lado da porta. Tive tanta, tanta pena. Gosto tanto de gatinhos e aquele parecia um querido. Gostava de festas e era calmo, nada a ver com o gato da minha casa. Se as circunstâncias fossem outras - se eu vivesse cá a tempo inteiro e se não fosse estudante -, penso que tê-lo-ia acolhido, nem que fosse só durante uns dias até que uns donos o reclamassem - caso ele os tivesse.
Hoje não o vi, nem de manhã, nem ao final da tarde. Não sei bem por que continuo a pensar nisso. Pergunto-me o que lhe terá acontecido. Talvez tivesse mesmo um dono, que provavelmente vive aqui no prédio, tendo em conta a forma como se roçava na porta. Ou talvez continue a vaguear por aí, à procura de um. Fiquei com tanta pena e com um certo peso na consciência por tê-lo posto lá fora, mas, bem, não pude fazer outra coisa.

3 comentários:

  1. Também tenho sempre muita pena dos gatinhos que vejo na rua. Apetece sempre trazê-los a todos para casa mas já tenho um cão e três gatos, já há animação que chegue :)

    ResponderEliminar
  2. oh se me tivesse acontecido o mesmo eu ficava como tu... não ficava com o pequenino mas ficava muito triste por não o fazer..-

    ResponderEliminar
  3. Se fosse comigo também ficava com peso na consciência :(
    Mas vais ver que ele até tem dono, para ser tão querido para as pessoas (:

    ResponderEliminar