20/11/2013

Facto #10


Ir para a universidade nunca foi um sonho. Considerava-o apenas o rumo natural das coisas: acabas a escola, vais para a universidade. Uma obrigação, portanto. Foi por isso que me foi tão difícil escolher um curso...era obrigada a fazê-lo, e ser forçada a alguma coisa nunca nos faz gostar dessa coisa.
E sinto-me mal quando leio ou oiço relatos de pessoas que adorariam ter ido para a universidade e tirar o curso que tanto queriam para exercerem a profissão dos seus sonhos, mas que não o podem fazer por qualquer razão. Sinto-me mal, porque sinto que estou a ocupar o lugar de alguém que queria mesmo estar aqui mas que não teve possibilidade de estar; alguém que se dedicaria a isto de corpo e alma, que se sentisse feliz por estar a estudar e realizado por ter chegado ao fim. Já eu, que entrei e tenho possibilidades de cá estar, não dou o devido valor a isto. Pode parecer uma estupidez, mas deixa-me um tanto ou quanto triste.

16 comentários:

  1. Isto que escreveste podia, muito facilmente, ter sido escrito por mim. Estou na mesma situação que tu. Ir para a Universidade sempre fez parte das coisas que tinha de fazer o que, por vezes, dá muito em que pensar.
    Às vezes indago-me se isto é realmente o que quero fazer...


    ResponderEliminar
  2. Sei de um concurso que tu e os teus seguidores iam gostar de participar:http://abertodemadrugada.blogspot.pt/2013/11/concurso-escrita-entre-blogues.html

    ResponderEliminar
  3. Olá, como prometido mudei o link do blog e agora vim dize-lo para que sigam de novo se quiserem :)
    Link: i-am-pepper.blogspot.com

    P.S: Aquilo vai aparecer que ja seguem por isso tem de deixar de seguir e colocar seguir outra vez.
    beijinho

    ResponderEliminar
  4. Se estivesse no teu lugar também ficaria triste, acho que é normal. Mas não podes pensar assim :)

    ResponderEliminar
  5. Pois as pessoas é que tornaram isso o rumo natural das coisas. Se fosse hoje, eu não teria ido.

    ResponderEliminar
  6. Já pensei assim, mas desde que mudei de área no secundário, percebi que desejo ir para a universidade e agora ando ansiosa para que 12ºano acabe e possa estudar mais :P

    Minha querida, obrigada pelo teu comentário... Apesar de teres sido a única a manifestar-se quanto à minha partida, fez-me pensar seriamente nesta decisão e percebi que não quero abandonar a blogosfera. Apesar de desabafar e contar coisas aos outros nunca ter sido algo que aprecie fazer, aqui sinto-me mais à vontade para falar de certos assuntos que com outros jamais falaria, nem mesmo com os meus amigos.
    Como tal, irei permanecer :) E queria agradecer-te por me teres ajudado a tomar esta decisão.
    És a minha blogueira preferida e adoro-te <3

    ResponderEliminar
  7. Eu compreendo... mais uma vez escreves as coisas que sinto. Mas acho que esta frustração advém não só do facto de não amar estudar e senti-lo, mtas vezes, como uma obrigação, mas também da consciência de que vou acabar sem emprego e que o dinheiro que invisto nisto todos os dias não servirá de muito...

    R: O concerto foi realmente brutal!
    E obrigada pelos parabéns! :)

    ResponderEliminar
  8. Fazes-me pensar um pouco mais a fundo neste assunto... Eu não fui para a universidade e digo sempre que é devido a não ter dinheiro e média e tudo isso. Honestamente, o que mais me pesa na consciência é não saber o que seguir ou estudar... Sim, gostava de ir para a faculdade para continuar esse "curso natural das coisas". Mas... Não sei bem para onde me candidatar. Assim sendo nem sei se valerá a pena ou não. Sei lá... Às vezes entristeço-me com este tema sem motivo algum (sinto-me atrás dos outros porque estou a completar um nível 4).

    Se estivesse na tua situação iria sentir o mesmo que tu. Mas acho que devias animar-te: talvez o curso onde estejas te traga uma noção diferente daquilo que realmente é e até descubras que tem algo a ver contigo/algo que gostes. Nunca se sabe e espero que até te surpreenda pelo lado positivo (:

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  9. Eu vou ser franca, e ainda por cima tu sabendo quem sou, quiçá seja mais franco ainda: acho que já o mostrei em várias publicações, mas sinto-me exausta, porque sinto que não estou no meu caminho. E esse peso, tem sido maior a cada dia. Estou ali na faculdade, e nem sabes os planos que ando a tentar inventar para conseguir sair. Não para parar de estudar... adoro estudar. Mas porque nem imaginas o quanto gostava estar longe de tudo.
    Ter a minha independência, e deixar de estar presa a casa, a viagens diárias de 3h, a preconceitos que me matam e me fazem berrar dias a mais - por mais que não pareça. E cá vai o desabafo.

    R: Eu já tomei antibióticos para infecções urinárias. Mas aí... bem, não há outro remédio. :/

    ResponderEliminar
  10. Oh eu percebo-te :s Olha eu não entrei mas também não sei muito bem para onde ir... e tenho é medo de ir para o que não gosto e depois andar a gastar dinheiro aos meus pais para nada :s
    Mas olha não penses nisso, não te culpes... Há pessoas que entram, passam o ano a brincar e nem sequer têm o mesmo cuidado e pensamento que tu tens, por isso acredita que só por pensares assim já muito valor e já mereces estar na faculdade muito mais do que aqueles que entram e depois andam a brincar... :)

    ResponderEliminar
  11. A situação é realmente sufocante, não estás feliz mas se deixares isso toda a gente vai olhar para ti como alguém que não sabe aproveitar as oportunidades que a vida te dá... As pessoas não percebem que às vezes certas oportunidades só são boas para os outros porque a nós não nos fazem felizes...provavelmente ainda não estavas preparada para este passo...o ideal seria que tivesses tido mais tempo para pensar se querias ir ou não para a universidade e que área gostarias de seguir... enfim muita força e mesmo não gostando dá o teu melhor neste ano letivo e no final pondera se valeu o esforço ou não :) beijo

    ResponderEliminar
  12. eu não quero mesmo ir para a universidade mas os meus pais também vêm como uma obrigação :/

    ResponderEliminar
  13. Para mim foi o oposto! Estar aqui é tudo o que sempre quis, esfolei-me para alcançar isto. Mas compreendo que nem todos pensem assim, afinal somos todos diferentes! :)

    ResponderEliminar