26/11/2013

Desânimo


Ontem voltei a ir-me abaixo por causa da faculdade. Sempre a porcaria da faculdade a arrastar-me para uma espécie de abismo negro. Sinto-me tão cansada. Estou farta de estudar, de passar os fins-de-semana a preparar-me para os exames, de ter que ir as aulas, de acordar às seis da manhã todas as segundas-feiras, de toda aquela gente, de professores cujas conversas só me fazem ver que estaria melhor fora daqui, de professores que nos obrigam a estudar a matéria da aula ao invés de a ensinarem, de ter tanta porcaria para estudar na qual ainda nem pus os olhos em cima, de não ter tempo para mim, de me esforçar para nada, de sentir tudo isto como uma obrigação, um fardo... Até ando farta de mim, de ser tão irritantemente responsável e de ter um medo tremendo de arriscar. Estou tão farta de tudo, de andar a suportar tudo como se estivesse sempre tudo bem. Detesto que as pessoas sejam tão cegas ao ponto de não perceberem que não estou aqui porque desejo. E detesto que me imaginem a exercer uma determinada profissão, ou que me digam para prosseguir os estudos. Ninguém percebe o quanto estou cansada e perdida a ponto de não saber o que quero para mim. Às vezes só gostava de voltar atrás, de ter dedicado parte do meu tempo a encontrar-me. Às vezes penso que a minha vida vai ser das mais merdosas do mundo por causa das minhas escolhas, resultantes da pressão a que me submeteram. Irrita-me ver toda a gente feliz, realizada e a viver um sonho, excepto eu. Se, por um lado, quero que esta porcaria acabe o mais depressa possível, por outro não me imagino a trabalhar, principalmente nesta área. As pessoas mudam de ideias, e há quem parece não perceber isso. Quero mais, bem mais do que isto. Até porque parece nem valer a pena passar por toda esta escuridão. Não sei de que servirá, pois nunca foi o meu desejo percorrê-la.
Ver o lado positivo? Não há absolutamente nada de positivo nisto. Todo o mau humor, todo o desânimo, todo o desinteresse e todo o acúmulo de sentimentos negativos surgem por causa da porcaria da faculdade. Estar nesta cidade, sim, tem milhentos lados positivos. Mas, estar na universidade, não. Detesto isto. Se eu soubesse o que sei agora...

6 comentários:

  1. felizmente tive a oportunidade de estudar numa área de que gostava embora não fosse aquela que os meus pais gostavam que eu tivesse seguido. no entanto assim como tu senti e sinto que muito daquilo por que passei e passo não adianta de nada por que no final acabámos quase sempre por trabalhar em algo que nada tem a ver com aquilo que estúdamos o que nos faz detestar ainda mais o tempo que passámos a estudar algo que supostamente seria para o nosso futuro.

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente, é dos melhores posts que tenho visto ultimamente na blogosfera. Identifico-me a 100%. Há dias em que o dia não chega e a noite parece 1 min para fechar e abrir os olhos. Obrigada por me fazeres sentir como se não fosse "the only exception" neste mundo.
    btw, adorei o blog. textos muito bons mesmo. :)

    ResponderEliminar
  3. Oh, agora que começaste não deixes a meio! Continua, pode ser que as coisas mudem. Vais ver que isso são pensamentos originados pelo cansaço, é o que é normal. Não desistas! Vais ver que as coisas vão correr bem!!! Tenta ver os lados positivos ;)

    ResponderEliminar
  4. Sinto-me a ler um pedaço de mim... Todos os dias levanto-me e penso que não quero. Mas não acredito que seja da faculdade, só. Na minha vida, é de muito mais. É de querer acabar com as discussões matinais da minha mãe a acordar a casa toda para me acordar, dos preconceitos que não aguento, da distância ao meu namorado, de saber que não tenho conseguido nunca completar um projeto que prometo realizar. Sinto-me assim.

    ResponderEliminar
  5. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderEliminar
  6. Nossa, eu imagino como deve ser se dedicar a algo que não te faz feliz. Se precisar mesmo ir até o fim, lembre-se que é passageiro, isso não durará para sempre. Mas não tenha medo de mudar de curso/faculdade, o melhor mesmo é ser feliz.

    ResponderEliminar