17/11/2013

Crónica do fim-de-semana


O momento em que sai o calendário de exames é aquele em que nos lembramos de que, pois, vamos ter exames. Antes disso, só pensamos nos trabalhos que temos que fazer. Como não temos testes, para quê estudar? E assim passamos algumas semanas sem pensar em estudos e a ir às aulas como que na desportiva. Depois sai o calendário de exames e vem o tal Ah, é verdade, ainda há os exames...
Detesto o facto de os exames serem obrigatórios, mas detesto ainda mais que os ditos exames sejam feitos depois do Natal. Até agora, não deixei que os exames me impedissem de celebrar a minha festividade favorita, mas claro que aproveitaria tudo de uma maneira melhor se não tivesse que estudar quando voltasse a casa. As férias só existem em meados de Janeiro - e são só para quem as tem (para quem passar a tudo à primeira); felizmente, tive-as sempre até agora -, mas ter férias nessa altura não tem piada nenhuma. Primeiro, porque o Natal já passou, segundo, porque mais ninguém está de férias, e, terceiro, porque, vá lá, é Inverno! Só chove e está frio, pelo que pouco ou nada dá para fazer. Mas, apesar de tudo, claro que não dispenso as minhas feriazinhas, nem que seja para passar o dia inteiro sem fazer nenhum. Porém, estou a ver que, este ano, vai ser muito difícil conquistá-las.
E, com isto, voltamos ao calendário de exames. Antes tínhamos três semanas de época normal, e, agora, apenas duas. Seis exames em duas semanas, não é fantástico? E o regulamento da licenciatura diz que cada semestre tem seis semanas de avaliação, contando com ambas as épocas. Ou seja, estão a infringir o regulamento. É caso para dizer Mas que m*rda é esta?!. E eu nem sei se se pode fazer algo em relação a isto. Os estudantes não têm poder nenhum, e, nesta situação, nem sei bem quem terá. Se ainda tivéssemos hipótese de ficar dispensados dos exames, ao fazermos testes e tal...mas nem isso! A porcaria dos exames é obrigatória, e isso enerva-me! Está bem que eu podia fazer o que quase toda a gente faz: repartir os exames pelas duas épocas. Mas não quero; não gosto disto assim. Sempre fiz tudo na época normal, especialmente para ter férias. Mas, desta maneira, pfff, vai ser muito complicado. Quer dizer, os exames são obrigatórios e tiram-nos uma semana de exames como que impedindo-nos de ter um tempinho de descanso antes de voltar às aulas? Mais uma vez, Mas que m*rda é esta?!. E depois a universidade do Porto é super prestigiada e tal...yeah, right, tem uns esquemas espectaculares...
Esta semana tenho um mini-teste (mini!), mas estou-me nas tintas. É só uma porcaria de um teste que só vai valer um valor ou coisa parecida para a nota final, enquanto são os exames que determinam se passamos ou não a uma cadeira. Por isso, sim, claro que estou mais preocupada com os exames do que com o raio da avaliação distribuída, de que pouco ou nada vale. Ontem passei todo o santo dia fora de casa a estudar. Saí de casa pelas onze e, quando voltei, já estava escuro lá fora. Pareceu-me um dia de semana, pelo que hoje andei sempre com a sensação de que era sábado. Mas não; amanhã é mais um daqueles dias para sair da cama às seis. Não há descanso. Mas ao menos não falta muito para o semestre acabar (e ainda hei-de passar uma manhã de segunda-feira a dormir, já que posso dar mais duas faltas àquela cadeira).
E hoje? Todo o dia à volta de resumos - isto é que é um fim-de-semana bem passado... E notei que já está mais frio. Ou então fiquei com frio por estar parada à secretária. De qualquer maneira, já me mentalizei de que o calor só volta para o ano, pelo que já me pus a arrumar a minha querida roupa de Verão e a tirar a de Inverno. À medida que o fazia, olhava para as camisolas e para os vestidos com algum desprezo. O Inverno do ano passado foi tão comprido, que me fez usar aquelas roupas vezes sem conta, a ponto de me fartar delas. E, agora, cá estão elas outra vez.
De repente, dei por mim cheia de saudades de passear com a minha mãe pela baixa da nossa cidade, à procura de presentes de Natal. Vai-se lá saber porquê. Não tenho muitas saudades de casa, mas acho que sinto falta de algo que me lembre de que o Natal se aproxima. Não vejo nada enfeitado, o que dá um ar tão triste e "normal" a tudo, e quase não ouço falar em Natal, a não ser naqueles anúncios irritantes da Popota e afins - este ano escolheram logo uma música que detesto para o anúncio da Popota, nice job... Oh, está bem que ainda é Novembro, mas não se começa a falar em Natal só duas semanas antes do dito cujo, pois não? Deixem lá o Natal aproximar-se aos pouquinhos...é sinal de que não falta muito para as aulas acabarem e para eu ficar toda feliz por voltar a casa.
E por falar nisso...ainda nem sei quando vou voltar. Até agora, tenho "compromissos" - coisas da faculdade - até dia treze. Estou mesmo ansiosa por saber se terei algo na semana seguinte, para poder marcar a minha viagem. Às vezes tenho saudades de estar acompanhada e de receber miminhos. Se tudo correr bem, daqui a mais ou menos um mês já vou estar a voar.

5 comentários:

  1. Na faculdade onde estou, apesar de já não ter exames, apercebo-me de que os alunos são sempre avisados de que podem reclamar sobre algo com o qual não concordem no calendário de exames :s se falares com a tua AE, se calhar ainda é possível fazer alguma coisa...

    R.: Eu também não ligo muito ao Natal, pelo que entro super tarde (e às vezes nem entro) no espírito :x

    ResponderEliminar
  2. Onde eu estou temos frequências e trabalhos, só vamos a exame se chumbarmos a cadeira. Se por um lado acho que é melhor, por outro tem tantos trabalhos que ando sempre "ai meu deus! como irei sobreviver?". Vai correr tudo bem! Boa sorte!

    ResponderEliminar
  3. Poiis acho que toda a gente que passa pela universidade tem momentos desses para contar, com injustiças e falta de descanso..=/
    Espero que os exames corram bem!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. É uma porcaria autêntica. Como é possível deixarem isto acontecer? Pelo menos tens seis exames, eu tenho 8... um dia com TRÊS EXAMES! :|
    Acredito que queiram aumentar ainda mais a taxa de reprovação. Ou agimos, ou para o ano acontecerá o mesmo. E é exatamente como tu dizes: não se estuda nada o ano inteiro e depois, splash. É a faculdade que se tem.

    R: Hoje estive contigo, hum? Ahahah. Eu sei que sim. Nada dito, mas estava ali com certeza que sabias o mesmo. :)

    ResponderEliminar
  5. R: E quanto à comida mais saudável ser insossa... Tamnbém tinha essa ideia, mas tenho visto muitas opções, muitas dicas para comidas bem apimentadas e extremamente saudáveis. É uma questão de experimentar.

    ResponderEliminar